Especial

No CCBB Brasília, Um Giro Pelo Mundo ofere yoga para crianças, oficinas africanas e curtas

Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

A partir desta sexta-feira (7), as famílias brasilienses e os turistas que estão visitando à capital, vão ganhar mais uma opção de programação para poder curtir as férias e se divertir bastante com os pequenos, com a mostra Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil, que será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. 

O projeto  propõe um giro pelo planeta através da narrativa do cinema, com filmografia de vários países, além de atividades criativas e culturais de vários países, como oficinas, espetáculos, apresentações de dança e vivências com especialistas convidados, proporcionando ao público uma viagem por diferentes culturas. A ideia do projeto é mostrar que a “diferença cultural” é uma grande riqueza a ser respeitada e valorizada, pois pertencemos a um mesmo planeta e estamos todos conectados. Filmes de países como Índia, Gana, França, Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça participarão das 38 exibições. Grande parte dos filmes são animações internacionais sem diálogos ou dublados em português, algumas indicadas ao Oscar de Melhor Animação, sendo todas recomendadas para as crianças.

“Para construir a programação, foi fundamental o apoio das embaixadas participantes, e isso foi incrível pois agregou muito à mostra em autenticidade e diversidade cultural. E o interessante é que cada embaixada trouxe algo diferente para compor esta programação de filmes e também para as apresentações culturais, que por sinal está bem rica e vai dialogar com o que as crianças vão poder curtir na tela”, explica Carina Bini, realizadora e curadora da Mostra.

Primeiro final de semana 

A primeira atividade começa às 16h30, com uma programação de cultura indiana, onde será proposto um Yoga para crianças – A Magia do Agora, comandado pela professora de yoga Ju Marie, com histórias sobre os fundamentos do yoga de forma lúdica para os pequenos.

“Vivemos num mundo com muitos estímulos e consequentemente muitas distrações. Cada vez mais as crianças têm dificuldade de se concentrar e perceber o quão maravilhosas podem ser as pequenas coisas do dia a dia. Um passarinho cantando na janela, um pôr-do-sol, o sorriso do irmão, a visita de um amigo. Por meio de estórias que trazem de forma lúdica os fundamentos do Yoga, Ju Marie busca ensinar aos pequenos que o simples fato de prestar atenção à respiração, ao alinhamento corporal e ao olhar interno pode trazer uma nova vida mais colorida, equilibrada e feliz!”, antecipa a Carina Bini. 

Já às 17h30, uma apresentação de dança clássica indiana vai tomar de conta do vão central do CCBB, com a dançarina e atriz Mirabai. Pesquisadora da cultura indiana, a profissional vai apresentar o estilo Bharatanatyam, típica das cidades do sul da Índia. A sessão de abertura também vai contar com a exibição de animações premiadas no país: A Pescadora e seu Tuk Tuk e Neki & Pooch Pooch.

No sábado será a vez da cultura africana ser homenageada. A partir das 14h30, a mostra vai exibir as animações Le trois verites e Shamazulu. Enquanto às 17h, a criativa oficina Funga Alafia promete atrair os visitantes, com  histórias, brincadeiras e confecção de máscaras africanas que serão feitas pelas mãos do Duo Flor de Cacau. Haverá, ainda, uma apresentação de dança do país de Gana, às 18h, seguido da exibição do longa ganês, Kwasu Ananse. 

Por fim, no domingo (9), para encerrar os três primeiros dias de atividades, a mostra Um Giro pelo Mundo, vai mostrar um pouco das produções culturais de Portugal e Canadá. Às 14h30, com a exibição dos filme Joana Toste (A Menina Parada, A Gruta de Darwin e Ana – um palíndromo). 

Já às 17h, será a vez da oficina Dança Criativa compor a programação. A atividade possui um trabalho fundamentado na dança educativa e da expressão corporal oportunizando a formação de um espaço em que, coletivamente, as crianças possam descobrir novas formas de exteriorizar e demonstrar o que sentem cooperando entre si. Enquanto às 18h, produções canadenses vão encantar o público presente. Três serão exibidas: Tête à Têtte à Tête, Ruzz and Ben, Bully Dance e Sunday. 

A programação completa está disponível no site e nas redes sociais do CCBB Brasília.

Serviço

Um Giro pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil 

Quando: a partir desta sexta-feira (7), até 16 de janeiro 

Onde: CCBB – SCES Trecho 2 Lt. 22 — Brasília/DF

Exibição na área externa em frente à biblioteca

Entrada gratuita — sujeita à lotação

Classificação Livre

Related posts
Especial

Próxima edição do Casamento Comunitário corre em abril

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

Especial

Feira Livre do Riacho Fundo II recebe show de forró

Especial

Especialistas da Lei Geral de Proteção de Dados participam da Campus Party Brasília