Salão do artesanato reúne arte, show e oficinas

Pátio Brasil

A diversidade da produção artesanal brasileira estará à mostra na 12ª edição do Salão do Artesanato. Com o tema “o Brasil feito à mão”, o evento acontece pela primeira vez na área externa do Pátio Brasil de 8 a 12 de maio, das 10h às 22h. Além de conferir produtos de cerca de mil artesões representando vinte estados brasileiros, a programação também conta com shows e oficinas. A entrada é franca.

O evento tem como principal objetivo de valorizar a arte feita a mão, já que a expressão criativa dos artesãos brasileiros coloca o Brasil como um produtor artesanal no mercado nacional e internacional. O setor conta com uma rede tradicional e informal de comercialização, além de milhares de produtores em todo o território nacional.

Para isso, alguns dos maiores destaques do artesanato no Brasil vão estrar presentes ao Salão. Alguns dos nomes são o mineiro Antônio de Pádua, especialista em esculpir santos em madeira, o potiguar Aldo Rodrigues, que molda figuras sacras em argila e cujas obras recebem enorme aceitação no exterior e Cristina Maria Ribeiro Lauteman, especialista em transformar produtos do mar, como escamas de peixe e conchas em flores decorativas, arte sacra e outros objetos decorativos.

O público também poderá conferir os espaços da Associação Brasiliense de Designers de Interiores (ABRADI), que utilizará peças artesanais para decorar ambientes e colocar em evidência a beleza da criação artesanal brasileira.

O Salão do artesanato já realizou 11 edições, desde sua criação, em 2009. Atualmente, é o maior evento do ramo no Centro-Oeste e está entre os três maiores do setor no Brasil. O evento trabalha com o conceito da sustentabilidade, realizando a coleta seletiva de resíduos e com expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados. Todo o lixo reciclável é doado para cooperativas de reciclagem.

HOMENAGEM AO ACRE – Como acontece em cada edição, o evento fará homenagem especial a um estado da Federação e desta vez o escolhido foi o Acre. Para Brasília, o estado trará itens do artesanato que caracteriza a produção do estado, como biojoias, roupas, sapatos, a gastronomia típica acreana (com salgados regionais como Saltenhas, kibe de arroz, kibe de macaxeira, pastel com recheios regionais de jambu, de frango, pirarucu, suco de cupuaçu, dentre outros), panfletos para divulgação turística e elementos da cultura do estado.

OFICINAS – Além dos estandes para venda de produtos, o público pode participar oficinas gratuitas, ministradas por artesãos de Minas Gerais, com reconhecida técnica nas áreas de bordado Douro Preto, de Pernambuco, com a tradicional tapeçaria; de Goiás com os trabalhos em fibra e biojoias e do Distrito Federal, com os belos trabalhos em mosaico. As oficinas serão oferecidas, de quarta a sábado, em três horários distintos: de 11h às 12h; de 15h às 16h e das 16h às 17h. Cada oficina comportará até 20 pessoas e não serão feitas inscrições prévias. A inscrição será no local, por ordem de chegada.

SHOWS – Também fazem parte da programação apresentações diárias do espetáculo Nosso Brasil, do Grupo de Dança Nova Bréscia, do Rio Grande do Sul, sempre em dois horários, às 13h e às 18h.  Além disso, o evento traz shows de quinta a domingo, sempre às 19h. Dentre os artistas convidados, Roberto Corrêa, um mestre da viola caipira no Brasil, o pesquisador e também violeiro Cacai Nunes, o sanfoneiro forrozeiro Felippe Rodrigues e a Orquestra Alada Trovão da Mata, com sua mistura de maracatu e samba pisado. Um grande mosaico do Brasil, através da arte do artesão brasileiro e de alguns de seus artistas mais originais.

Serviço

Salão do Artesanato 2019

Raízes Brasileiras – Conheça o Brasil feito à mão

Quando? De 8 a 12 de maio, das 10h às 22h

Onde? Térreo do Pátio Brasil Shopping

Quanto? Entrada Franca

Mais informações: (61) 2107-7404

Add a comment

Deixe um comentário