Especial

Café com Europa debate aproximação científica e tecnológica entre países

Embaixadores de países da União Europeia no Brasil debatem nesta quarta-feira (8) com representantes brasileiros do governo federal e da academia a cooperação nos campos da ciência, tecnologia e inovação entre os países do bloco europeu e o Brasil.  O Café com Europa – que será realizado às 19 horas, no Instituto Cervantes – segue a tradição da Semana da Europa em trazer encontros sobre questões atuais e estratégicas em relações internacionais. A entrada é franca.

O evento vai contar com a presença do Secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Marcelo Morales; e dosembaixadores Georg Witschel (Alemanha), Patrick Herman (Bélgica) e Fernando García-Casas (Espanha). A Encarregada de Négocios a.i. da Polônia, Marta Olkowska, e a Encarregada de Négocios a.i. da União Europeia, Claudia Gintersdorfer, completam o time de debatedores. A moderação fica por conta da professora Rosana Tomazini –  doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

“Buscando destacar a importância atribuída pelos governos e sociedades europeias e brasileiras no fortalecimento de sistemas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social, optou-se pela cooperação científico-tecnológica como um dos temas centrais do conjunto de atividades programadas para a Semana da Europa 2019”, explica Claudia Gintersdorfer.

De acordo com ela, a cooperação em ciência, tecnologia e inovação (CTI) é um dos pilares da parceria estratégica Brasil-União Europeia assinada em 2007, além de ser a terceira política orçamentária da UE. As razões são muitas, a começar pela importância do tema na agenda global e pelo fato de não haver desenvolvimento sem pesquisa e inovação.

A proposta da Delegação da União Europeia no Brasil – que promove o Café com Europa – é levar o evento para diferentes cidades do Brasil. Recife terá a sua edição no mesmo dia de Brasília, 8 de maio. Já em Curitiba será no dia 22 de maio.

Semana da Europa – O Café com Europa dá prosseguimento às atividades da 15ª edição da Semana da Europa na capital federal. Em Brasília, essa grande celebração da cultura europeia conta ainda com o Bazar Europeu (4 de maio); a Corrida União Europeia (5); Mostra de Cinema Europeu (10 a 19); e Concerto Clássico Europeu (14).

A Semana da Europa é promovida pela EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de Países Membros da União Europeia) e pela Delegação da União Europeia no Brasil.

Serviço:

CAFÉ COM EUROPA

Data: 8 de maio

Horário: 19h

Local: Instituto Cervantes (Auditório)

Endereço: SEPS 707/907 Bloco D – Asa Sul

Entrada livre

Related posts
EspecialGastronomiaShows e eventos musicais

Em Brasília, saiba onde assistir ao jogo do Brasil contra a Suíça pela Copa

Especial

Afro em Movimento: Espaço Renato Russo recebe projeto com palestras e shows gratuitos

EspecialGastronomia

Veja restaurantes em Brasília onde é possível assistir ao primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo

Especial

Em Brasília, Super Adega lança campanha descontos, promoções e facilidades na Black Friday

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *