Dados divulgados recentemente pelo Instituto do Coração, detalham que muitas doenças na boca tem origem pela falta de higiene bucal e se agravam pela falta de acompanhamento profissional periódico. Entre as manifestações cardiovasculares estão: Endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto. Para a Cirurgiã dentista Ianara Pinho, os cuidados básicos sendo feitos diariamente ajudam a minimizar a ocorrência dessas e de outras doenças. “Uso inadequado da escova e do fio dental, além da falta de regularidade na ida ao dentista pode ser crucial para o surgimento das doenças”, detalha.
Diariamente o próprio paciente pode observar anormalidades na boca, e a partir de alguma mudança, deve procurar o especialista bucal. “O paciente deve preocupar com o aparecimento de feridas, caroços, dormência, sangramentos, manchas brancas, escuras ou avermelhadas”. Muitas vezes, esses sao sintomas que podem indicar presença de câncer bucal, que deve ser diagnosticado e tratado o mais precocemente possível.
Em consulta com seu dentista, o paciente pode pedir essa avaliação, já que o profissional tem capacidade clínica para diagnósticos mais precisos. Ela destaca que, a área embaixo da língua e a parte superior da boca tambem merecem atenção.