Sociedade Secreta nasceu do convite feito por uma rádio de São Paulo aos jornalistas Sérgio Martins e Marcos Hermes a fim de criarem um podcast para a sua programação. Amigos de longa data e veteranos de shows e entrevistas, os dois pensaram então numa fórmula que unisse informação, entretenimento e histórias de bastidores. Uma receita que se completou com a entrada em cena de Fabiana Lian, produtora de shows de alta patente, e que conduz o On Stage Lab, instituição que traz cursos sobre a indústria do entretenimento. As negociações com a emissora de rádio ainda não foram concretizadas, porém Martins, Hermes e Fabiana decidiram entrar no ar mesmo assim: desde o início de julho Sociedade Secreta pode ser ouvido e assistido (e desfrutado, claro) através das plataformas de streaming e YouTube.
O podcast tem como lema “tudo o que você gostaria de saber, mas nunca encontrou alguém para te contar”. E, claro, cabem muitas coisas nesse ditado. Histórias engraçadas de bastidores, entrevistas bizzaras e dicas profissionais, mas sempre privilegiando uma abordagem jornalística. Por exemplo, para os próximos programas serão discutidos temas como o mundo das lives, o novo código de etiqueta para shows pós pandemia; o universo do punk rock e uma entrevista com o trio realizada pelo jornalista Julio Maria, de O Estado de S. Paulo, na qual Martins, Hermes e Fabiana irão reafirmar a importância jornalística do podcast – aqui, a fofoca não entra e jamais entrará.
O episódio de estreia, Criador & Criatura, tem como ponto de partida a briga do cantor e compositor Tiago Iorc contra seu ex-empresário, Felipe Simas, e a dupla Anavitoria, que eram suas pupilas. Kamilla Fialho, que enfrentou um problema semelhante com a cantora Anitta, foi convidada para debater por que essas relações se degradam com o tempo e como fazer para evitar que o fim da parceria entre um empresário e seu protegido se transforme numa amarga troca de acusações. Kamilla, no entanto, foi além: deu uma aula de gerenciamento, um guia de sobrevivência no showbiz. Fala de como outros artistas tentaram se aproveitar das brechas de seu contrato com Anitta, quais os estratagemas que utilizou para se levantar e de como separou a relação profissional da pessoal. “Não quero mais ser mãe dos artistas”, disse ela, que chegou a hospedar seus contratados em sua casa. Uma entrevista pontual, divertida, informativa e que certamente faz a diferença. Outros momentos desses certamente virão. Escute, assine, divirta-se e prestigie o Sociedade Secreta.