Gratuito

Projeto Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã lança trabalho autoral

O projeto Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã surgiu com o intuito de fortalecer e consolidar a cultura popular por meio de várias iniciativas, entre elas, a gravação do repertório musical do grupo Encanto de Itapoã. O registro das composições de Eliana Costa, organizadora do grupo, foi um sucesso e já tem data de lançamento: dia 15 de junho, às 17h, na Casa do Boi (Itapoã).

O evento, que acontece durante o Festejo de Batizado do Boi, é a chance do público conhecer e se encantar com o universo mágico do Bumba Meu Boi, uma manifestação da cultura popular típica do nordeste brasileiro, e que há 13 anos ocupa as ruas do Itapoã.

O projeto também conta com Oficinas de Figurino (costura, bordados e adereços) e de Dança Popular do Bumba Meu Boi O encerramento acontece em dezembro de 2019, com o Festejo de Morte do Boi.

“O Festejo de Batizado do Boi é quando o novo boi é apresentado para o público e pede a benção para seguir o ano. A celebração é uma festa junina, com fogueira, música e comidas típicas do Nordeste, região onde está o Maranhão, Estado onde nasceu a cultura do Bumba Meu Boi, e do Centro-Oeste, onde está o Distrito Federal. Tem forró, reggae, cachorro-quente, pipoca, canjica, quentão, milho, sarapatel…” explica Eliana. “Já o Festejo de Morte do Boi marca o encerramento do grupo que dançou naquele ano. Depois, tudo se renova e o Boi ganha novas roupas e novos integrantes”, completa.

Realizado com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 15 de junho.

Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã

Há 13 anos, por iniciativa da candanga-maranhense Eliana Costa, foi criado o grupo Encanto de Itapoã, que fortalece e consolida a Festa do Bumba meu Boi como herança cultural do Distrito Federal. O grupo é sediado nessa mesma localidade onde acontece anualmente a Festa do Bumba meu Boi.

Dançando para lá e para cá, o Boi de Itapoã também foi reconhecido pela promoção da

diversidade no fortalecimento da identidade cultural na região. Em 2016, recebeu o certificado de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O projeto já se apresentou no aniversário de Brasília, no desfile da Independência do Brasil e ao lado de artistas de projeção nacional, como Joãozinho Trinta e Alcione.

Serviço

Lançamento da gravação do projeto Bumba Meu Boi – Encanto de Itapoã e Festejo de Batizado do Boi

Dia 15 de junho, às 17h, na Casa do Boi (QI 03, Conjunto C, Casa 45, Fazendinha, Itapoã; 99561-8164).

Entrada franca.

Informações: 99188-0560 e 99561-8164.

Classificação indicativa livre.

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.