Artistas de Planaltina e Samambaia, Preto Rezende e Marília Abreu falam sobre a luta das comunidades para que o teatro siga forte fora do centro.
O Grupo Tripé tem se dedicado a construir pontes com diferentes setores das artes no Distrito Federal. Já realizou o Prêmio Web de Teatro, organizou seminários, oficinas e agora estreia uma websérie e um podcast, em que entrevista personalidades das artes cênicas.
Em meio à abundância de conteúdos digitais, é crucial destacar e difundir o patrimônio cultural brasileiro — tanto o tangível quanto o intangível — nas plataformas digitais. Nesse contexto, o Grupo Tripé enxerga a necessidade de promover ações que tragam diversidade de vozes, histórias e olhares, aproximando gerações distintas. A criação dessa série, que homenageia profissionais das Artes Cênicas do DF com mais de 50 anos, surge como uma maneira de registrar digitalmente a trajetória desses artistas e preservar a riqueza do teatro nacional.
Com essa iniciativa, o Grupo busca interromper dinâmicas de esquecimento, resgatando e compartilhando a memória desses artistas nas redes digitais. Escolher esses canais é uma decisão estratégica: além de amplamente acessíveis, são um meio eficaz de alcançar um público jovem e estimular novas conexões, ao oferecer referências de artistas com longas trajetórias. Nesta primeira temporada, uma equipe diversificada de apresentadores com atuação forte no teatro do DF participa das entrevistas, contribuindo para a troca e valorização da memória cultural.
CONFIRA OS PRÓXIMOS HOMENAGEADOS DE NOVEMBRO
PRETO REZENDE é ator, diretor teatral, promotor cultural e professor de educação artística, com larga experiência em projetos cênicos comunitários. Graduado em Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciado em Educação Artística pela Fundação Brasileira de Teatro – Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, integrou a primeira turma nos anos 80 e teve o privilégio de ser aluno da própria Dulcina de Moraes, sendo dirigido por ela em mais de 10 peças. Além de dirigir “A Paixão de Cristo” em Planaltina/DF com o Grupo Via Sacra ao Vivo, trabalhou como servidor público nas Secretarias de Educação e de Cultura do DF, no cargo de Subsecretário de Diversidade Cultural. Foi membro do Conselho de Cultura do DF e é condecorado com o título de Comendador” da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal, além de ser Cidadão Honorário do Distrito Federal. Em 1986 criou o Grupo Cultural “Senta que o leão é manso”, que mantém e administra o Mini Teatro Lieta de Ló, inaugurado em 2011.
MARÍLIA ABREU é uma mulher de referência na cena artística local. É atriz, palhaça, gestora e produtora cultural, militante, professora, mãe e empreendedora social. Nascida e crescida no Plano Piloto, há anos escolheu a cidade de Samambaia para viver e fazer arte. Lá, co-criou o Imaginário Cultural, espaço de florescimento e resistência, onde são desenvolvidas diversas atividades na quadra 103. Em conjunto a outras dezenas de agentes culturais, Marília participou ativamente das ações em prol da construção do Complexo Cultural de Samambaia e da produção do Sarau Complexo, realizado mensalmente em vários pontos da cidade, agregando diferentes manifestações artísticas que florescem pela cidade. Esteve à frente do megaevento Brasília Junina, impulsionando o trabalho do Imaginário Cultural e inovando no âmbito de Competições de Quadrilhas Juninas, priorizando a visão do público e atendendo aos quadrilheiros de forma mais afetiva. Desde 2018, circula com o espetáculo Dona Dinha, obra inspirada nas mulheres do interior de Goiás.
EPISÓDIOS – Todas as segundas-feiras, nas plataformas digitais. Assiste por meio do link www.grupotripe.com/conecta
CONECTA TRIPÉ – 1ª TEMPORADA: Histórias que Inspiram
Realização: Grupo Tripé / Coordenação Geral: Elisa Mattos / Idealização e Direção Geral: Gustavo Haeser / Produtores Associados: Ana Quintas e João Pedreira / Produção Executiva: Larissa Souza / Produção Comercial: Tainá Martins / Pesquisa e Roteiros: Nine Ribeiro $alvador / Direção de Cena e Preparação: Larissa Mauro / Direção de Arte: Gabe Castro / Beleza e Visagismo: Isaac Marques / Engenharia Sonora, Edição e Mixagem de Som: Dinho Lacerda / Trilha Sonora Original: João Pedreira com colaborações de Mattoso Ribeiro / Câmera e Edição de Vídeo: Bruno Zakarewicz / Assistente de Câmera: Júlia Zakarewicz / Iluminação: Ana Quintas / Intérprete de LIBRAS: Tatiana Elizabeth / Design Gráfico e Identidade Visual: Manuella Leite /Produção de Conteúdo para Redes Sociais: Zazá Queiroz / Cobertura Fotográfica de Atividades Formativas: Pollyana Sá / Fotografia Still de Set: OCRE IMAGEM | Tatiana Reis, Beatriz Braga e Gabriela Pires / Assessoria de Imprensa: Josuel Junior / Distribuição de Conteúdo: João Pedreira / Apresentadores: Grupo Tripé (Ana Quintas, Gustavo Haeser e João Pedreira), Ana Matuza, Nickolas Campos e Tuanny Araújo
Artistas Participantes: Ana Flávia Garcia, Chico Sant’anna, Cristiane Sobral, Humberto Pedrancini, Márcia Duarte, Marília Abreu, Miltinho Alves e Preto Rezende
Elaboração de Projeto e Gestão Operacional: Grupo Tripé | Gustavo Haeser / Gestão Administrativa e Financeira: Desvio Produções Culturais | Elisa Mattos / Apoio: Castália, A Garimpeira, Alugue Minha Nossa, Portal Conteúdo, Andaime Cia de Teatro, Teatro Brasília Shopping, Coletivo 55, Restaurante Moinho e Secretária de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
CONECTA é uma iniciativa do Grupo Tripé em parceria com a Desvio Produções e co-produção com Sapucaia Lab & AICON Ações Cinematográficas. Esse projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.