Mesmo diante de todas as incertezas geradas pela pandemia, a edição 2020 do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia irá acontecer. A entrega do prêmio está prevista para novembro. A programação que já estava organizada em fevereiro foi suspensa no primeiro semestre devido às condições sanitárias. Está sendo retomada neste mês de setembro para que a 17ª edição da premiação que contempla jornalistas e veículos de comunicação que produzem notícias a partir da capital do país ocorra ainda este ano.
Segundo a idealizadora da premiação e presidente do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, este ano traz particularidades para o Jornalismo que justificam os esforços ainda mais intensos para a realização da 17ª edição do Prêmio Engenho:
– A importância da Imprensa para toda a sociedade, ainda mais destacada neste momento de tantos desafios. A audiência subiu e o Jornalismo demonstrou a diferença do que produz;
– O aumento das agressões de todos os tipos à Imprensa e aos jornalistas. Ainda que sob o pretexto da pandemia, interromper a realização do Prêmio Engenho após 16 anos consecutivos seria apoiar tacitamente essas agressões.
– O aumento das Fake News. É necessário valorizar a produção de conteúdo de qualidade. E o profissional especializado em produzir informações é o jornalista.
– A dedicação, quase que um sacerdócio, dos profissionais do Jornalismo, que enfrentam todos os tipos de riscos – muitos deles evidenciados com mais ênfase durante a pandemia, que se dedicam à prestação de serviços à sociedade, que valorizam a informação como um bem comum de acesso à cidadania e à democracia. A categoria dos jornalistas merece reconhecimento e aplausos.
Na próxima semana, até o dia 10/09, a comissão julgadora, a ser integrada por sete notáveis, será anunciada ao público. “Vamos fazer uma cerimônia de premiação presencial, como é a tradição do Prêmio Engenho, mas com todas as medidas sanitárias necessárias para a proteção de todos. O modelo na noite de entrega do prêmio será definido mais adiante, em conformidade com o cenário vigente”, informa Kátia Cubel.
Esta é a 17ª edição do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia. A escolha de finalistas e vencedores é feita por uma comissão julgadora de notáveis. Os indicados são definidos pela qualidade e impacto social do trabalho que realizam nos distintos meios de comunicação: rádios, Tvs, jornais, blogues, revistas e meios on e off line. Os valores que norteiam a premiação são: liberdade de expressão, ética, transparência, cidadania e democracia.
17º PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO
O Dia em que o Jornalista Vira Notícia
Noite de Premiação: Novembro de 2020