Gastronomia

Pobre Juan Brasília cria drinques e doa parte do valor à instituição de combate ao câncer de mama

Desde a década de 90, o mês de outubro está atrelado a uma causa importante: a conscientização e a prevenção ao câncer de mama. O mês foi simbolicamente intitulado de “Outubro Rosa” e, cada vez mais, marcas de diversos segmentos têm se posicionado como apoiadoras da causa. Um exemplo de estabelecimento em Brasília que está alinhado com a importância do tema é o restaurante Pobre Juan, localizado no Iguatemi. 

Desde o início do mês de outubro, o Pobre Juan Brasília acrescentou ao cardápio dois drinks especialmente criados para demonstrar apoio e respeito à prevenção e ao combate do câncer de mama. Até dia 31, o oferece o Pink Gerald (R$40), uma releitura do clássico Fitzgerald feita com ingredientes, como gin Rose, flor de hibisco, limão e cereja. A segunda opção é o Pink Juan (R$40), um drinque não alcoólico preparado com pitaya, limão, abacaxi, água com gás e a famosa espuma de gengibre da casa.

Criados pelo chef de bar Wellington Reimberg, os coquetéis são uma forma de frisar a importância da prevenção contra os cânceres de mama e de útero e contribuir com a causa. Para além dos sabores e do simbolismo dos drinques, a ação é importante pelo fato de que 25% do valor arrecadado das vendas do Pink Juan e do Pink Gerald serão destinados à fundação Laço Rosa, uma das principais instituições de apoio ao combate ao câncer de mama no Brasil. 

A Laço Rosa é uma instituição existente desde 2011, com sede no Rio de Janeiro. A organização possui projetos como o Banco de Perucas, que fornece diferentes opções de perucas para pessoas em tratamento de câncer de mama e de útero. Além disso, o site da organização conta com diversos conteúdos informativos, pesquisas relacionadas ao tema, informações sobre leis referentes a acesso à medicação e muito mais. 

A origem do Outubro Rosa

A campanha para prevenção e combate ao câncer de mama passou a ganhar mais visibilidade quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu, em 1990, a primeira “Corrida pela Cura”. O evento foi realizado em Nova York, com o intuito de angariar fundos para financiar pesquisas e tratamentos relacionados ao tema e gerar maior visibilidade para a causa. Ao longo da corrida, as organizadoras distribuíram laços cor-de-rosa que, em seguida, viraram um símbolo internacional da luta.  

Depois da corrida, ainda nos anos 90, algumas cidades americanas começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Na época, o período do ano em que essas ações se concentraram passou a ser denominado de Outubro Rosa. 

No Brasil, a primeira demonstração pública em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 2 de outubro de 2002. Durante a comemoração dos 70 anos desde o fim da Revolução Constitucionalista, um grupo de mulheres iluminou o Obelisco do Ibirapuera com luzes rosas. Desde então, diversos monumentos brasileiros já estiveram iluminados com a cor em homenagem ao Outubro Rosa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Torre de TV, em Brasília; e o Elevador Lacerda, em Salvador.

Serviço

Drinques Outubro Rosa Pobre Juan Brasília

Onde: Shopping Iguatemi (Lago Norte)

Quando: Até 31 de outubro 

Horário de funcionamento: Segunda e quinta-feira, 12h às 23h; sexta e sábado, 12h às 0h; domingo e feriados, 12h às 22h;

Para mais informações: (61) 99913-7191

Related posts
EspecialGastronomia

Veja restaurantes em Brasília onde é possível assistir ao primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo

Gastronomia

Encontro para quem ama vinhos, Cerrado Wine ocorre neste fim de semana em Brasília

Gastronomia

Brasilia recebe Sparkling Festival, evento de espumantes e vinhos

GastronomiaNacional

Bacio di Latte oferece gelato em dobro na Black Friday