Gastronomia

Piselli Brasília oferece cardápio elaborado em parceria com chef italiano

Considerado uma referência quando o assunto é diversidade cultural, o Brasil é um país que agrega hábitos culturais e culinários de diferentes partes do globo. Entre eles, ganha destaque a culinária italiana, famosa pelas massas, pelos temperos e pelas sobremesas. Especializado na gastronomia da Itália, o Piselli Brasília busca celebrar tal herança cultural e trazer um pouco do país mediterrâneo para o público brasiliense.   

Entre os dias 1º e 6 de novembro, o Piselli traz para a capital federal os sabores da região do Friuli-Venezia Giulia, localizada no norte do país. Para criar o menu, dividido em quatro etapas, o responsável é o chef Luca Bidinost, chef freelancer que, além de possuir um vasto conhecimento técnico na cozinha, foca em culinária sustentável e alimentação saudável. 

Recentemente, Luca trabalhou em parceria com o Piselli durante a 11ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, evento gastronômico realizado em São Paulo, que reuniu 20 chefs italianos e que foi criado para exaltar a cultura da Itália no Brasil. 

Menu Friuli-Venezia Giulia

A experiência gastronômica italiana, disponível no almoço e no jantar, tem início com as entradas. Os clientes poderão degustar o “Carpaccio di Bacalla ai Profumo di Vaniglia”, que consiste em lâminas de bacalhau curado, perfumado com baunilha. Ainda nesta etapa, estará disponível a ‘Crema di Patate con Cavialle Beluga’, um creme de batatas aromatizado com camomila e caviar  Beluga.

Em seguida, o chef Luca Bidinost preparou, em parceria com o restaurante, duas opções de primeiro prato. São eles o “Risotto Acciughe e Cioccolato” e o “Ravioli di Boursin e Albicocca”. A primeira alternativa é um risoto amanteigado com alice e adornado com lâminas de chocolate amargo. A segunda são raviolis recheados de queijo de cabra fresco e damascos, servidos ao molho de erva doce. 

Como segundo prato, as proteínas de origem animal ganham destaque. O “Filetto Rossini”, medalhão de filé mignon, creme de trufas negras, foie gras e cogumelos ao forno; e o “Sgombro al Carbone e Limone Condite”, peixe fresco cozido em infusão de salsão e pó de carvão, acompanhado de compota de dois limões, são as sugestões do chef. 

Para fechar o ciclo, os clientes poderão escolher entre a “Crostatina Alla Crema di Nocciole e Pera Alla Vaniglia” e a “Panna Cotta con Pesche Fresche e Pinot Grigio in Gelatina”. A primeira é uma tortinha com creme de avelãs e pêra cozida com baunilha. A segunda é uma panna cotta com pêssegos frescos e gelatina de vinho branco. 

A experiência completa, incluindo entrada, primeiro e segundo prato e sobremesa sai por R$270 por pessoa, sem a inclusão de bebidas e serviço.

Bidinost e a produção sustentável

Na gastronomia, o chef italiano Luca Bidinost adotou, há alguns anos, a “filosofia 360º”. O objetivo de tal lógica é assentar o modelo econômico circular, no qual o foco está na matéria-prima e no dinheiro investido na compra dos produtos que volta diretamente para quem os cultivou, fechando o ciclo econômico de produção. Na Itália, além de estar à frente da Osteria Turlonia, Luca conduz cursos de formação profissional e foca em sustentabilidade. 

Serviço

Menu Friuli-Venezia Giulia

Onde: Piso Térreo, Shopping Iguatemi, Lago Norte, Brasília (DF)

Quando: De 1º a 6 de novembro

Horário de funcionamento: Segunda e quinta-feira, 12h às 23h; sexta e sábado, 12h às 0h; domingo, 12h às 22h;

Para reservas e mais informações: (61) 9913-7191

Related posts
EspecialGastronomia

Veja restaurantes em Brasília onde é possível assistir ao primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo

Gastronomia

Encontro para quem ama vinhos, Cerrado Wine ocorre neste fim de semana em Brasília

Gastronomia

Brasilia recebe Sparkling Festival, evento de espumantes e vinhos

GastronomiaNacional

Bacio di Latte oferece gelato em dobro na Black Friday