Teatro

Pela primeira vez, Brasília recebe espetáculo “Circo Zika”

Nos dias 03 e 04 de dezembro, a Casa dos Quatro recebe o espetáculo Circo Zika com o palhaço Abelardo Bilola, interpretado por Paulo Carneiro da Companhia Circo Rodado, de Curitiba-PR, que leva pro palco um tradicional circo de pulgas adaptando o clássico aos tempos atuais ao inserir um mosquito Aedes Aegypti como estrela principal de seu show.

Abelardo Biloba está contratando artistas de todas as espécies para o seu circo de mala, ou melhor, seu show maleável! A vaga é preenchida por um finório personagem nunca visto antes: um mosquito que é Zika! e pode causar um enorme estrago. Um espetáculo que cabe dentro de uma mala e está cheio de gambiarras e traquitanas.

Circo Zika é um espetáculo de palhaço que dá continuidade ao trabalho de pesquisa da Companhia Circo Rodado em clássicos de circo. Através de mecanismos escondidos o próprio mosquito se apresenta no trapézio voador, no trampolim e ainda é acompanhado por um palhaço habilidoso, ou que pensa ser habilidoso, incentivando a imaginação criativa do público que em todas as cenas é convidado a ver um mosquito que na verdade não existe.

O espetáculo é fruto do desejo do artista de pesquisar a arte das gambiarras e traquitanas, além claro, de criar uma apresentação criativa e palatável ao público geral, ou apenas uma desculpa para estar em contato com o público espontâneo das ruas (outra linha de pesquisa da companhia) e também de pequenos teatros. Essa busca por espaços democráticos e alternativos faz com que o espetáculo mantenha-se vivo e orgânico e em contínua pesquisa.

Para o ator e criador do espetáculo Paulo Carneiro, apresentar o espetáculo em Brasília gera grande expectativa: “será uma oportunidade de ampliar o território de atuação do Circo Zika, aterrissando pela primeira vez no Centro-Oeste, na capital do país, em que nunca estive e poderei conhecer um público novo”. 

A pesquisa iniciada em 2020, deu origem ao espetáculo que já se apresentou em diferentes eventos virtuais e presenciais, entre eles o Concurso !Todos a Clownear! (México), ganhador do primeiro lugar, o EuRiso – Encontro Internacional de Palhaços (SP), o XXIX FESTIVALE (RS), vencedor dos prêmios de melhor espetáculo, ator, cenografia e texto, e o 16º FESTCARBO (RS), onde conquistou melhor espetáculo, ator, direção e cenografia.

A Companhia Circo Rodado é formada pelos palhaços Abelardo Biloba (Paulo Carneiro), Tropo Opo Topeira (Mateus Tropo) e Pelúcia (Bruno Mancuso), que desenvolvem, desde 2014, espetáculos e apresentações tomando por base entradas e reprises da palhaçaria clássica, atualizando-as ao contexto e às questões contemporâneas. O grupo já circulou por mais de 30 cidades em 7 estados, apresentando seus espetáculos nas ruas, praças, teatros e festivais de todo o Brasil.

Paulo Carneiro desde o início de sua formação em 2009 já fez cursos livres com grandes expoentes da área da palhaçaria nacional como Ricardo Puccetti (LUME Teatro), Andréa Macera (Teatro da Mafalda), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Richard Riguetti, Lilian Moraes, Ermínia Silva, Lili Castro (ESLIPA), e internacionais como Chacovachi (ARG), Merche Ochoa (ESP), Léo Bassi (ITA), Chucho Lavadeiro (MEX), Léris Colombaioni (ITA), Gardi Hutter (SUI), Misha Usov (RUS) e Phillippe Gaulier (FRA).

Fotos para divulgação: https://drive.google.com/drive/folders/1CkeGm0twBp__3HiuP9v3TjWtJ6ovYgwl?usp=share_link

SERVIÇO

Espetáculo Circo Zika

Dias 03 e 04 de dezembro

Sábado e domingo às 16h

Ingressos: R$ 15,00 meia e R$ 30,00 inteira (vendas pelo Sympla)

Local: Casa dos Quatro 

Endereço: SCLRN 708, Bloco F, Loja 42 – Asa Norte

Classificação Livre

Informações: (61) 98173-3450

Related posts
Teatro

Brasília recebe Authentic Flamenco, espetáculo de dança com renomados artistas da Espanha

Teatro

G7 anuncia duas sessões do espetáculo "As Aventuras de Nina e a Cidade Avião" em dezembro

Teatro

Espetáculo sobre Vinicius de Moraes entra em cartaz em Brasília

Teatro

CCBB Brasília recebe espetáculo de dança "Divino Amor"