Teatro

Peça Show – Projeto mobiliza a cultura de Samambaia

Em junho, Samambaia recebe o “Peça Show”, um projeto que reúne teatro, música, debates e oficinas em uma mesma ação cultural. Na prática, uma programação divertida de três dias, fruto da interação entre artistas, lideranças locais, crianças e adolescentes de Samambaia/DF.

A primeira fase do projeto conta com uma seleção aberta para artistas que queiram participar da programação, que contará com uma apresentação teatral, um debate com a comunidade e um show musical.

Se você é um artista local e/ou tem um número cênico, basta acompanhar as redes sociais do “Peça Show” e se inscrever para a seletiva. Ao final do período de inscrições, o público irá votar pela internet nas atrações inscritas e as mais votadas se apresentarão com toda a infraestrutura de palco e produção, além de divulgação e cachê de R$3 mil Reais, cada uma. Isso mesmo! As atrações cênica e musical serão de artistas da cidade escolhidos através de enquetes nas redes sociais. Por mais que o projeto tenha atenção voltada a residentes de Samambaia, artistas cênicos e musicais de qualquer local do DF poderão inscrever seus trabalhos. 

MAIS DO QUE EVENTO CULTURAL, UMA AÇÃO SOCIAL

A união de três trabalhadores do mercado criativo do DF culminou na formação da equipe do “Peça Show”. Guilherme Machado, Fábio Luiz e Sissa Santos formam o time que encabeça o projeto. Esse time é composto por um geógrafo de formação especializado em gestão cultural e economia criativa; um comunicador e comunicólogo experiente em eventos e ações culturais e uma internacionalista, artista e trabalhadora do mercado cultural. O evento foi contemplado pelo FAC/DF – Edital Ocupação 2019.

Criada em outubro de 1989 para assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal, Samambaia encontra-se hoje em constante ascensão social e econômica, sendo a quarta Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, predominantemente composta por jovens. Verifica-se na cidade uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural. As manifestações estão ligadas a teatro, cinema, cultura popular, religião, cultura de massa, cultura urbana, educação e luta pela inclusão social. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização. Obras artísticas da cidade são reconhecidas no DF, no Brasil e em diferentes países.

A primeira vez que se falou de implantar um equipamento público cultural em Samambaia foi em 2007, uma vez que a cidade não dispunha de qualquer espaço público fixo de fruição cultural. A partir daí, iniciou-se uma batalha encampada pelo movimento cultural, diverso e efervescente, pelo conselho de cultura local, simpatizantes e apoiadores da arte na e da cidade. O movimento artístico local cresceu, tomou corpo, passou a ter cada vez mais adesões e participação em saraus, acampamentos e diversas ações, proporcionando hoje um local que torna os bens culturais mais acessíveis à população.

Inaugurado em dezembro de 2018, o Complexo Cultural Samambaia é um centro cultural que dispõe de toda a infraestrutura para realização de apresentações artísticas de todas as áreas. Com instalações de palco, auditório, salas de dança, vídeo, teatro, o espaço está completamente preparado para a realização de nossa ação.

A escolha de Samambaia como local para receber as ações do “Peça Show” se dá por essa identidade cultural forte e continuada. O desenvolvimento de uma cultura local potencializa a organização social e a democracia, e este só pode ocorrer a partir da integração dos artistas, criadores dos símbolos da linguagem e os atores sociais e políticos de seu contexto.

“PEÇA SHOW”

Inscrições para Grupos/Artistas de Teatro e Música: 

Insta: @pecashowdf / Site: https://pecashow.com.br/ 

Related posts
Teatro

Com Luis Miranda e Mateus Solano, comédia "O Mistério de Irmã Vap" faz única apresentação em Brasília

Teatro

CircoLar estreia o curta Vertigem da Companhia 

KidsShoppingTeatro

Programação de Páscoa do DF Plaza Shopping conta com caça aos ovos, oficinas, teatro infantil e mais

GratuitoTeatro

Festival de teatro popular de bonecos realiza sete apresentações