Peça “Os Pequenos Mundos” terá sessões gratuitas

Para quem ainda não viu “Os Pequenos Mundos” – novo trabalho do premiado Eranos Círculo de Arte (SC) em cartaz na programação do #CCBBemCasa -, agora tem acesso gratuito à obra

Para quem ainda não viu “Os Pequenos Mundos” – novo trabalho do premiado Eranos Círculo de Arte (SC) em cartaz na programação do #CCBBemCasa -, agora tem acesso gratuito à obra. A promoção é para a reta final da temporada – até 21 de novembro (domingo) -,e destina-se a crianças e instituições de todo país.Para o público em geral, a retirada gratuita de ingressos precisa ser feita pelo site www.bb.com.br/cultura. Já as instituições devem agendar sua participação pelo e-mail eranos.arte@gmail.com.

Além das sessões gratuitas, na data de encerramento (21.11), o público assiste, a partir das 19h, a uma live no instagram do Grupo (@eranoscirculodearte) com o tema “Os Pequenos Mundos – reflexões sobre o Teatro para a Infância”. Participam Sandra Coelho e Leandro Maman (integrantes do Eranos Círculo de Arte) sob mediação de Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento – SP). “Os Pequenos Mundos” integra a programação digital do Centro Cultural Banco do Brasil e é um convite a pessoas de todas as idades a participarem de uma aventura por mundos encantados, criados com caixas de papelão. 

A experiência de assistir ao trabalho começa bem antes da sessão. A pessoa responsável pela criança recebe, antecipadamente, um tutorial com uma lista de materiais e orientações para preparação de um espaço cenográfico, em casa, que servirá como ambientação do processo teatral. Cada apresentação tem duração aproximada de 35 minutos. O espetáculo é indicado para crianças de 3 a 8 anos. As sessões acontecem aos sábados e domingos às 15h e às 17h, às quintas-feiras, às 10h, e nas sextas-feiras, às 15h. As apresentações de domingo possuem acessibilidade com intérprete de libras e audiodescrição. Toda temporada acontece pela plataforma Zoom e são permitidos até 15 ingressos por sessão para o público em geral e um destinado a instituições. Cada bilhete virtual dá direito à participação de toda família e responsáveis pelas crianças envolvidos. Este projeto tem patrocínio do Banco do Brasil.

Fundado em 2009 por Sandra Coelho e pelo diretor Leandro Maman, é a partir de 2014 que o Eranos Círculo de Arte inicia um processo de investigação sobre o conceito de protagonismo da criança, em especial da primeira infância nas artes presenciais, com pesquisas permanentes em escolas públicas. “A ideia da criança como figura central inicia já na concepção das peças, quando vamos até elas e propomos uma espécie de criação colaborativa através de oficinas criativas.  Nas apresentações as crianças são convidadas a participar, opinar, e estar muito próximas da cena e dos atores, já que todas as obras têm caráter intimista”, explica Sandra Coelho.

No espetáculo infantil, a narrativa é conduzida por bonecos animados pela atriz Sandra Coelho e confeccionados por Leandro Maman. “Desde a fundação do grupo a gente trabalha com conceitos de teatro de animação em projeções digitais, e agora com a pandemia, a gente direcionou a pesquisa de ‘Os Pequenos Mundos’ para construção de bonecos animados. É um espetáculo de natureza híbrida, a gente tem em cena uma atriz, ao vivo, e a animação, com diversas técnicas: boneco de vara, boneco de mesa, todos confeccionados de maneira autoral”, explica Leandro Maman. 

Segundo Sandra, os tutoriais incentivam que os cuidadores construam, com caixas de papelão, um dos bonecos do espetáculo. Ainda durante a peça, Sandra dá indicações para as crianças buscarem, no ambiente, objetos que os adultos já deixaram previamente preparados. A dramaturgia apresenta também abertura para a participação da plateia. “Vou pedir que façam ou que me mostrem coisas, como objetos, suas mãos etc. O microfone delas poderá ser aberto para quando quiserem se manifestar. Vai ter uma música com o nome das crianças que será cantada ao final do espetáculo. Elas de verdade participam e são parte fundamental do espetáculo. E os pais atuam como facilitadores da experiência”, diz.

A tecnologia não é novidade para o Eranos, habituado a utilizá-la em outros trabalhos presenciais da companhia como forma de conexão com o público. Em “Os Pequenos Mundos”, o desafio para o grupo foi tornar o ambiente digital uma ferramenta interativa. “A tecnologia não é um fim em nossas peças. Ela é um meio que a gente usa para se relacionar com as pessoas. Portanto, ‘Os Pequenos Mundos’ não é para ser assistido por uma plataforma. É um espetáculo para participar. Como de fato entrar em contato com a criança e se fazer o mais presente possível pela tela? Esse tempo serviu para que a gente pudesse amadurecer e refletir sobre esse lugar da tecnologia e sobre aquilo que é o cerne do nosso trabalho: a relação”, conclui Sandra Coelho.

A autoria e pesquisa do espetáculo Os Pequenos Mundos são de Sandra Coelho e Leandro Maman, atuação ao vivo de Sandra Coelho, direção geral e confecção de bonecos de Leandro Maman, supervisão artística de Adriano Guimarães, assessoria de animação de Luiz André Cherubini, animação dos bonecos por Sandra Coelho e Leandro Maman, operação técnica por João Freitas e Pietra Garcia, produção por Eranos Círculo de Arte.

SERVIÇO

ÚLTIMOS DIAS PARA VER, DE GRAÇA, “OS PEQUENOS MUNDOS” NO #CCBBemCasa 

até 21 de novembro de 2021 

Sessões aos sábados e domingos, às 15h e 17h | Quintas-feiras – 10h e sextas-feiras – 15h 

*As sessões de domingo terão acessibilidade com intérprete de libras e audiodescrição

Por sessão: 15 inscrições para público em geral e 1 para instituições na plataforma zoom (Indicado para crianças de 3 a 8 anos) 

Ingressos gratuitos

Público em geral: no site www.bb.com.br/cultura  

Instituições: agendamento pelo e-mail eranos.arte@gmail.com