Teatro

Peça “Entre Quartos”, do Grupo Tripé, chega a Taguatinga e Gama

“O Fio de Minos” estreia no SESC Ceilândia nos dias 02 e 03 de abril e segue temporada pelo SESC Gama nos dias 09 e 10 de abril e SESC Garagem de 12 a 14 de abril. No palco o dançarino e coreógrafo Marcos Buiati ao lado de Caroline Magalhães, Clara Sales, Iago Gabriel Melo e Tascio Andrade, mergulham em um trabalho que traça convergências poéticas entre Dança e o Realismo Mágico Latino-Americano.

O conto “A casa de Astérion” de Jorge Luís Borges, de onde o espetáculo parte, integra o livro “O Aleph”, de 1949, que é considerado pela crítica um dos pontos culminantes da ficção de Borges. O livro reúne em sua maioria peças literárias que “correspondem ao gênero fantástico”.

No conto de Borges, Astérion, que é também o nome próprio do Minotauro, é o personagem principal e narrador da história. Ele vive no labirinto de Creta e o habita como se fosse a sua casa. Astérion vive na solidão do labirinto esperando seu redentor; para ele, a pessoa que o matar o libertará de sua condição monstruosa. A imaginação é a única coisa que lhe permite que a solidão seja mais tolerável.

A morte é para ele uma espécie de libertação de todo mal, assim como ele liberta e redime os homens que entram no labirinto para matá-lo.

No conto, como em muitas de suas obras, Borges vê uma história popular através de uma lente  diferente, lançando luz sobre outras possíveis interpretações dos eventos. O personagem explica sua personalidade narrando fatos do passado, como o pôr-do-sol de um dia em que ele sai do labirinto, e encontra o medo infundido nos rostos e atitudes das pessoas do exterior e se vê obrigado  a voltar ao fundo de sua residência. Ele gasta seus longos dias jogando esconde-esconde, atravessando as vastas galerias de pedra do labirinto, fingindo dormir e às vezes fingindo que “outro Astérion” vem visitá-lo para passear com ele pela sua casa.

Finalmente, no fim do conto, os homens são mencionados, nove homens, que vêm a cada nove anos “para serem livrados do mal”, e cujos corpos, após serem mortos por Astérion, são deixados  nos quartos vazios das galerias de pedra para distinguir umas das outras. Astérion especula sobre sua própria morte e aguarda ansiosamente a chegada de seu “redentor”,  que o levará ao infinito.

A  história  termina com  uma frase de  Teseu: “Acreditarás,  Ariadne? O Minotauro mal  se defendeu”, revelando nessas palavras que o Astérion de Borges era de fato o Minotauro da ilha de Creta da mitologia Grega. O famoso mito de Teseu, Ariadne e o Minotauro conta a história do herói que foi incumbido da tarefa de matar o monstro do labirinto (para não acabar como um de seus tributos) e da jovem apaixonada por ele que, temendo que seu amor não voltasse, dá a ele um novelo de lã para que não se perdesse na volta entre os caminhos tortuosos do emaranhado de paredes de pedra – os famosos “fios de Ariadne”.

Este  mito grego  é conhecido por  muitos de nós, e  a maioria de suas versões,  análises e interpretações partem sempre do olhar e da voz de seu herói, Teseu, e como seus simbolismos refletem  uma visão de coragem, de um homem destemido, e da força que vem do amor de Ariadne para que sua missão fosse completada.

O interessante do conto de Borges, “A casa de Astérion”, é justamente o enfoque deste mito, largamente  difundido, porém pelo ponto de vista do monstro, pelo olhar do Minotauro, que quebra com a  visão tradicional de que os atributos do herói são os mais interessantes e importantes para se relacionar com mundo.

Assim, o que é implícito na história original (o fato do herói e o monstro estarem em pé de igualdade  e a transformação do herói ser somente possível por conta da grandiosidade do monstro) Borges apresenta de forma explícita quando dá voz a Asterion e constrói por seu olhar a  narrativa do clássico. Ainda que no fim Borges mantenha a versão original do mito, com a morte do monstro por Teseu, sãos as características bestiais do personagem principal que têm maior  enfoque em sua narrativa, como metáforas para a inteligência, sagacidade, criatividade, plenitude e onipresença.

A ideia de quem é o herói é radicalmente invertida pela abordagem de Borges e a capacidade de  adaptação, transformação e metamorfose presentes em Astérion são exaltadas como sendo indispensáveis para o alcance da sabedoria e da longevidade.

A metamorfose é representada primeiramente no próprio corpo de Astérion, que é em si um ser híbrido (metade homem e metade touro) e na relação que o monstro tem com a morte (tanto de seus tributos quanto de sua própria por Teseu), que não está associada necessariamente ao fim e ao desaparecimento, mas principalmente, ao infinito e à transmutação, características inerentes ao mundo e seus ciclos.

“O conto “A casa de Astérion” e a corporeidade de seu personagem principal, o Minotauro, serviram de mote principal na pesquisa e estruturação cênica, sendo  alicerces para um corpo com forte construção gestual-expressiva, organizado em uma estrutura cênico-coreográfica que privilegia também uma hibridez da cena, com construção de fortes imagens poéticas em função da organização coreográfica.” Conta Marcos Buiati.

“O labirinto serve de referência para a estruturação espacial da cena, onde dançarinos conduzem a narrativa ao mesmo tempo que busca construir um corpo cênico poético expressivo que corresponda à suas características principais, através de suas movimentações.” Completa o dançarino e idealizador do espetáculo.

A narrativa não está necessariamente presa  à linearidade dos acontecimentos conforme  o mito original Grego. A Marcos Buiati interessa justamente a  subversão do mito original proposta por Borges em seu conto,  a partir do ponto de vista do monstro que traz consigo uma inversão  de valores, uma crítica implícita aos valores ocidentais presentes na maioria dos mitos gregos.

Falar e dançar a partir do ponto de vista do monstro significa portanto estar aberto à seus processos de metamorfose, transformação e desconstrução da linearidade temporal e espacial que aparecem na narrativa original e que é relativizada no conto de Borges.

A   partir   dessa relativização,   a noção de tempo na   organização cênica também  reelaborada, buscando dilatações, suspensões ou acelerações temporais que favoreçam o caráter imagético,  irônico e questionador, característicos do Realismo Mágico, corrente literária característica da obra  de Borges. Marcos Buiati se da narrativa e do universo imagético do conto de Borges, ao mesmo tempo que  das características estilísticas e ferramentas de construção subjetiva que são particulares do Realismo Mágico latino americano como um todo.

O espetáculo busca a reflexão sobre a necessidade vital de adaptação, transformação e metamorfose, características tão presentes nas nossas relações humanas e que são apresentadas de  maneira profunda no conto de Borges. “E, por este aspecto, podemos evocar também a própria condição humana. Buscamos constantemente a evolução, a mudança, mas quando ela se apresenta  diante de nós, tendemos a negá-la apaixonadamente, como se temêssemos nossa própria metamorfose.” Por fim, o espetáculo busca instigar no público e nos artistas justamente uma relação de metamorfose, de transformação e alteração de percepção de nosso cotidiano, e quem sabe, fazer público e artistas se espantarem de novo com algo que já havia se tornado… rotina.

Serviço: “O Fio de Minos”

Data: 02 e 03 de abril (terça e quarta)

Horário: 20 horas

Local: SESC Ceilândia (QNN 27 – Área Especial – Ceilândia)

Ingressos: Entrada franca. Retirada 1h antes na bilheteria do teatro

Informações: (61) 3379-9500.

Data: 09 e 10 de abril (terça e quarta)

Horário: 20 horas

Local: SESC Gama (Setor Leste Industrial, QI 1 Lotes 620, 640, 660 e 680 – Gama)

Ingressos: Entrada franca. Retirada 1h antes na bilheteria do teatro

Informações: (61) 3484-9103.

Data: De 12 a 14 de abril (sexta a domingo)

Horário: 20 horas

Local: SESC Garagem (W4 Sul, Qd. 713/913, Lote F, Brasília)

Ingressos: Entrada franca. Retirada 1h antes na bilheteria do teatro

Informações: (61) 3445-4400.

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos.


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