Gratuito

Palestra esclarece principais dúvidas sobre endometriose

Março é considerado o Mês Mundial da Conscientização da Endometriose e “Entendendo a Endometriose” é o tema do segundo bate-papo do ciclo de palestras sobre saúde da mulher promovido pela Maternidade. A doença atinge mais de dois milhões de mulheres por ano no Brasil.

“Apesar de afetar tantas mulheres, o diagnóstico da endometriose é, na maioria das vezes, tardio. É uma doença que prejudica a qualidade de vida da paciente, comprometendo o desempenho de atividades no trabalho, no lazer, na vida sexual e na fertilidade.”, alerta o ginecologista Frederico Corrêa, palestrante do evento.

O especialista explica que a escassez de informação por parte das mulheres contribui para o diagnóstico tardio. E ressalta que um médico que tenha o atendimento focado na doença poderá dar um diagnóstico mais preciso e prestar uma assistência mais adequada à paciente. “A intenção da palestra é informar as mulheres sobre sintomas, consequências e tratamento da doença para minimizar o máximo possível os problemas que ela traz. Estamos no Março Amarelo, mês Mundial de Conscientização da Endometriose, que tem papel fundamental para alertar a população”, conclui.

Os órgãos mais atingidos são os ovários, as trompas e o útero. O intestino grosso é o órgão não reprodutivo que apresenta a maior incidência da doença. A bexiga e os ureteres também podem apresentar endometriose e, em casos mais raros, as lesões podem estar presentes no diafragma, pulmão e em outros locais do corpo.

O ginecologista Frederico Corrêa é especializado em endometriose, membro da Comissão Nacional de Endometriose da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), doutor em Ciências pela USP e professor de Ginecologia na faculdade de Medicina da UnB.

A palestra será dia 13/3, quarta-feira, às 19h, com entrada gratuita, mediante inscrição e sujeita à lotação do auditório.

Serviço

Ciclo de palestra sobre saúde da mulher

A Mulher de hoje: Saúde e Empoderamento

Entendendo a Endometriose: dia 13/3 às 19h

Local: Auditório dos Consultórios Médicos Brasília

Endereço: QNSW 6, lt 11/12, Sudoeste – DF (próximo à Maternidade Brasília)

Inscrições e informações: www.maternidadebrasilia.com.br

Entrada gratuita, mediante inscrição antecipada. Sujeita à lotação.

Related posts
CausasCinemaGratuito

Documentário sobre movimento LGBTQIA+ na ditadura estreia no Cine Brasília

GratuitoShopping

Pier 21 abre temporada de Natal no domingo (13). Confira a programação

Gratuito

Em Brasília, Sesc promove oficina literária entre 7 e 10 de novembro

Gratuito

Em novembro, CCBB Educativo promove visitas mediadas para bebês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *