GratuitoMúsica

Orquestra Popular Marafreboi realiza projeto multicultural em setembro

A 13ª edição do Noites Pernambucanas acontece em 24 de setembro, a partir das 21h, no Clube do Choro de Brasília com entrada franca, retirada na bilheteria. Idealizado por Fabiano Medeiros – renomado maestro responsável pela direção artística e musical, além de regente da Orquestra Popular Marafreboi –, o projeto multicultural é realizado pelo Beco da Coruja Produções. Com esse encontro, a proposta é reunir figuras importantes de Pernambuco para homenagear seu trabalho cultural em prol do frevo como um dos grandes ritmos nacionais.

Fortalecimento do Frevo

Um dos principais objetivos do evento, além de promover entretenimento musical de altíssima qualidade para o público candango, é fortalecer o estilo musical que tem se intensificado em Brasília, por meio da crescente participação de milhares de foliões acompanhando os blocos carnavalescos.

.Em sua 13° edição, o Noites Pernambucanas homenageia grandes maestros e maestrinas responsáveis por tornarem o frevo um dos ritmos mais populares do Brasil. E o modo mais justo para fazê-lo é subir aos palcos. Com isso, a Marafreboi transforma Brasília  em uma sucursal do Marco Zero, Recife Antigo, um dos cernes do carnaval pernambucano.

“Tem muita potência essa ligação entre Brasília e Recife. Essa conexão fortalece o carnaval local, porque diz respeito ao frevo, um ritmo tombado como patrimônio imaterial da humanidade. Brasília tem blocos de frevo fundados ainda na década de 60, como o Vassourinhas de Brasília e o querido Galinho de Brasília, além da nova geração que se consolida, como Suvaco da Asa e Virgens da Asa Norte. São todos contribuintes da colônia pernambucana carnavalesca daqui. Então, o Noites Pernambucanas ressalta esse encantamento com o frevo e potencializa nosso carnaval”, relata Fabiano Medeiros.

O encontro acontece no mês em que os brasileiros são presenteados com a inauguração do Instituto Brasileiro do Frevo, lançado em Recife, do qual Maestro Fabiano e o consagrado Maestro Formiga fazem parte como diretores. “Esse projeto plantou, em Brasília, a bandeira desse ritmo genuinamente pernambucano, tanto que hoje já discutimos o frevo aqui como se estivéssemos em Recife. Então, esse trabalho do Fabiano com a Marafreboi se expande pelo país com a ideia de valorizar a música popular brasileira, no sentido da preservação e do acompanhamento dos avanços tecnológicos”, conta Formiga sobre o que a orquestra representa.

Programação carnavalesca

A programação para essa noite especial de frevo no Quadrado está repleta de estrelas. Para fazer da festança um verdadeiro carnaval a Orquestra Popular Marafreboi e Maestro Fabiano Medeiros convidam:

Maestros e Maestrina  

  • Maestro Ozeas Leão (PE);
  • Maestro Ademir Araújo (PE);
  • Maestro Lúcio Sócrates (PE);
  • Maestrina Lourdinha Nóbrega (PE).

Cantores

  • Ed Carlos (PE);
  • Gustavo Travassos (PE).

“Há mais de uma década estou trabalhando com a Marafreboi e tenho muito orgulho do Noites Pernambucanas. É um projeto maravilhoso que faz as pessoas saírem de suas casas e lotarem o Clube do Choro, cada vez que acontece. Será mais uma noite de muita música de boa qualidade e muito amor”, explica, Ed Carlos, um dos cantores convidados, sobre a expectativa para o encontro.

Preocupação com todos os públicos

O Noites Pernambucanas, que acontece graças aos recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – (FAC-DF), tem entre suas prioridades promover ações de acessibilidade. “Além de produzir um evento totalmente gratuito e incentivar a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada, disponibilizamos, para esse importante encontro, duas ações de acessibilidade: intérprete de libras e audiodescrição. Com isso, contemplamos a faixa da população com deficiência auditiva e visual, promovendo o acesso universal ao entretenimento”, explica a produtora do Beco da Coruja, Cássia Lemes.

A Marafreboi

Nasce pelas mãos de um recifense apaixonado pela efervescência de seu estado natal, paixão que foi compartilhada com músicos de todas as partes do Brasil. Por meio de um trabalho autoral que abrange a variedade de estilos musicais do Norte e do Nordeste, como maracatu, frevo, bumba-meu-boi, xote, baião, ciranda, tambor-de-crioula, cavalo-marinho, entre outros, a Marafreboi personifica a vocação da capital que a gestou e acalenta.

Atualmente, é considerada uma das referências da música instrumental do Distrito Federal e trata-se da única orquestra do Centro-Oeste cujo foco principal está nas matrizes musicais da cultura popular. Com isso, desenvolve um trabalho de resgate, primando pela preservação do acervo popular, para manter acesa a chama da cultura tradicional brasileira.

Serviço: Noites Pernambucanas – Orquestra Popular Marafreboi.

Data: 24 de setembro de 2022

Horário: 21h.

Local: Clube do Choro

Entrada:  gratuita.

Ação Social: participe doando 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.  

Acessibilidade: intérprete de libras e audiodescrição

Related posts
Música

Corona Sunsets: saiba mais sobre o evento que promete boa música e cerveja trincando

Música

Brasília recebe artistas que subiram ao palco do Rock in Rio

Música

Jefferson Moraes inaugura boate UniClub nesta sexta-feira (9), em Brasília

EspecialGratuito

Show gospel e projeção visual: confira a programação cultural no fim de semana em Brasília pós feriado