Onde assistir aos filmes do Oscar em Brasília (ou na internet)
janeiro 26, 2020
Uma boa notícia para quem curte cinema: muitos filmes que estão concorrendo ao Oscar de 2020 ainda podem ser vistos online ou nos cinemas de Brasília. A data escolhida para o evento neste ano foi 9 de fevereiro, uma chance para quem gosta de acompanhar a cerimônia. É sempre divertido assistir aos filmes, apostar com os amigos quais vão ganhar o prêmio e comemorar quando suas obras preferidas recebem a estatueta (ou reclamar muito no Twitter quando elas perdem).
Se você ainda não viu os principais filmes do Oscar, saiba que é possível assistir alguns online e outros dá pra ver ainda nos cinemas, em Brasília. Para facilitar sua pesquisa nós fizemos uma lista das salas do DF que ainda estão exibindo alguma produção que esteja concorrendo ao prêmio: (Levamos em conta a semana de publicação deste post. A partir de quinta-feira, 30/01, a programação pode mudar)
Um dos preferidos na categoria “Melhor Filme”, o filme de guerra 1917 conta a história de um soldado na Primeira Guerra que precisa atravessar o campo de batalha para entregar uma mensagem importante e evitar que os compatriotas caiam em uma armadilha. O filme já ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático. A premiação é vista como um “termômetro do Oscar”
Categorias(11):
Melhor Filme, Fotografia, Direção (Sam Mendes), Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora Original, Design de Produção, Roteiro Original, Efeitos Visuais, Direção de arte, Mixagem de Som e Edição de som.
Onde assistir:
Espaço Itaú de Cinema – Shopping Casa Park (Guará)
Esse filme coreano é o único estrangeiro na categoria principal do Oscar de 2020. O filme é sobre uma família pobre que decide se infiltrar e ganhar a vida parasitando uma família rica. O filme ainda fica em exibição pelo menos até quarta-feira (29/01) em 4 cinemas de Brasília.
Categorias(6):
Melhor filme, Diretor (Bong Joon-Ho), Roteiro original, Melhor filme internacional, Montagem e Direção de arte
O filme, baseado em um história real, acompanha a luta de mulheres contra o assédio sexual no ambiente de trabalho dentro da Fox News, um poderoso canal americano. O filme concorre nas duas categorias femininas do Oscar: Melhor Atriz e Melhor atriz Coadjuvante. Leia nossa crítica AQUI.
Categorias(3):
Melhor atriz (Charlize Theron), Melhor atriz coadjuvante (Margot Robbie), Maquiagem e Penteado
Onde assistir:
Espaço Itaú de Cinema – Shopping Casa Park (Guará)
O esperado episódio 9 da famosa franquia fecha a saga principal de Star Wars. Não só quem vai acompanhar o Oscar, mas também os fãs da série ainda podem assistir o filme em Brasília em pelo menos dois shoppings.
Categorias(3):
Trilha sonora original, Efeitos Visuais, Edição de som
Na onda de filmes biográficos que tomou Hollywood, “Judy: Muito Além do Arco-Íris” conta a história de Judy Garland, um ícone do cinema, lembrada por interpretar a Dorothy do famosíssimo O Mágico de Oz, em 1938. Leia nossa crítica AQUI.
Categorias(2):
Melhor atriz (Renée Zellweger) e Maquiagem e Penteado
Onde assistir:
Espaço Itaú de Cinema – Shopping Casa Park (Guará)
Um filme com tom de romance de Agatha Christie, “Entre Facas e Segredos” narra uma investigação criminal de forma bem humorada. Todos os personagens são suspeitos. Poucos cinemas de Brasília ainda estão exibindo o filme, então é bom correr!
Mais um filme que apresenta uma personalidade importante nos EUA, esse filme conta a história de Fred Rogers, criador do famoso programa infantil “Mister Rogers’ Neighborhood”. O roteiro de desenvolve a partir das entrevistas do jornalista Tom Junod, encarregado de escrever um perfil de Fred Rogers para uma revista.
Categorias(1):
Melhor ator coadjuvante (Tom Hanks)
Onde assistir:
Espaço Itaú de Cinema – Shopping Casa Park (Guará)
O filme, que adota roteiro e estética baseados em contos do ícone do terror H. P. Lovecraft, ousa ao contar a história em fotografia preto-e-branco e com formato de tela quadrado.
A continuação do sucesso da Disney não conseguiu entrar na disputa de Melhor Animação, mas, como esperado, conseguiu um espaço no Oscar com a principal música do filme. Em Brasília, dá para assistir Frozen 2 até de dentro do carro, no Cine Drive-in.
Nesse filme, um dos com o maior número de indicações, o vilão dos quadrinhos ganha uma abordagem mais realista. Apesar de já ter saído dos cinemas, o filme já está disponível para aluguel em plataformas online.
Categorias(11):
Melhor filme, Diretor (Todd Phillips), Melhor ator (Joaquin Phoenix), Roteiro adaptado, Fotografia, Figurino, Trilha sonora original, Montagem, Mixagem de Som, Edição de som e Maquiagem e Penteado.
Mais um filme da Netflix que chegou com tudo no Oscar. O filme de máfia, de Martin Scorsese, reúne grandes nomes famosos pelas antigas produções do gênero.
Categorias(10):
Melhor filme, Diretor (Martin Scorsese), Melhor ator coadjuvante (Joe Pesci), Melhor ator coadjuvante (Al Pacino), Roteiro adaptado, Fotografia, Figurino, Efeitos Visuais, Montagem e Direção de arte
Em 2019, Quentin Tarantino volta com um filme que conta com um elenco de peso, incluindo Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie. Indicado à estatueta do Oscar de Melhor Filme, o filme se passa na Hollywood de 1969.
Categorias(9):
Melhor filme, Diretor (Quentin Tarantino), Melhor ator (Leonardo DiCaprio), Melhor ator coadjuvante, Roteiro original, Fotografia, Figurino, Direção de arte, Mixagem de Som e Edição de som.
Neste ano, a Netflix chegou com tudo no Oscar. História de um Casamento é um dos filmes que tiveram uma passagem rápida pelas telonas para poderem participar de premiações e agora só estão disponíveis pela internet.
Categorias(4):
Melhor filme, Melhor ator (Adam Driver), Melhor atriz (Scarlett Johansson), Melhor atriz coadjuvante (Laura Dern)
E novamente um filme da Netflix! “Dois Papas” de certo modo é um dos filmes que representa o Brasil no Oscar, já que é dirigido pelo brasileiros Fernando Meirelles.
Categorias(3):
Melhor ator (Jonathan Pryce), Melhor ator coadjuvante (Anthony Hopkins), Roteiro adaptado.
A continuação da série da DreamWorks além de conquistar o público ao apresentar um interesse romântico para o dragão Bangela, parece que também conquistou a Academia.