Kids

“O Violinista Mosca Morta” circulará por escolas do campo do DF

NA TRILHA DO TEATRO oferece um circuito gratuito de formação de plateia para estudantes do ensino fundamental por meio de três ações: mediação pedagógica, espetáculo “O Violinista Mosca Morta” e oficina de musicalização infantil.

A partir de 21 de março, escolas rurais de diferentes Regiões Administrativas do DF receberão o novo projeto da Cia. Burlesca.

NA TRILHA DO TEATRO oferece um circuito gratuito de formação de plateia para estudantes do ensino fundamental por meio de três ações: mediação pedagógica, espetáculo “O Violinista Mosca Morta” e oficina de musicalização infantil.

A Cia Burlesca, desde o início de sua atuação em 2008, desenvolve ações com e para escolas públicas, auxiliando no despertar do olhar crítico e consciente do estudante para assistir a um espetáculo e estimulando um diálogo entre espectador e artistas da obra. Essa relação do grupo com as escolas rurais nasceu por meio de diferentes projetos assinados pela Cia. Burlesca, sempre transitando entre a apresentação gratuita de espetáculos, mediações artístico-pedagógicas e ações formativas diversas.

NA TRILHA DO TEATRO EM 2023

Uma verdadeira caminhada entre arte-educadoras e estudantes para vivenciar a experiência do teatro… Com uma metodologia que transforma o espectador em sujeito ativo, o projeto proporciona no primeiro momento uma mediação que ajuda o público de estudantes a se familiarizar com a linguagem teatral. O intuito é provocar os estudantes a pensarem sobre o que é, como se faz e porque se faz teatro. Assim, pode-se despertar o gosto pelas artes cênicas e a vontade de conquistar o prazer da autonomia interpretativa em sua relação com o espetáculo. Num segundo momento, após a apresentação da peça, esse trajeto lúdico contará ainda com oficina de musicalizacão com as mesmas turmas – uma expedição completa pelos caminhos do teatro!

E QUAL SERÁ O ESPETÁCULO?

Voltado para o público infantil, “O Violinista Mosca Morta”, interpretado por Pedro Caroca e dirigido por Mafá Nogueira, traz à cena a linguagem da palhaçaria e da música, construído pelo humor físico, sem texto falado, em que o palhaço Seu Cocó, em seu primeiro concerto de violino, é importunado por uma mosca que aparece no palco. Trava-se então uma batalha com o inseto e mesmo abalado, o palhaço não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.

O espetáculo nasceu em 2018 em uma oficina de criação de números cômicos oferecida pelo diretor, ator e palhaço José Regino. Desde sua estreia no Festival de Teatro de Ubá/MG (indicado a melhor ator e diretor), já realizou diversas apresentações em temporadas, festivais e eventos presenciais e virtuais no DF, GO, PB, SP, CE, MG, Colômbia e Haiti. A escolha pela palhaçaria, do teatro físico e de uma dramaturgia sem palavras como linguagem cênica, amplia o alcance de público, possibilitando a fruição por diferentes tipos de audiências.

Colocar a equipe técnica e artística em contato direto com os estudantes, por meio de uma conversa mediada antes e após o espetáculo, estimula não só a formação de plateias, mas também a formação de potenciais artistas. Será que as respostas às perguntas sobre o teatro serão as mesmas? Que novas perguntas podem surgir? Onde já não tinha cortina, descortinaremos ainda mais o espetáculo, revelando o seu fazer e encurtando ainda mais a distância entre espectador, obra e seus fazedores.

Já o Laboratório de Musicalização favorece o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade, da imaginação e memória, concentração e atenção, também contribuindo para a consciência corporal da criança. Por isso, após a apresentação do espetáculo, a música presente no espetáculo “O Violinista Mosca Morta” será motivo para despertar nos participantes o gosto pela música na prática, por meio de brincadeiras e jogos conduzidos pela equipe.

“Na trilha do Teatro representa um importante passo na construção de relações entre a Cia Burlesca e Escolas do Campo do DF, que vem sendo lapidada de forma muito cuidadosa nos últimos anos.  As três ações previstas no projeto, formação de plateia, espetáculo e oficina, proporcionam para os(as) estudantes uma experiência diferenciada com o espetáculo ampliando o alcance da arte em várias camadas sensoriais de cada participante. É uma vivência para ouvir, ver, sentir e interagir!”, comenta a arte-educadora Lyvian Sena.

E complementando esta atividade e todas as outras do Circuito, uma cartilha de apoio será produzida especialmente para o projeto com conteúdo lúdico para as crianças aproveitarem durante e depois a realização do projeto, e conceitos que se comunicam com o que foi abordado na preparação, no espetáculo e no laboratório

Agora sim! Só com todas as ações do Circuito desenvolvidas junto às escolas é que trilha se completa e se configura como um trabalho de formação de espectadores pela experiência artística em diferentes dimensões, desconstruindo para descobrir, dominar e tornar a construir a partir de significados próprios. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

NA TRILHA DO TEATRO

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Pedro Caroca / Coordenação de Produção: Julie Wetzel / Gestão Financeira: Marino Alves / Assistente de Produção: Pedro Henrick / Arte-educadores: Lyvian Sena, Patrícia Barros e Pedro Caroca / Direção do espetáculo: Mafá Nogueira / Operação de som: Jullya Graciela / Palhaço Seu Cocó: Pedro Caroca / Artista Gráfico: Nara Oliveira / Fotógrafo: Webert da Cruz / Assessor de Imprensa: Josuel Junior / Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth

DATAS DE APRESENTAÇÃO

Em Março:

EC Vale Verde – Planaltina – 21/03 – formação e espetáculo e 23/03 – musicalização

EC Aguilhada – São Sebastião – 28/03 – formação e espetáculo e 30/03 – musicalização

Em Abril

EC Café sem Troco – Paranoá – 04/04 – formação e espetáculo e 06/04 – musicalização

EC Córrego do Arrozal – Sobradinho – 11/04 – formação e espetáculo e13/04 – musicalização

EC Aspalha – Lago Norte – 18/04 – formação e espetáculo – 20/04 – musicalização

EC Córrego das Corujas – Ceilândia – 25/04 – formação e espetáculo e 27/04 – musicalização

Em Maio

EC Kanegae – Riacho Fundo – 09/05 – formação e espetáculo e 11/05 – musicalização

Escola Bilíngue Libras e Português- Taguatinga

MATUTINO

16/05 – formação e espetáculo e 18/05 – musicalização

EC Córrego Barreiro- Gama – 30/05 – formação e espetáculo e 01/06 – musicalização

Share

Recent Posts

Oficina “Experimentando Dramaturgia do Circo” tem inscrições abertas

Projeto do DF oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Em setembro, Julia Henning e Maíra…

3 dias ago

Livro revela as cores da biodiversidade brasileira em lançamento e oficina de aquarela em Brasília

Lançamento de livro e oficina de aquarela botânica celebram as cores do Cerrado

2 semanas ago

Setembro contará com oficinas artísticas de graça no DF

Projeto oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Nelas, a arte da capoeira, do samba de…

3 semanas ago

Cerrado Jazz 2024 traz grandes nomes da música e atrações gratuitas a Brasília

Nos dias 23 e 24 de agosto, Brasília será palco da 5ª edição do Cerrado…

4 semanas ago

Recanto das Emas terá nova edição do Festival Nacional de Teatro de Bolso

O FNTB - Festival Nacional de Teatro de Bolso chega à sua quarta edição com…

1 mês ago

Parada de Quinta: Anexo BZ inicia projeto musical com roda de samba e pagode

O Anexo BZ, um novo espaço cultural em Brasília, está promovendo o projeto "Parada de…

1 mês ago