Teatro

Núcleo Bandeirante recebe projeto “Debandando nas Feiras”

César Lignelli é Debanda, um ser que interpreta diversos personagens ao lado de sua filha, a Debandinha (Estela Vieira Lignelli). Ator e músico, ele chega com uma verdadeira parafernália cultural para encantar o público com um espetáculo que fala de um possível triângulo amoroso. A parafernália é uma máquina musical formada por 23 instrumentos. Gaita de fole, tambores, naipe de apitos, agogôs, reco-reco, claves de madeiras, dentre outros. É som que não acaba mais. 

Após passar pela Feira Modelo de Sobradinho, pela Feira do Guará, pelo Cruzeiro e ser sucesso de público, César se apresenta, desta vez, na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante (Atrás da Praça Padre Roque Projeção 09, 3ª Avenida) neste domingo, 30 de junho, às 11h, com o projeto Debandando Nas Feiras. Esta é a quarta apresentação da iniciativa que ainda vai ocupar três regiões administrativas do Distrito Federal e a Torre de TV de Brasília.  

 “Debanda parece uma espécie de andarilho acumulador que, por ora, concentra características turvas em meio à sua translucidez. Acumula memórias. Não se sabe exatamente de onde vem e nem a que tempo pertence”, explica Lignelli.

As intervenções do artista começaram há quatro anos com a criação da máquina instrumental. O desenvolvimento da mesma e do espetáculo contaram com as parcerias estabelecidas com o compositor português João Lucas, Sulian Vieira, Gil Roberto, Cyntia Carla, dentre outros. “Afinal, a produção apresenta desafios imensuráveis no diálogo entre as possibilidades corporais do ator, a manipulação dos inúmeros instrumentos, o cantar e o contar uma história com distintos personagens. Sem essas parcerias não seria possível realizar o projeto”, coloca, feliz. 

O projeto Debandando Nas Feiras tem o patrocínio do BRB – Banco de Brasília e é uma realização da Criativa Empreendedorismo.
Debanda encanta pelo DF

O Debandando nas Feiras é uma performance teatral que fala de amor, música, conquista e perda com um toque de drama, mas sem perder o humor. Na performance, os personagens interpretados por César e por Estela Vieira Lignelli, que intervém na trama, interagem com a plateia por meio de diálogos e da contação de histórias, que é toda cantada e tocada a partir da presença de um narrador, o chamado Debanda, e sua filha Debandinha. Além deles, as personagens nomeadas de Demais, Demenos e Ella também ganham vida. As variações entre as personas se dão pelo timbre das vozes, pela movimentação e pelos instrumentos utilizados para enriquecer a cena.

E no desenrolar da trama, o público apreciará cerca de 10 músicas compostas por Lignelli e pelo compositor João Lucas. Após Sobradinho, o espetáculo passará pelo Guará, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Cruzeiro, São Sebastião e Plano Piloto (Torre de TV).

Sobre o espetáculo

O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade de Brasília coordenado por Lignelli. Trata-se de desdobramentos estéticos-pedagógicos, envolvendo desde o desenvolvimento da máquina e a prática intensa com vários instrumentos musicais a fim de conseguir tocá-los e ainda cantar, dançar, interpretar e, por fim, viajar em um trailer olhando no olho de quem encontra, envolto em saberes musicais, teatrais, circenses e de dança transformados e reinventados no percurso de vida do ator-músico.

Um destes percursos levou a performance Debanda a uma viagem de 55 dias no próprio motorhome do artista pelo Brasil (estados de GO e MS), Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Por estes locais, foram realizadas 33 intervenções performáticas em praças, parques, escolas, ruas públicas, oficinas e igrejas durante o ano de 2018. 

O motorhome, além de transportar os integrantes e o espetáculo, também funciona como delimitador do espaço da cena, elemento cenográfico e urdimento em que são fixados os refletores em apresentações noturnas.

Confira agenda de apresentações do Debandando nas Feiras:

Feira do Núcleo Bandeirante – 30 de junho;

Feira de Taguatinga – 7 de julho;

Feira da Torre (Plano Piloto) – 14 de julho;

Feira de Samambaia – 21 de julho;

Feira de São Sebastião – 28 de julho

Related posts
Teatro

Espetáculo "Sangue no Olho" ganha temporada presencial em Brasília

Teatro

Brasília recebe Authentic Flamenco, espetáculo de dança com renomados artistas da Espanha

Teatro

G7 anuncia duas sessões do espetáculo "As Aventuras de Nina e a Cidade Avião" em dezembro

Teatro

Espetáculo sobre Vinicius de Moraes entra em cartaz em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *