Especial

Novo aparelho auditivo multifuncional é exclusividade da ParaOuvir

Dispositivo expande os limites da tecnologia auditiva para criar soluções que oferecem qualidade sonora de ponta

A cada descoberta científica e tecnológica, a vida humana tende a melhorar em muitos aspectos. E em meios a tantos avanços, os aparelhos auditivos não poderiam ficar de fora, sobretudo no Brasil, onde a perda auditiva é realidade na vida de milhões de pessoas. O país tem 10,7 milhões de pessoas com esse tipo de deficiência, segundo o Instituto Locomotiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa.

Recém-lançado, um novo aparelho auditivo multifuncional, o Marvel, da Phonak, se conecta diretamente a qualquer mecanismo que tenha bluetooth, sendo smartphones, tablets e vários outros eletrônicos de uso no dia a dia. Ele permite ao usuário maior compreensão da fala e menor esforço auditivo. Com inteligência artificial, o novo aparelho auditivo é, na verdade, um microcomputador que reconhece e adapta-se automaticamente ao ambiente, a fim de corresponder com precisão as diversas situações de audição.

No caso da conexão com aparelhos celulares, por exemplo, o Marvel pode funcionar como um fone de ouvido: o paciente recebe as ligações telefônicas diretamente no aparelho auditivo, além de também poder escutar áudios e mensagens de voz. O dispositivo se conecta com qualquer tipo de smartphone, iOS, Android ou ainda os modelos que utilizam WindowsPhone como sistema operacional.

Além disso, ao invés de usar pilhas, ele possui uma bateria recarregável de ions de lítio com maior velocidade carregamento e duração da carga. Não é mais necessário preocupar-se em trocar pilhas!

Pessoas que têm perda auditiva e utilizam o sistema Roger, um microfone sem fio que envia a fala do interlocutor diretamente para o aparelho auditivo, podem usufruir ainda mais do Marvel. Com a novidade, que tem tem conexão direta com o Roger, não há mais a necessidade de um receptor externo.

Distribuição

No Distrito Federal, o Marvel pode ser adquirido exclusivamente pela ParaOuvir, empresa de referência no assunto na capital. O paciente pode fazer um teste e atestar a qualidade do dispositivo em qualquer uma das unidades da clínica. “O Marvel é um sucesso no mercado internacional, já vendeu mais de um milhão de unidades lá fora. Temos três modelos disponíveis: o Audéo, que é do tipo receptor do canal; o Bolero, aparelho do tipo retroauricular; e o aparelho da linha pediátrica Sky”, esclarece Erica Bacchetti, especialista em audiologia da empresa.

A ParaOuvir é representante exclusiva da Phonak na capital federal. São cinco endereços em Brasília: Pátio Brasil Shopping (Setor Comercial Sul), Edifício Via Brasil (Asa Sul), Centro Comercial Gilberto Salomão (Lago Sul), Hospital Anchieta (Taguatinga) e na Asa Norte.

Na hora da avaliação, os profissionais notam que o zumbido tem uma intensidade sonora muito baixa, o que costuma mudar de paciente para paciente é o tanto que o zumbido incomoda. “Temos pessoas que convivem com isso há anos e não se incomodam, e vemos gente que chega transtornado no consultório, tem casos mais sérios que o incômodo é tanto leva a pessoa ao suicídio. O zumbido pode ser tranquilo ou enlouquecedor”, alerta a audiologista.

O médico otorrinolaringologista pode, ainda, indicar se o indivíduo precisa de alguma terapia associada ao uso do aparelho auditivo. Grande parte das pessoas que buscam o tratamento conseguem alguma melhora parcial e há ainda aqueles que relatam uma melhora completa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial têm algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido. No Brasil, são cerca de 28 milhões de pessoas.

Mas como dica final, Érica Bacchetti ressalta a importância de atos saudáveis na luta contra o zumbido. “A pessoa precisa dormir bem, se alimentar corretamente, praticar atividade física. Em alguns casos específicos, ela pode fazer uso de alguma medicação que a ajude até o desconforto passar de vez”, finaliza.

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família