Teatro

Nesta terça, “Similitudo – Pés” será apresentado no Teatro SESC Garagen

SIMILITUDO – Pés propõe-se ao cotidiano em cena. O espetáculo aborda questões do convívio social no dia-a-dia e de como esse cotidiano, muitas vezes, poda e molda padrões de movimento, de relacionamento e até de sensibilidade.

A peça é a obra convidada do Festival Cena Universitária Nacional de Brasília, um dos maiores encontros de teatro universitário do país. Ao longo das edições anteriores, estiveram presentes representantes das artes cênicas das maiores instituições federais, aproximando as produções artísticas dos estudantes e contemplando as cinco regiões do Brasil.

O evento oferece espetáculos universitários, espetáculos profissionais, oficinas formativas, palestras, lançamentos de livros e exposições, além do ponto de encontro com música e gastronomia. Em suas duas ultimas edições, envolveu mais de quatro mil pessoas, entre público e artistas.

Nesta terceira edição, o Festival será ampliado para outras regiões administrativas além do Plano Piloto, possibilitando maior acesso e envolvimento dos estudantes e da comunidade. Para isso, será criada a Mostra CéU nas Escolas, levando 3 que circularão pelas regiões administrativas Gama, Ceilândia e Sobradinho. Dentre os 10 espetáculos selecionados, via edital, serão reservadas, no mínimo, 3 vagas para espetáculos universitários do DF, visando a participação das principais instituições de ensino superior em teatro, locais e 1 vaga para um espetáculo estudantil oriundo do escolas do ensino médio.

O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília nasceu em 2017 com apoio do FAC e da FUNARTE e já é um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do Distrito Federal e do Brasil. Em sua primeira edição contou com a inscrição de 88 projetos de todo o Brasil, envolvendo mais de 850 artistas-pesquisadores. Deste total, foram selecionados, via edital, 104 artistas de 8 diferentes instituições universitárias públicas do Brasil. No âmbito local, envolveu as principais instituições de ensino em artes cênicas: UnB, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, IESB além de importantes artistas e pesquisadores.

As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo. O Festival terá interpretação em libras de todos os espetáculos participantes, assim como na primeira edição, uma vez que a inclusão social é um dos princípios que regem o projeto.
As atualizações do festival podem ser conferidas pelo site do projeto e pelas redes sociais:

www.cenauniversitaria.com.br

@cenauniversitaria

Related posts
Teatro

Brasília recebe Authentic Flamenco, espetáculo de dança com renomados artistas da Espanha

Teatro

G7 anuncia duas sessões do espetáculo "As Aventuras de Nina e a Cidade Avião" em dezembro

Teatro

Espetáculo sobre Vinicius de Moraes entra em cartaz em Brasília

Teatro

Pela primeira vez, Brasília recebe espetáculo "Circo Zika"