GratuitoTeatro

Livro sobre Contato-Improvisação será lançado no VELVET Pub

O livro “Contato-Improvisação no Brasil: trajetórias, diálogos e práticas” é resultado de uma pesquisa extensiva realizada ao longo de uma década, em que foram entrevistados(as) quinze artistas-educadores(as) que inicialmente disseminaram a dança Contato-Improvisação no Brasil, desde meados dos anos 1980.

As memórias, ações, projetos e pontos de vista sobre esta prática de dança se entrelaçam com as investigações do autor-entrevistador-contateiro Diego Pizarro, de forma rizomática, isto é, dando vazão às conexões pelos fluxos das conversas, danças e reflexões realizadas. Este é um livro fundamental para quem se interessa por dança e seus movimentos históricos, conceituais e experimentais. As quinze entrevistas presentes na obra, junto da introdução do autor, possibilitam um quadro amplo e aprofundado sobre tema inédito à memória da dança experimental e somática no Brasil.

Diego Pizarro é artista da dança e do teatro, Doutor em Artes Cênicas (UFBA, 2020) com tese premiada, e docente do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) desde 2010, onde coordena o Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (CEDA-SI). É professor certificado em Body-Mind Centeringˢᵐ e outros meios somáticos. Ensina e pesquisa principalmente Somática, Danças Contemporâneas, Ecoperformance e Anatomia Corporalizada. 

O projeto de publicação do livro é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – o FAC – e visa estimular a PESQUISA, a INVESTIGAÇÃO, a ELABORAÇÃO e a PUBLICAÇÃO, por meio de uma tiragem de mil exemplares que mostram a importância da disseminação da dança Contato-Improvisação no Brasil.

A dança Contato-Improvisação (CI) foi desenvolvida a partir das ideias do norte americano Steve Paxton. Ele foi ginasta antes de se tornar dançarino, além de ter praticado yoga, meditação e artes marciais como Aikido e Tai Chi Chuan. Paxton desenvolveu ideias que foram colocadas em prática durante experimentações com grupos de profissionais do movimento e de jovens dançarinos e estudantes universitários dos Estados Unidos no início da década de 1970.

A realização da pesquisa e publicação desta obra de referência no Distrito Federal é mais uma ação afirmativa no desenvolvimento histórico do Contato-Improvisação na região. Foi aqui onde uma variedade de ações tomou forma nas ações de pioneiros na prática e disseminação dessa forma de dança, como Isabel Tica Lemos, Giovane Aguiar, Elizabeth Maia, Camillo Vacalebre, Diogo de Carvalho e Daniela Braga, por exemplo. O Distrito Federal é berço da disseminação do Contato-Improvisação no Brasil. Assim, este projeto de pesquisa e publicação tem o potencial de contribuir para esse pioneirismo dos artistas do DF, reiterando a cultura inovadora da dança candanga e afirmando-a como parte importante da história da dança no Brasil. Além disso, o projeto consolida a atuação do proponente como pesquisador em dança no DF em profunda interação com a pesquisa prática e teórica.

O lançamento do livro será realizado na área externa do VELVET Pub, que fica na 102 Norte. O acesso ao evento é gratuito e os exemplares impressos do livro serão vendidos a R$30,00.

FICHA TÉCNICA

Argumento, pesquisa, autoria e coordenação editorial: Diego Pizarro/ Produção de projeto: Gisele Tressi/ Assistente de pesquisa: Thaís Cordeiro/ Assessoria de imprensa: Josuel Junior/ Desenhos e ilustrações: Thomaz Simões/ Transcrição de áudio: Thaís Cordeiro, Neilton Sérgio e Victória Ponte Oliveira/ Revisão de língua portuguesa e preparação de textos: Simone Moura de Freitas Miranda/ Capa, projeto gráfico e diagramação: Ricardo Augusto Mendes dos Santos/ Edição e preparação de imagens: Tom Lima/ Intérprete de Libras: Lucas Joab Mariano Cardoso de Souza/ Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)

Lançamento do livro “Contato-Improvisação no Brasil: trajetórias, diálogos e práticas”

Data: Sábado, dia 07 de maio de 2022 / Horário: das 20h às 23h / Local: VELVET Pub – área externa – CLN 102 Bloco B lojas 28/32 – Asa Norte

O acesso ao evento é gratuito e os exemplares impressos do livro serão vendidos a R$30,00. Formas de pagamento: PIX e Cartões (débito e crédito). Informações sobre o lançamento: Gisele Tressi (11)95210-6648 | Diego Pizarro (61)98117-2358

https://www.velvetpub.com.br/ [email protected]

Related posts
Teatro

Royal Tulip recebe peça baseada em livro de Augusto Cury, "Nunca Desista de seus Sonhos"

Teatro

Rafael Portugal apresenta espetáculo de comédia "‘Eu Comigo Mesmo" em Brasília

Teatro

Músical “Naruto – O Conto de um Ninja Destemido” faz duas apresentações em Brasília

Teatro

Espetáculo "Amélie - O Musical" entra em cartaz na Asa Norte