Livro revela as cores da biodiversidade brasileira em lançamento e oficina de aquarela em Brasília

Lançamento de livro e oficina de aquarela botânica celebram as cores do Cerrado

O livro A Natureza das Cores Brasileiras, da artista e pesquisadora Maibe Maroccolo, será lançado no dia 11 de setembro, às 18h, no Café Daniel Briand, em Brasília (CLN 104, Bloco A). A obra convida o público a uma imersão na riqueza dos biomas brasileiros, destacando 100 espécies vegetais com propriedades tintoriais, que foram descobertas ao longo de mais de uma década de pesquisa. O trabalho de Maibe combina ciência, arte e tradição, ao explorar as cores naturais extraídas das plantas e suas conexões com a cultura, a medicina e a sustentabilidade.

Dividido em três categorias, o livro propõe uma jornada que une etnobotânica e arte, revelando as diversas possibilidades de pigmentação oferecidas pela flora brasileira. Através de um processo meticuloso de extração de corantes naturais, Maibe transforma cada planta em uma paleta de cores, refletindo a singularidade de diferentes regiões do Brasil. O livro também valoriza o conhecimento tradicional das comunidades que preservam essas práticas e destaca a importância de respeitar os ecossistemas locais.

Além de ser uma fonte de inspiração para artistas, designers e pesquisadores, A Natureza das Cores Brasileiras pode servir como um guia prático para aqueles interessados em explorar o uso de recursos naturais na criação de tintas e corantes. A publicação também será acessível para pessoas com deficiência visual, com uma versão em audiobook disponível através de QR code e seis exemplares em braile que serão distribuídos no Centro Educacional para Deficientes Visuais em Brasília.

Oficina Aquarela Botânica e Semana do Cerrado

Como parte das comemorações da Semana do Cerrado, Maibe Maroccolo ministrará a oficina gratuita Aquarela Botânica no dia 15 de setembro, das 10h às 11h30, no Jardim Botânico de Brasília. Na oficina, os participantes aprenderão o processo de extração de pigmentos naturais de plantas tintoriais, muitas das quais estão presentes no livro. A atividade incluirá a preparação de aquarelas botânicas, além da utilização de modificadores para criar variações cromáticas exclusivas, permitindo que os participantes experimentem o uso prático dessas cores em suas próprias obras de arte.

A oficina é uma oportunidade única para que o público descubra a expressividade das cores naturais do Cerrado, um dos biomas mais diversos do Brasil. Maibe destaca que essa experiência permitirá uma reconexão com a natureza de forma criativa e prática. O livro estará à venda no evento com desconto especial para os participantes.

Trajetória da autora

Maibe Maroccolo tem se dedicado há mais de uma década à pesquisa sobre a flora tintorial brasileira. Formada em moda, com mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela University of Arts London, e atualmente cursando outro mestrado em Design na Universidade de Brasília, a artista tem trabalhado na intersecção entre arte, ciência e tradição. Em 2013, Maibe fundou o projeto Mattricaria, voltado para o estudo de corantes naturais e a valorização de práticas artesanais sustentáveis. Ela também atuou como consultora para a Suvinil | BASF em 2020, co-criando a campanha “Brasil em Cores”, que celebrou os 60 anos da marca com uma coleção de cores inspiradas na flora nacional.

Além de seu trabalho como artista e pesquisadora, Maibe tem ministrado cursos e workshops em instituições como o SESI Lab e outros projetos aprovados pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), fortalecendo sua atuação na cidade e junto à comunidade local.

Serviço:

  • Lançamento do livro A Natureza das Cores Brasileiras
    • Data: 11 de setembro, às 18h
    • Local: Café Daniel Briand – CLN 104, Bloco A
    • Aquisição: No local ou pelo site mattricaria.com.br
  • Oficina Aquarela Botânica
    • Data: 15 de setembro, das 10h às 11h30
    • Local: Jardim Botânico de Brasília – Área Especial SMDB Estação Ecológica
    • Vagas: 20 vagas gratuitas
    • Inscrições: No site mattricaria.com.br ou nos canais digitais do Jardim Botânico
    • Classificação: Livre