Pacientes oncológicos podem tomar a vacina contra a Covid-19? Há riscos? Há mesmo eficácia neste grupo? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Hospital Anchieta se juntou à Oncoclínicas, em uma live que acontece hoje, 4 de fevereiro, às 19h30.
O evento, que será transmitido pelo facebook do Hospital, contará com a presença dos médicos Ana Carolina Salles, oncologista da Oncoclínicas e Dario Ferreira, responsável técnico da entidade. A live é parte do Dia Mundial do Câncer, que visa alertar e conscientizar a população sobre os cuidados com a doença.
A importância do debate sobre o tema em tempos de pandemia
O câncer é uma das doenças que mais mata em todo o mundo. Só no Brasil, 625 mil pessoas devem receber o diagnóstico da doença até o fim deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Os números são altos e revelam a necessidade em se falar sobre o assunto, ainda mais em tempos de pandemia, que os cuidados com a saúde devem ser redobrados.
Mas a Dra Ana Carolina aponta que neste período, muitas pessoas deixaram de fazer os exames de rotina, fato que preocupa especialistas e a Sociedade Brasileira de Oncologia. “Nossa grande preocupação com a pandemia é o risco de diagnósticos mais avançados, pois, por causa do medo do contágio pela Covid-19, muitos deixaram de fazer os exames de rastreio, que são extremamente importantes não só para a descoberta precoce, mas também podem aumentar as chances de cura”, pontua a médica.
Ela conclui: “Estamos tomando todas as medidas e cuidados para evitar o contágio dentro dos hospitais e clínicas. E apesar do momento difícil que estamos vivendo, precisamos manter os cuidados com a saúde e esses exames salvam vidas”.
Serviço
Live: Dia Mundial do Câncer – Vacina Contra a Covid-19 em Pacientes Oncológicos
Data: Hoje, 04/02
Horário: 19h30
Transmissão ao vivo pelo Facebook do Hospital Anchieta: @hospitalanchieta