No sábado e no domingo, o público do Plano Piloto poderá acompanhar um bom exemplar de Teatro do Absurdo. Trata-se da peça, “Borboleta de Mármore”, que circula pelo DF no mês de outubro.
Fruto de uma criação colaborativa entre Larissa Cintra, artista do Distrito Federal, e Daniel Gama, baiano radicado em Belo Horizonte, ambos responsáveis pela criação, direção, atuação e escrita dramatúrgica da obra, “Borboleta de Mármore” circulará por cidades do DF durante o mês de outubro buscando dialogar diretamente com o público para além da cena.
Trata-se de um espetáculo que fala sobre a experiência da imigração como uma jornada labiríntica. Um movimento que escancara os processos coloniais e destaca a necessidade de falar sobre os desafios que é estar num lugar onde nem sempre se é bem-vindo. O enredo tem início com um convite de duas bocas para este espaço. Este convite abre portas para um consultório de dentista, onde as personagens se encontram: Ele, um Doutor; Ela, uma Paciente pela primeira vez no consultório. O que parece ser uma consulta trivial revela em cena desabafos da alma, diagnósticos de dores e medos. O espetáculo utiliza da metáfora do ambiente do consultório odontológico para adentrar na complexidade das duas figuras apresentadas. Nesta correlação, observa-se o jogo de poder e hierarquia em dinâmica. Um espaço onde o absurdo toma conta do palco, numa dramaturgia inédita.
“Borboleta de Mármore” desenvolve-se como um espetáculo político-filosófico de princípios, com o objetivo da abertura de diálogo, por meio da prosa-poética. A estética textual nasce a partir de inspirações do universo do *Teatro do Absurdo, como Eugène Ionesco, Samuel Beckett, Harold Pinter e o Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud. Da literatura escrita por imigrantes, inspiração na Coletânea VOLTA PARA A TUA TERRA: uma antologia antirrascista/ antifascista, de escritoras estrangeiras em Portugal.
O projeto aposta numa equipe majoritariamente de mulheres artistas do Distrito Federal e possui parte da equipe de outro estado brasileiro, Minas Gerais, criando pontes, conexões e trocas da cultura candanga com a mineira. Para além da criação e execução do espetáculo, tenciona com esta oportunidade a abertura de ligação com novos criadores, artistas e público. Uma oficina de Escrita Criativa também será oferecida à comunidade, além de bate-papo. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
SERVIÇO:
Circulação “Borboleta de Mármore “
PLANO PILOTO
07 e 08** de Outubro
Sesc Garagem – Via W4 Sul Quadra 713/913
Sempre às 20h
Classificação: 12 anos
**No dia 08/10, após o espetáculo, haverá uma roda de conversa sobre o tema Imigração com o elenco, que também assina dramaturgia e direção do trabalho.
***Na apresentação do dia 15/10 haverá Interpretação em Libras.
Ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada) no Sesc Garagem. Vendas pelo sympla.com.br e na bilheteria do teatro nos dias das apresentações, 1h antes da sessão. Meia entrada disponível para beneficiários por lei e doadores de 1kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão entregues para o projeto Mesa Brasil Sesc.
Ingressos gratuitos para apresentações no Sesc Paulo Autran e Cia Lábios da Lua, com retirada antecipada no sympla.com.br e também na bilheteria do teatro, 1h antes da apresentação: https://www.sympla.com.br/produtor/borboletademarmore
FICHA TÉCNICA: Concepção, Dramaturgia e Atuação: Daniel Gama e Larissa Cintra / Direção Geral: Larissa Cintra e Daniel Gama / Assistência de Direção: Laura Morais da Silva / Coordenação de Produção: Paula Hesketh / Assistência de Produção: Luiza Hesketh /Produção Executiva: Raquel Fernandes /Cenário e Figurino: Larissa Cintra e Daniel Gama /Confecção de Figurino: Aurilene Barros /Iluminação: Ana Quintas /Provocação Artística: Letícia Leiva / Gestão de Mídias: Rizoma Comunicação e Arte (Letícia Leiva, Matheus Carvalho e Paloma Morais) /Identidade Visual e Design Gráfico: Cíntia Marques /Edição de Vídeo e Projeção: Leonardo Alcântara /Assessoria de Imprensa: Josuel Junior /Fotografia: Clara Molina e Fernando Lara /Filmagem: Miá Filmes / Interpretação em Libras: Coletivo Maleta Cultural / Agradecimentos: quasecia de teatro, Grupo Galpão, Grupo Maria Cutia, Trupe Trabalhe Essa Ideia! e Sesc DF / Realização: FAC DF
Instagram do projeto: @borboletademarmore