Celebridades

Gusttavo Lima é condecorado em Brasília pelo Embaixador da República Dominicana

O cantor Gusttavo Lima acaba de receber uma condecoração na Embaixada da República Dominicana. Na cerimônia, ocorrida em Brasília (DF), na última quinta-feira (29), o artista foi homenageado pelas relevantes contribuições à difusão, no Brasil e no exterior, do ritmo dominicano “bachata”, declarado recentemente Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O embaixador da República Dominicana no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, realizou a entrega de uma placa de homenagem ao artista brasileiro na sede da Missão Diplomática, ressaltando o bem-sucedido trabalho musical do cantor.

Gusttavo Lima é condecorado em Brasília pelo Embaixador da República Dominicana Crédito: Augusto Albuquerque
Gusttavo Lima é condecorado em Brasília pelo Embaixador da República Dominicana Crédito: Augusto Albuquerque

Durante o evento, foi valorizada, de forma especial, a inclusão do ritmo originário da República Dominicana, que tem se consolidado como um dos gêneros latino-americanos de maior sucesso no mundo, pelo cantor brasileiro Gusttavo Lima, sendo o principal promotor no Brasil da bachata, através de várias das suas reconhecidas produções musicais.

Gusttavo Lima conheceu a bachata em 2011, durante uma turnê nos Estados Unidos. Sete anos depois, resolveu inovar, trazendo elementos do gênero caribenho para a música sertaneja no DVD “O Embaixador – Ao vivo em Barretos” (gravado em 2018), em canções como “Cem Mil”, “Eu Não Iria” e “Por Covardia Minha”.

Em 2019, com o lançamento do sucesso “Milu” e a gravação do DVD “O Embaixador in Cariri”, a bachata promovida por Gusttavo Lima veio com força total, ganhando notoriedade e se tornando uma referência para diversos artistas dentro e fora da música sertaneja. Agora em 2020, o astro brasileiro segue apostando nas batidas do ritmo também no novo DVD “O Embaixador The Legacy”.

Vele destacar que “bachata” é uma expressão musical dançante, nascida na República Dominicana da fusão entre o ritmo “bolero” e outros gêneros musicais afro-antilhanos. Para o povo dominicano, a música e dança da “bachata” são expressões culturais sempre presentes nas celebrações comunitárias e encontros sociais em todo o país.

Related posts
Celebridades

“Eu não escuto meus discos”, diz Fernanda Abreu em entrevista

Celebridades

Paulo Sérgio Valle revela TOC desconhecido de Roberto Carlos

Celebridades

Rafael Brahma conta como foi saída de Anitta da Furacão 2000

Celebridades

Ludmilla lança Back to Be, novo EP que revisita o funk raiz da era MC Beyoncé