Variedades

Gustavo Araújo lança “Laboratório Cênico para curta-metragem”

“Laboratório Cênico para Curta-metragem” é o novo trabalho de Gustavo Araújo e faz parte do projeto Performer Lab, que une teatro, performance, fotografia e audiovisual. No dia 5 de dezembro, três novos vídeos serão disponibilizados para o público. Nesta etapa, a proposta do ator foi de experimentar cenas que farão parte de um curta-metragem, que tem o título prévio “Ariel”. As cenas foram construídas de forma inteiramente remota, uma vez que o diretor convidado, Gustavo Pace, reside em Nova York.

Nos vídeos, crônicas cotidianas do dia a dia. Cenas que revelam os bastidores do universo das artes, como a de uma cantora pressionada pelo produtor musical para atender às exigências da gravadora – mostrando a dura realidade do universo da produção cultural. Em outro episódio, a história de um homem com uma paixão curiosamente platônica que se revela a cada minuto do vídeo.

A expectativa é que o curta seja filmado no segundo semestre de 2022 e poderá conter cenas que serão exibidas no próximo dia 5/12. Para o ator, tal iniciativa serve como um termômetro da receptividade do trabalho, fomentando futuras parcerias com outros artistas. Por meio de vídeos curtos, o público poderá conhecer o processo de preparação de um ator, o aquecimento e os improvisos baseados nas circunstâncias dadas pela direção – um passo a passo teórico e prático sobre o ofício do intérprete num produto audiovisual.

Nesta fase da ação três vídeos serão disponibilizados ao púbico: A Preparação, Laboratório Cênico 1 e Laboratório Cênico 2. Além disso, o público poderá conferir fotoperformances que complementam o projeto no instagram @performerlab. É nas redes sociais que são revelados os bastidores do processo de construção cênica, além de provocações artísticas por meio de imagens e vídeos.

COMO FUNCIONA A PROPOSTA

“Performer Lab” é um laboratório de experimentos cênicos e performativos solos, registrados por uma câmera, baseado em uma dramaturgia ou não, sob uma direção de artistas convidados e um roteiro criado de forma colaborativa, em determinado tempo e locação. Dessa interação de elementos, surgem os processos criativos que abrangem narrativas documentais, bem como narrativas ficcionais fruto de diálogos estabelecidos entre linguagens: audiovisual, fotografia, performance e teatro.

O embrião do projeto “Performer Lab” surgiu em abril de 2020, período em que o artista pretendia retomar sua jornada artística após um hiato de anos. A intenção era que essa retomada fosse no palco, em um espetáculo. Entretanto, veio a pandemia e os teatros precisaram pausar suas atividades, impossibilitado a ação em modo presencial. Diante desse cenário, o teatro vem se adaptando a essa nova realidade e produzindo conteúdos audiovisuais para internet, tais como espetáculos online, laboratórios de montagem, ensaios remotos, lives, filmes, workshops e outros, experimentando uma fronteira híbrida entre linguagens e gerando um produto de sobrevivência artística nesse contexto.

O grande trunfo do projeto é revelar ao público como são construídas as cenas, desde o processo preparatório de bastidores ao produto final em si.

SOBRE O DIRETOR GUSTAVO PACE

Gustavo Pace obteve o grau de Master of Fine Arts pelo The American Repertory Theatre (A.R.T.) na Universidade de Harvard, tendo recebido nesse período Bolsa Fulbright para Ator. Além disso, Gustavo é o protagonista no filme “High Strung” que será exibido no Lincoln Center em Nova York em 2022. Recentemente gravou para a série “The Blacklist” da Netflix e “The Rio Connection” para Globo/Sony.

SERVIÇO

Onde assistir: Youtube. No dia 05/12, a partir das 20h, os seguintes vídeos serão disponibilizados:

Laboratório Cênico para Curta-metragem – A preparação

Laboratório Cênico para Curta-metragem 1

Laboratório Cênico para Curta-metragem 2

Acesso Gratuito

Conheça também os perfis de Instagram:

@performerlab

@ogustavoaraujo

Related posts
Variedades

W3 Comedy Lounge divertirá o público com show "Jogos de Verão"

Variedades

Loja de artigos de festa Galeria Balloon é inaugurada na Asa Sul

Variedades

Shopping ID promove Black Week

Variedades

Fundador da Hyperloop visita o Brasil: "Gostaria muito de operar no trecho Campinas - São Paulo"