Causas

Golpe nas redes: link falso promete saque de R$ 1.045

Um golpe envolvendo o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de R$ 1.045, tem feito milhares de vítimas pelo Brasil. De acordo com a Psafe, desenvolvedora de software de segurança, foram feitos mais de 90 mil acessos e compartilhamentos desse link falso e detectadas 15 URLs maliciosas circulando.

Na avaliação do especialista em segurança pública e privada Leonardo Sant’Anna, é comum que pessoas idosas caiam nesse tipo de golpe. “Eles são os mais vulneráveis, infelizmente. Principalmente porque não possuem muita desenvoltura na internet e têm valores morais e sentimentais que os fazem acreditar que todos são do bem. Eles se envergonham em admitir que foram vítimas de crimes e, muitas vezes, acabam caindo de novo”, explica. 

O golpe ocorre por meio de uma página falsa na internet. Os golpistas solicitam dados pessoais das vítimas e, em seguida, pedem o compartilhamento do link com seus contatos de WhatsApp, como uma suposta garantia para o recebimento do valor. No Distrito Federal, de acordo com a Psafe, foram registrados cerca de mil casos.

Sant’Anna alerta que é preciso checar a veracidade de todas as informações e não passar nenhum dado pessoal em sites duvidosos. “Não clique em links de uma vez. Faça uma busca na internet antes e se atente a algumas características comuns em golpes: erros gramaticais, repetição de informação, links que circulam só nas redes sociais, entre outros”, conclui. 

Dicas para não cair em golpes pela internet:

  • Desconfie de links que circulam somente nas redes sociais;
  • Fique atento a mensagens com erros gramaticais;
  • Não forneça seu CPF em sites não confiáveis;
  • Confira se a informação também está em portais de notícias confiáveis;
  • Desconfie de mensagens que prometem dinheiro rápido;
  • Ao perceber que foi vítima de alguma armadilha, procure a polícia imediatamente.
Share

Recent Posts

Núcleo de Arte e Cultura tem seu trabalho eternizado no DF

O Teatro Goldoni fechou as portas em 2021. O prédio em que estava situado foi…

4 semanas ago

Cia. Sagrado Riso promove formação de palhaços no DF

A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa…

1 mês ago

Ana Castela e Gustavo Mioto terminam namoro pela terceira vez

O namoro foi assumido oficialmente em junho de 2023

1 mês ago

Fogo de Chão Brasília oferece ceias de Natal e Ano Novo com vista privilegiada para o Lago

Com cardápios especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, o restaurante aposta na…

1 mês ago

Axé! Durval Lelys e Timbalada comandam a 2ª edição do Pranchão em Brasília

Os foliões irão curtir a festa até 03 da manhã no Expocenter, no Parque da…

1 mês ago

O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar do DF

O projeto “Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar - 2ª edição”…

1 mês ago