Festival de circo Arranha-Céu agita Brasília com espetáculos, oficinas e exposições

A programação do festival, que vai até 2 de junho, inclui apresentações de espetáculos nacionais e internacionais, além de oficinas, colóquios, filmes e exposição fotográfica
CINE CIRCO - Foto de Mirley Allef

Brasília se transforma em um verdadeiro picadeiro a céu aberto com a chegada do ARRANHA-CÉU – Festival de Circo Atual. A partir do dia 21 de maio, a capital federal será palco de espetáculos emocionantes, oficinas interativas, residências artísticas e o popular Cine Circo, ocupando espaços icônicos como o Espaço Cultural Renato Russo, o Eixo Cultural Ibero-Americano e o Parque Ana Lídia. Esta terceira edição, organizada pelo coletivo brasiliense Instrumento de Ver, expande suas fronteiras com colóquios virtuais que discutem os múltiplos espaços do circo, físicos e simbólicos.

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF), o festival promete atrações para todas as idades e gostos. Os ingressos e inscrições para as diversas atividades podem ser obtidos no Sympla.

Destaques da Programação

Entre os espetáculos, destacam-se “Assum Preto”, de Marco Motta (23 e 24/5), “Cabaré da Nêga” com o Circo Travessia (26/5), “A Rama da Macaxeira” com Júlia Maia (2/6) e “Nos Fardeaux” de Philippe Ribeiro (1 e 2/6). As últimas apresentações de “23 Fragmentos desses últimos dias” do Instrumento de Ver também prometem surpreender (1 e 2/6).

O espetáculo “King Kong Fran”, da polêmica Rafaela Azevedo, esgotou ingressos em apenas 20 minutos, resultando na adição de uma sessão extra, que também esgotou rapidamente.

Inclusão e Acessibilidade

A Residência Artística deste ano traz “Olhos: corações que sentem”, um espetáculo criado especialmente para pessoas cegas, dirigido por Vini Martins com colaboração de Julia Henning. A apresentação ocorre em 25 de maio, no Espaço Cultural Renato Russo.

Oficinas Imperdíveis

Para os interessados em aprimorar suas habilidades, o festival oferece oficinas com renomados profissionais: aéreos com Marco Motta (21 e 22/5), parada de mão com Louisse Aldrigues (23/5), perna de pau com Davi Maia (24/5) e passinho carioca com André Oliveira DB (2/6). As vagas são limitadas, então é bom garantir a inscrição o quanto antes.

Além disso, 30% do valor arrecadado com as oficinas será doado para ações emergenciais no Rio Grande do Sul.

Cine Circo e Exposição Fotográfica

O Cine Circo, em 24 de maio, apresentará cinco obras circenses e não-circenses na Sala Marco Antônio, do Espaço Cultural Renato Russo. E nos dias 1 e 2 de junho, a exposição “O circo nas fotografias” trará uma visão única do universo circense através das lentes de diversos fotógrafos.

Serviço

Data: de 21 de maio a 2 de junho

Locais: Espaço Cultural Renato Russo, Eixo Cultural Ibero-Americano, Parque Ana Lídia e online

Ingressos e Inscrições: Sympla

Programação Completa: Instrumento de Ver e @festivalarranhaceu