Teatro

Festival Céu abre inscrições para artistas universitários do Brasil

O festival será realizado entre 14 e 20 de novembro, porém, as inscrições para grupos e artistas que farão parte da programação estarão abertas de 30 de agosto a 15 de setembro de 2022.

O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília é um dos maiores encontros de teatro universitário do país. Ao longo das edições anteriores, estiveram presentes representantes das artes cênicas das maiores instituições federais, aproximando as produções artísticas dos estudantes e contemplando as cinco regiões do Brasil.

O evento oferece, 10 espetáculos universitários, 2 espetáculos profissionais, 8 oficinas formativas, palestras, lançamento de livros e exposições, além do ponto de encontro com música e gastronomia. Em suas duas ultimas edições, envolveu mais de quatro mil pessoas, entre público e artistas. O festival tem parceria com o festival estudantil FESTA e com o Cena contemporânea, criando assim uma ponte onde um espetáculo do Ensino Médio participa do Festival Universitário e um espetáculo universitário participa do Cena Contemporânea.

Nesta terceira edição, o Festival será ampliado para outras regiões administrativas além do Plano Piloto, possibilitando maior acesso e envolvimento dos estudantes e da comunidade. Para isso, será criada a Mostra CéU nas Escolas, levando 3 que circularão pelas regiões administrativas Gama, Ceilândia e Sobradinho. Dentre os 10 espetáculos selecionados, via edital, serão reservadas, no mínimo, 3 vagas para espetáculos universitários do DF, visando a participação das principais instituições de ensino superior em teatro, locais e 1 vaga para um espetáculo estudantil oriundo do escolas do ensino médio.

O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília nasceu em 2017 com apoio do FAC e da FUNARTE e já é um dos mais importantes eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do Distrito Federal e do Brasil. Em sua primeira edição contou com a inscrição de 88 projetos de todo o Brasil, envolvendo mais de 850 artistas-pesquisadores. Deste total, foram selecionados, via edital, 104 artistas de 8 diferentes instituições universitárias públicas do Brasil. No âmbito local, envolveu as principais instituições de ensino em artes cênicas: UnB, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, IESB e IFB, além de importantes artistas e pesquisadores.

As apresentações dos espetáculos estão vinculadas a debates e análises, que por seu elevado nível didático pedagógico, graças ao corpo de professores-artistas, cumpre papel decisivo no estímulo à criação e à indução de novas experiências cênicas por meio de uma crítica fortemente reflexiva de caráter eminentemente construtivo. O Festival terá tradução em libras de todos os espetáculos participantes, assim como na primeira edição, uma vez que a inclusão social é um dos princípios que regem o projeto.

“Optamos aguardar para realizar o festival de forma presencial, e depois de tanta espera estamos com muita vontade de encontrar as pessoas, fazer o Brasil se encontrar aqui em Brasília, ver os artistas do norte no palco, olhar nos olhos dos artistas do nordeste e sudeste, ver o suor dos artistas do sul e centro-oeste escorrer na nossa frente. O teatro é a arte da presença!”, comenta o idealizador Diego Borges.

Poderão participar artistas e grupos veiculados às universidades de Artes Cênicas do país. As inscrições serão feitas por meio do site www.cenauniversitaria.com.br.

3º O Festival Cena Universitária Nacional de Brasília – CÉU

Saiba mais em @cenauniversitaria

Related posts
Teatro

Escola do Paranoá recebe espetáculos teatrais de graça

Teatro

Espetáculo será apresentado de graça no Complexo Cultural de Planaltina

Teatro

Tríade Brinquedo convida estudantes de artes para projeto artístico

Teatro

Espetáculo "A Bela e a Fera – On Ice" faz estreia nacional em Brasília