Gratuito

Festival apresenta cultura e tradições do Japão

O Japão é um país de contrastes entre uma cultura milenar e cidades com tudo o que existe de mais moderno. Para apresentar um pouco deste país surpreendente, o Pátio Brasil recebe o festival “Tesouros do Japão” entre os dias 17 de maio e 17 de junho. A mostra vai apresentar tradições, costumes, manifestações artísticas e curiosidades do país asiático.  Durante os trinta dias de Exposição, haverá uma programação paralela aos sábados e domingos com Apresentações de Kenjutsu (A arte da Espada Samurai), Odori (Danças Japonesas), Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Taikô (Tambor Japonês), além de Oficinas de Ikebana (Arte floral) e Origami (Arte de Dobraduras de Papel).

Ao chegar, o público será surpreendido com a famosa boneca japonesa Kokeshi com 1.80m, fazendo reverências. Também no local, uma bela ponte japonesa apresenta um cenário típico onde o público pode caminhar pelo jardim japonês, contemplar as delicadas cerejeiras e vestir quimonos e tirar fotos, guardando uma especial lembrança da viagem ao Japão. Os japoneses comemoram sua floração que anuncia o início da primavera (haru) e o fim do inverno (Fuyu), geralmente em março e abril, quando contemplam o belo espetáculo que a natureza oferece. Este costume é chamado de Hanami.

Mais à frente, o visitante vai encontrar a réplica inspirada no Santuário Pagoda Chureito que fica próximo do Monte Fuji. A réplica tem seis metros de altura. A Okya (Casa de Chá com tatames) também estará presente no evento com informações sobre a Cerimônia do Chá e o Matcha, o chá verde que faz muito sucesso entre os brasileiros.

Filmes sobre Samurais e uma imponente escultura do Samurai Arqueiro montado em um cavalo negro surpreende o público, que ainda poderá conferir vitrines com os principais armamentos Samurais, entre eles a famosa espada do Samurai, a katana. Biombos informativos apresentando os 12 principais Samurais da história, enriquecem o ambiente, trazendo muitas informações e curiosidades, ajudando o público a entender mais sobre o Código de Honra, o Bushidô.

A Exposição foi desenvolvida pela Aloha Eventos, com a curadoria especial de Ana Brites, e tem o apoio institucional da Japan Foundation e da FEANBRA – Federação das Associações Nipo Brasileiras do Centro-oeste.  

Fomento à cultura japonesa – De 17 a 26 de maio, o público pode conferir uma feira de produtos japoneses, com gastronomia típica japonesa, diversas atrações e artesanato local, homenageando a Amizade Brasil-Japão.  Entre as atrações serão realizadas apresentações de Taikô (tambores japoneses), Kenjutsu, Karatê, Odori, Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Cerimônia do Chá, entre outras. Na área de gastronomia típica, teremos a chef Rosa Takematsu que ensinará a fazer os principais pratos típicos japoneses.  Em homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o público poderá apreciar uma réplica do navio Kasato Maru, que trouxe a bordo durante 50 dias de viagem, 781 imigrantes japoneses que desembarcaram na Baía de Santos em São Paulo.

Serviço

Festival Tesouros do Japão

Venha conhecer o melhor da cultura japonesa

Quando? De 17 de maio até 17 de junho – Segunda a sábados de 10h às 22h e domingos e feriados de 12h às 20h

Onde? Praça Central e Varandão do Pátio Brasil

Quanto? Gratuito

Mais informações: (61) 2107-7404

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.