Exposição retrata particularidades de Brasília, Salvador e Rio de Janeiro

A exposição Capitais do Brasil, estará em exibição até o dia 6 de janeiro, no Museu Nacional da República. O acervo conta com mais de 300 mil fotografias do carioca Bento Viana. Selecionadas pelos curadores André Honor e Berttoni Licarião, o público pode enxergar Brasília, Rio de Janeiro e Salvador pelo delicado olhar do artista. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

O aritsta, morador de Brasília, Bento Viana teve o primeiro contato com uma câmera no Santuário Dom Bosco, quando pegou o equipamento emprestado do fotógrafo Carlos Terrana. No caso das imagens da capital federal, o fotógrafo ressalta: “são fotos que mostram uma arquitetura comum da cidade, só que de um ângulo diferente, principalmente visto do céu, tiradas de um helicóptero”. Das impressas, apenas duas fotos foram feitas do chão”. Ele destaca como exemplo um clique da escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, na Praça dos Três Poderes, em que três raios de sol rosados ficam evidentes. “Esse efeito diferente apareceu para mostrar que o céu de Brasília é realmente impressionante”, completa.

As fotografias tiradas em Salvador, em 2008, mostram um pouco da cultura, da história e da religiosidade baianas, de forma bastante colorida, no geral. “Até as fotos em preto e branco mostram uma coisa de um movimento na imagem”, enfatiza Viana.

“O material do rio é muito colorido, todo aéreo e faz parte do meu novo trabalho, que vai virar um livro”, conta o artista. As fotografias foram tiradas durante 40 horas. Fazem parte da exposição cliques de monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, o Castelo Mourisco, da Fiocruz, e uma estonteante panorâmica do Cristo Redentor. “É um material que gosto muito, porque revisito o lugar que cresci e me traz muita lembrança das cores”, relata.

Sobre a exposição

A colônia, o império e a república do país se unem em exposição inédita no Museu Nacional da República. Até 6 de janeiro, o público poderá transitar pela memória nacional, que contará com fotos, poemas e projeções.

A iniciativa mostra as três cidades que já abrigaram a sede dos poderes do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. A exposição promoverá experiências sensoriais e interativas ao público ao mostrar diferentes formas de enxergar o país e interpretá-lo.

  • SERVIÇO
  • Capitais do Brasil
  • Local: Museu Nacional da República (Eixo Monumental), Galeria do Térreo
  • Visitação: Até 6 de janeiro
  • Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h30
  • Informações: (61) 3325-5220
  • Visitas escolares agendadas pelo telefone (61) 98350-1166
  • Site: www.capitaisdobrasil.com.br
  • Entrada franca
  • Classificação indicativa livre
  • Evento com acessibilidade em Braille, em LIBRAS e em Mobilidade
  • Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal
Share

Recent Posts

ABCRED participa de reunião com Ministério das Cidades e CAIXA para incluir microfinanças em programa de melhorias habitacionais

A ABCRED trata com o Ministério das Cidades e a CAIXA sobre a possibilidade de…

4 dias ago

Robô que faz dispensação de medicamentos está em fase de testes no Hospital Regional de Santa Maria

Aliar o uso da tecnologia em prol da otimização do tempo da equipe de assistência…

7 dias ago

Núcleo de Arte e Cultura tem seu trabalho eternizado no DF

O Teatro Goldoni fechou as portas em 2021. O prédio em que estava situado foi…

2 meses ago

Cia. Sagrado Riso promove formação de palhaços no DF

A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa…

2 meses ago

Ana Castela e Gustavo Mioto terminam namoro pela terceira vez

O namoro foi assumido oficialmente em junho de 2023

2 meses ago

Fogo de Chão Brasília oferece ceias de Natal e Ano Novo com vista privilegiada para o Lago

Com cardápios especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, o restaurante aposta na…

2 meses ago