Exposição

Exposição de Mila Petrillo é prorrogada até dezembro no Centro Cultural do TCU

A exposição Arte de Transformação encantou os visitantes em Brasília com a mostra fotográfica acerca da multiculturalidade herdada por meninas e meninos que passaram pelas lentes da artista carioca, Mila Petrillo. A visitação gratuita, que encerraria em 15 de outubro, continuará no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União Marcoantônio Villaça até 3 de dezembro.

Com curadoria de Bené Fonteles, a exposição traz dezenas de registros que mostram crianças e adolescentes participando de oficinas de artes plásticas, dança, teatro e música.

Para o curador, a exposição, que tem sido um sucesso e atraído pessoas de todos os cantos da capital, traz uma reflexão sobre várias questões das heranças culturais e espirituais ameríndias, afro-brasileiras e mestiças, e aponta um novo caminho em que a arte tem um papel não só transformador, mas transcendente em todo nosso processo histórico e artístico.

Arte de Transformação conta com 154 fotografias, entre impressões em fine art, plotagens e em tecido, e surgiu a partir do livro de Mila, Arte de Transformação, organizado pelo artista e curador Bené Fonteles, em 2007, e exibe algumas das imagens que já mereceram destaque em publicações de entidades como UNESCO, UNICEF, USAID, BID, BNDES, ANDI, Fundação AVINA e Petrobrás.

Sobre Mila Petrillo

Fotógrafa profissional desde 1978, transitou pelas áreas da fotografia de cena para cinema, de espetáculos de dança e teatro, reprodução de obras de arte, publicidade, fotojornalismo, especialmente na área cultural e social.

Na grande imprensa fotografou para veículos como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, Veja, Isto é, Marie Claire, Vogue, Elle, Globo Rural, Revista Educação e Revista Nova Escola.

Fotografou momentos relevantes do movimento indígena brasileiro sendo destaque as exposições na Rio 92 e Rio + 20 e documenta de forma regular atividades de arte e educação para ONGs e instituições como: UNICEF, UNESCO, USAID, BID, UNFPA, BNDES, Fundação AVINA, ANDI, Instituto Alok, Petrobrás Social e outros. Publicou, entre outros, os livros Arte de Transformação (2007) e ATO! (2019). De 1987 para cá realizou 32 exposições individuais

O trabalho de Mila foi reconhecido com os prêmios Ayrton Senna de Jornalismo, Amazonas de Jornalismo Cultural, Meia Sola, APAC (Associação de Produtores de Arte e Cultura do DF) e pela Comenda Carlos Gomes de Mérito Cultural DF.

Mila Petrillo é reconhecida como Jornalista Amiga da Criança pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência) e Fundação Abrinq.

Atualmente, além de seu trabalho como fotógrafa, é também diretora do Dhyan Ponto de Meditação, espaço de meditação e desenvolvimento pessoal na Chapada dos Veadeiros.

Sobre o Centro Cultural TCU

As ações promovidas pelo Centro Cultural TCU oferecem a estudantes e ao grande público importantes oportunidades de acesso à história, à arte e a outras formas de manifestação cultural.

As exposições são atendidas pelo Programa Educativo do CCTCU, que promove a interação de alunos, professores e demais visitantes com o conteúdo expositivo para compartilharem suas experiências e pontos de vista. As atividades culturais do CCTCU  também têm a aptidão e o propósito de explicar a importância do papel do Tribunal de Contas da União e de aproximá-lo dos cidadãos, a quem já se dedica em sua missão institucional de aperfeiçoamento da administração pública em benefício da sociedade.

Serviço:

Arte de Transformação – Parte I, de Mila Petrillo

Curadoria | Bené Fonteles

Produção | IPCB – Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro

Visitação | Até o dia 03 de dezembro 

                    Segunda à sexta, das 9 às 18 horas

                    Sábado, das 10 às 17 horas

Visitação para escolas | De segunda a sexta, mediante agendamento 

Onde | Galeria Marcantonio Vilaça – Centro Cultural TCU

Endereço | Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3, Brasília – DF 

Telefone | (61) 3527-5221

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Related posts
Exposição

Fundação Brasileira de Teatro prepara material para exposição em Brasília

Exposição

Maria Paula mistura dança e massagem em oficina da exposição Beyond Van Gogh

Exposição

Expoabra 2022 oferece atrações para crianças

Exposição

Galeria do Hidden exibe última exposição da temporada com pintor Crico Lins