Kids

Exposição celebra aniversário de Brasília na 508 Sul

O projeto DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar é uma obra interativa que reinventa os espaços da cidade em caixas lúdicas e móveis, formando uma espécie de...

O projeto DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar é uma obra interativa que reinventa os espaços da cidade em caixas lúdicas e móveis, formando uma espécie de maquete criada gigante que pode ser manipulada pelas crianças. Por meio de uma topografia sensível, a obra abre espaço para o protagonismo da criança na composição de narrativas com a cidade de Brasília. Nessa interação artística, as crianças poderão vivenciar experiências sobre as escalas da cidade patrimônio. A abertura será no mês do aniversário de Brasília e durante duas semanas contará com uma programação diversificada com trocas de saberes, mediações para escolas e atividades artísticas. A ação artística-educativa é realizada pelo Coletivo ENTREVAZIOS e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e parceria do Espaço Cultural Renato Russo.

COMO TUDO VAI FUNCIONAR?

A obra ocupará a Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, de 28 de abril a 12 de maio e aproveitará o mês do aniversário de Brasília para potencializar as interações das crianças com a cidade. Serão duas semanas com visitação gratuita e a expectativa é receber um público de, aproximadamente, 1000 pessoas, dentre elas crianças de escolas públicas (por meio de agendamento prévio) e o público espontâneo.

Para a criação do conceito de DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar foram pesquisadas referências estéticas das escalas da cidade patrimônio: monumental, gregária, residencial e bucólica.

Tomando as relações das escalas como ponto de partida do projeto, o Coletivo ENTREVAZIOS criou essa obra que potencializa as relações entre o corpo-criança e a cidade, a partir de dispositivos lúdicos e interativos. Nessa interação com a obra, a criança poderá criar e explorar novas formas de
reinventar os territórios da cidade, criando a partir da brincadeira novas relações com a cidade. A obra ocupará a Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo, diminuindo as fronteiras entre a arte e o público, oportunizando ao transeunte novas possibilidades de fruir a arte.

QUEM FAZ?

O Coletivo ENTREVAZIOS é um grupo de multi-artistas sediado em Brasília. Atrizes, atores, performers, artistas plásticxs, maquiadores cenógrafxs, engenheiro e produtoras contribuem com seus trabalhos, ocupando as fronteiras entre as artes cênicas e visuais, com artistagens e intervenções que colocam o corpo em diálogo e co-criação com as poéticas da cidade. Atualmente, o grupo é formado por Luênia Guedes, Roberto Dagô, Maysa Carvalho, Gabriel Tomé e Thay Limeira.

DE VER CIDADE – Brasília, numa caixa de brincar
A obra permanecerá aberta ao público de 28/04 a 12/05 na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. Entrada Franca.

Terça a sábado (10h às 20h) e domingo (10h às 19h). Em alguns dias, haverá programação específica. Anote aí:

Domingo, 28/04 
16h às 19h – Abertura da obra
17h às 18h30 – Mediação – Rolê Cultural (agendamentos antecipados)

Sexta, 03/05 
15h às 17h – Troca de Saberes: (re)construindo territórios afetivos – vivência de mapa afetivo com Sônia Rampim e Paulo Peters – IPHAN

Domingo, 05/05
15h às 17h – Troca de Saberes: Construindo territórios de troca entre adultos e crianças. Mediado por Luciana Hartmann (UnB)

Quarta, 08/05
15h às 17h – Troca de Saberes: Transdisciplinaridade na arte com Sônia Paiva – Laboratório Transdisciplinar de cenografia – UnB

Sábado, 11/05
10h às 12h – Fruindo a obra com Coletivo ENTREVAZIOS – (agendamento antecipado)
15h às 17h – Desmontagem criativa da obra (agendamento antecipado)

Mais Notícias
Kids

Nesta quinta: Últimas sessões de "O Amigo Imaginário" em Ceilândia

Kids

Espaço Cultural Renato Russo abre cursos gratuitos para crianças

Kids

Show de Palhágica tem mais sessões no Teatro Brasília Shopping

Kids

"O Violinista Mosca Morta" circulará por escolas do campo do DF

Deixe um comentário