Gastronomia

Evento para os amantes de vinho, 2ª edição da Confraria Cultural do Piselli Brasília ocorre nesta quinta (27)

Degustação e harmonização. Essas foram as palavras-chave utilizadas pelo Piselli Brasília para elaborar a segunda edição da Confraria Cultural. Criado pelo restaurante este ano e marcado para ocorrer em 27 de outubro, o projeto nasceu com o intuito de oferecer uma experiência exclusiva de apreciação gastronômica e de vinhos. Em parceria com uma importadora pré-selecionada, o restaurante italiano elabora um tema para harmonizar comida e bebida da melhor forma possível e divulga um menu para um grupo seleto de interessados. A cada edição, também participa uma pessoa convidada, seja chef, sommelier, ou representante da mesma importadora para agregar à vivência.  

Nesta segunda edição, a casa apostou na junção da Itália com o Chile. Em parceria com a importadora Wine Brands, o Piselli Brasília chamou o produtor Marco Antonio De Martino, expert em vinhos e um dos donos da De Martino, marca de vinhos localizada no Chile, para participar como convidado especial. “Esta edição virá com muita força, tanto em sabor como em presença. Selecionamos cada etapa do menu a dedo, para que tudo se encaixe e proporcione uma vivência completa a todos que estiverem presentes”, afirma o restaurateur Juscelino Pereira. 

Uma fusão ítalo-chilena

O cardápio da segunda edição da Confraria Cultural proporciona ao cliente uma degustação culinária tão marcante quanto a da primeira edição, realizada em setembro. Ao longo da noite, serão servidas pequenas porções dos preparos elaborados pelo Piselli Brasília, para que os clientes tenham a oportunidade de saborear um pouquinho de tudo e ainda apreciar os vinhos sugeridos enquanto, de quebra, interagem com o convidado especial e aproveitam a noite. 

De entrada, o Piselli Brasília oferece o Canapé de Carpaccio Di Pesci, preparado com lâminas de peixe branco curado na casa, erva doce e ovas frescas sobre torrada integral. Haverá, também, o Espetinho Caprese e a tábua com lascas de queijo Grana Padano. Para harmonizar com esta etapa do menu, foi escolhido o vinho branco chileno De Martino Gallardía Old Vines White, no qual se destacam as notas florais e de frutas como pêssego, pêra e maçã verde. 

Na sequência, os clientes vão experimentar o Tartare di Tonno, um tartar de atum adornado com pepino, emulsão de limão e geleia de hortelã. Nesta etapa, a bebida sugerida é o De Martino Legado Gran Reserva Chardonnay 2017, vinho branco produzido no Norte do Chile, com notas de nectarina e amêndoa. 

Em seguida, os convidados poderão degustar de duas opções de primeiro prato. A primeira alternativa é uma delicada porção  da Plin D’anatra, massa fresca recheada com pato e molho do próprio assado. O vinho recomendado por Marco Antonio De Martino para acompanhar esse prato foi o De Martino Old Vigno Carignan 2019, vinho tinto rústico, com toques de frutas negras maduras e aroma balsâmico e de flores secas. A segunda opção é uma degustação do Risotto Funghi e Zucchini, feito com o cogumelo e duas texturas diferentes de abobrinha. Para esse preparo, a bebida proposta é o De Martino Viejas Tinajas Cinsault 2020, vinho tinto com aroma de terra e tabaco e com taninos delicados e polidos. 

Para encerrar a etapa de degustações salgadas, o Piselli Brasília vai oferecer pequenas porções de Ancho Al Carmenere, um ancho de Angus temperado com flor de sal, molho de vinho Carmenere e purê de batatas. O vinho sugerido para acompanhar esse preparo é o De Martino Vineyard Alto de Piedras Carmenere 2017, vinho tinto com aroma de goiaba, ameixa e cereja. 

De sobremesa, o Piselli Brasília selecionou gelatina de grappa com frutas da estação, preparo refrescante e leve, para finalizar a rodada de degustação da Confraria Cultural. A experiência completa sai a R$360 por pessoa, nesta edição. As reservas podem ser feitas até 25 de outubro.

A família De Martino 

A história da famosa vinícola De Martino começou em 1934, no Chile, com o italiano Pietro De Martino. Na Isla de Maipo, Pietro encontrou o solo perfeito para cultivar as uvas que, mais tarde, iriam render os rótulos que ele tanto ansiava produzir. Três gerações depois, chegam os irmãos Marco Antonio e Sebastián De Martino, que seguem os passos da família e continuam produzindo vinhos únicos e marcantes.

 A família De Martino possui, atualmente, 347 vinhedos espalhados pelo Chile. Além disso, a empresa foi pioneira na exportação de vinhos Carménère chilenos em 1996 e vencedora do prêmio Winery of the Year, no Chile, em 2011.

Serviço
2ª Edição da Confraria Cultural Piselli Brasília
Quando: 27 de outubro (quinta-feira), às 19h
Onde: Piselli Brasília – Shopping Iguatemi (Lago Norte)
Para mais informações: (61) 98124-0977 (Alê Nascimento) ou @pisellibrasilia 

Related posts
EspecialGastronomia

Veja restaurantes em Brasília onde é possível assistir ao primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo

Gastronomia

Encontro para quem ama vinhos, Cerrado Wine ocorre neste fim de semana em Brasília

Gastronomia

Brasilia recebe Sparkling Festival, evento de espumantes e vinhos

GastronomiaNacional

Bacio di Latte oferece gelato em dobro na Black Friday