Variedades

Estudantes do DF montam documentário que homenageia a cidade de Samambaia

Projeto Interdisciplinar realiza a gravação e edição de pequeno documentário dividido em 4 episódios. Os estudantes puderam experimentar o universo audiovisual para contar a história de Samambaia.

Samambaia foi institucionalizada como cidade no dia 25 de outubro de 1989. De lá para cá, muita coisa mudou. A região administrativa tem reconhecida importância no segmento de arte e cultura, fomentando e gerando ações que ganham reconhecimento país afora. Das atividades artísticas mais conhecidas, destaque para as quadrilhas juninas, que apresentam estilo próprio, que transforma em espetáculos os arraiais montados no período do tradicional festejo.

Agora, em 2022, estudantes do segmento EJA (Educação de Jovens e Adultos) do CEF 427, inovaram ao documentar em vídeo quatro expedições feitas em pontos importantes da cidade. A ação faz parte do trabalho interdisciplinar semestral da escola, que promove a união de professores e educandos num trabalho que lembra as conhecidas feiras de ciência.

Com as câmeras dos celulares nas mãos e muitas ideias na cabeça, os estudantes se revezaram em diferentes passeios por locais da região. Após a etapa de gravações, que ocorreram ao longo de duas semanas, trechos em vídeo foram compilados e editados pelos professores. A etapa final contou com a narração em áudio dos próprios estudantes, formando um documentário dividido em 4 episódios curtos.

Participaram da expedição os professores Kellen Dória (Língua Portuguesa) e Josuel Junior (Arte), que já desenvolve o conhecido projeto “Viagem Cultural”, que leva estudantes de Samambaia para conhecerem um dia de gravação nos Estúdios Globo (Projac), no Rio de Janeiro. Como os processos de gravação de programas de auditório mudaram depois da pandemia, a viagem foi convertida em expedição local, valorizando a própria comunidade. Na parte pedagógica voltada para a sala de aula, o trabalho também contou com o professor Felipe Batista (Língua Estrangeira – Inglês). A interdisciplinaridade é o ponto forte do projeto.

Estudantes e professores aproveitam o passeio

“O trabalho serve pra enaltecer a cidade. Não há nada que nos deixe mais orgulhosos do que poder falar bem de onde se mora. E quando o quesito e riqueza naturais e opções de lazer, Samambaia não fica pra trás. É de suma importância que a escola incentive o turismo local, bem como a promoção de expedições e passeios informativos”, defende o professor Felipe Batista.

No primeiro episódio, é possível conhecer o Parque Gatumé, importante zona de interesse ecológico situada entre as quadras 425 e 427 de Samambaia Norte. O segundo episódio foi realizado no Parque Três Meninas, próximo à quadra 611. Entre piqueniques e muita caminhada, os estudantes puderam descobrir curiosidades desses locais com intermédio dos professores.

O terceiro episódio foi gravado na tradicional Paróquia Santa Luzia, a igreja em formato de barca que fica na quadra 304 de Samambaia Sul. Lá, além de conhecerem o santuário, os estudantes tiveram acesso aos andares do subsolo e ao jardim temático externo. Por fim, um dos locais mais aguardados: As Dunas de Areia, que ficam na Zona Rural da cidade. As dunas são, na verdade, o local de lavra de uma mineradora de calcário que abre espaço para gravações e ensaios fotográficos artísticos – o que fez com que a expedição se transformasse num verdadeiro book onde estudantes e professores experimentaram as funções de fotógrafos e de modelos.

“Foi ótimo participar da expedição ao Parque Três Meninas! O lugar é lindo… Pena que está meio abandonado. Aquele local poderia ser ultizado para a comunidade de várias formas. Eu tirei as muitas dúvidas a respeito. O povo dizia que tinha histórias de fantasmas, que era violento, mas eu amei! Quando a gente ficou sabendo que ia gravar, meu Deus… Meu coração quase parou e as minhas mãos ficaram tremendo. Depois que vi os colegas começando, fiquei tranquila e fiz”, explica a estudante Sandra Lima, de 43 anos.

O trabalho ultrapassa os muros da escola quando colocado na internet, podendo servir de referência para outros estudantes que possam vir a desenvolver trabalhos escolares sobre a cidade. Os vídeos já estão disponíveis em canal do Youtube e serão apresentados aos estudantes das demais turmas nesta quarta-feira (dia 26 de outubro) no turno da noite.

Link 1 – Parque Gatumé: https://youtu.be/1VFs1asI8Hw

Link 2 – Parque Três Meninas: https://youtu.be/iGzQa98Lpkw

Link 3 – Paróquia Santa Luzia: https://youtu.be/G6qZoUaghPg

Link 4 – Dunas de Areia:

Related posts
Variedades

Super Adega planeja abrir duas novas unidades até o final do ano

Variedades

Fim de Semana agitado em Samambaia com Teatro, Dança e Shows

EspecialVariedades

Festival Magia Negra apresenta novidades no Complexo Cultural Samambaia

DestaqueVariedades

Nesta semana a Subúrbia está de volta à Cidade Estrutural