Teatro

Espetáculo Vin\co explora o tempo e as formas, inspirado na arte do origami

A companhia dançapequena, em colaboração com o coletivo Instrumento de Ver, apresentam o espetáculo Vin\co, dirigido e concebido por Édi Oliveira, com pré-estreia no dia 26/4, às 20h, como parte da programação do MID -Movimento Internacional de Dança. Vin\co é o primeiro espetáculo de dança dos artistas circenses Daniel Lacourt e Julia Henning, que já vêm elaborando pesquisa de movimento há anos.

Durante o espetáculo de 70 minutos, os artistas dobram-se enquanto seus corpos conversam, vincam-se e esculpem-se em movimentos. Vin\co proporciona uma experiência de pausa, desaceleração, de desfrute dos sentidos e de contemplação do silêncio e do preenchimento de vazios. A trilha sonora é assinada por Euler Oliveira, com iluminação de Moisés Vasconcellos e figurino de Roustang Carrilho. A produção é concebida por Julia Henning, Kamala Ramers e Maíra Moraes.

Vin\co é inspirado na técnica milenar do origami, prática japonesa que consiste em dobraduras de papel para dar forma a figuras. O nome se origina do verbo ori(dobrar) e do substantivo kami (papel), denominando a arte de vincar, manipular, torcer e dobrar até surgirem os mais diversos seres e objetos.

Para a concepção da peça, fazer um origami é uma experiência plástica, mas também sensível, sensorial e poética, onde são trabalhadas noções de simplicidade, geometria, tempo, equilíbrio, fragilidade, delicadeza, leveza, figuração e abstração. A partir desse preceito, Vin\co propõe uma experiência sobre a plasticidade dos corpos e do encontro estabelecidos entre o papel e os intérpretes, explorando também a relação com o tempo e com as formas.  

O diretor Édi Oliveira, bailarino e mestre pelo programa de pós-graduação em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), iniciou seus contatos com a dança contemporânea ainda na universidade. Há 20 anos trabalha como dançarino, figurinista, ator e artista-pesquisador em diversos projetos do Distrito Federal, ao lado de nomes importantes da cena cultural brasileira, como Giselle Rodrigues, Hugo Rodas, Luciana Lara e Leonardo Shamah.

Julia Henning é gestora e artista integrante do Coletivo Instrumento de Ver, onde desenvolve pesquisa artística focada no movimento, por meio da dança e acrobacia, há 17 anos. Sua pesquisa passa por investigações entre diferentes linguagens e suas relações com o circo. Nos espetáculos do coletivo, atuou como artista criadora e, mais recentemente, atuou na área da direção. É mestre em Artes Cênicas pela UnB e possui formação em dramaturgia circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França).  

Daniel Lacourt iniciou seu percurso artístico com o grupo Esquadrão da Vida. Passou por formações na Escola Nacional de circo, no Atelier de Pesquisa Aérea (RJ), na escola de circo Arc-en-Cirque – Chambéry, França e ESAC, em Bruxelas. Criou o grupo Tecendo Fios d´Éter. Integrou o coletivo Instrumento de Ver por 10 anos, onde criou espetáculos circenses em diferentes funções, como artista circenses, diretor, rigger ou diretor técnico.

Espetáculo Vin\co

Realização dançapequena

Co-realização: coletivo Instrumento de Ver

Direção e concepção:  Édi Oliveira

Intérpretes criadores Daniel Lacourt, Édi Oliveira e Julia Henning

Trilha Sonora: Euler Oliveira

Desenho de luz: Moiséz Vasconcellos

Figurino: Roustang Carrilho

Produção: Julia Henning, Kamala Ramers e Maíra Moraes     Fotos: João Saenger      Vídeo: Cícero Fraga (COMOVA)     Arte: Bruna Daibert     Apoios: MAPATI, Galpão Instrumento de Ver, Bodega de La Habana, Kale Espaço de Saúde 

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação

Duração 70 minutos

Classificação livre

Serviço

Vin\co

Pré-estreia na programação do MID -Movimento Internacional de Dança

Realização dançapequena

Co-realização: Coletivo Instrumento de Ver

Sexta, 26 de abril, às 20h

Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

ingressos – R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). À venda pelo https://www.ingressorapido.com.br

 e na bilheteria do Espaço Cultural.

CI – Livre

Related posts
Teatro

Espetáculo "Sangue no Olho" ganha temporada presencial em Brasília

Teatro

Brasília recebe Authentic Flamenco, espetáculo de dança com renomados artistas da Espanha

Teatro

G7 anuncia duas sessões do espetáculo "As Aventuras de Nina e a Cidade Avião" em dezembro

Teatro

Espetáculo sobre Vinicius de Moraes entra em cartaz em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *