ExposiçãoTeatro

Espaço Cultural Renato Russo recebe Exposição Palcos e espetáculo A Vida Ordinária de Cristina

A programação cultural segue com muitas novidades no Espaço Cultural Renato Russo. Essa semana, de 16 a 22 de maio, destaque para a abertura da Exposição Palcos, da artista Mathê Avellar, e a curta temporada do espetáculo A Vida Ordinária de Cristina, com Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo) e Luísa Rodrigues, são destaques da programação.

ARTES PLÁSTICAS

Exposição Palcos, de Mathê Avellar

De 21 de maio a 16 de junho

Visitação: Ter a sex, das 10h às 20h / Sab e dom, das 12h às 20h

Na exposição Palcos, a artista plástica Mathê Avellar nos convida a pousar o olhar sobre uma espécie de arqueologia do movimento em suas pinturas/performances. Sua arte surge como consequência de suas próprias experimentações gestuais   vindas da dança, outro campo de atividade a que se dedica. A tela torna- se palco de sua poética corporal que se lança no espaço compositivo registrando rastros de movimentos, fragmentos de gestualidades.

Com curadoria de Aloísio Lima, Palcos ilustra o rompimento de fronteiras entre campos artísticos diferentes, centro do interesse da artista na junção de elementos e práticas experimentais. Suas obras pulsam movimento e o registro pictórico é tão somente umas das etapas da obra que se compõe de momentos no espaço/tempo, dança, uma paleta de cores definida pela emoção que deseja dividir com o público, improviso gestual, música,  corpo  e      alma.

O projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) inclui ainda oficinas gratuitas de desenho em aquarela, realizadas aos sábados no Espaço Cultural Renato Russo.

TEATRO

A Vida Ordinária de Cristina

Dias 21 e 22 de maio, às 19h

Entrada franca – sujeito à lotação do teatro

CI – 14 anos

Espetáculo com dramaturgia de Alexandre Ribondi, direção de Alessandro Brandão e atuação de Adriana Nunes (Os Melhores do Mundo) e Luísa Rodrigues aborda encontro emocionante em temática LGBTQIA+

São muitos os obstáculos que podem, ainda, separar pessoas de diferentes gerações.  Impedimentos que confrontam épocas distintas e questões que apontam divergências na visão político/social e humanitária ao englobar pessoas dissidentes em luta pelos direitos mais básicos. Direitos LGBTQIA+. Foi pensando em todas estas questões que o ator, diretor e dramaturgo Alexandre Ribondi se juntou ao diretor, ator e bailarino, Alessandro Brandão, e as atrizes Adriana Nunes, Luísa Rodrigues e grande equipe por detrás das ribaltas para conceber o mais novo espetáculo teatral A Vida Ordinária de Cristina.

A obra inédita que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), apresenta Tônia (Luísa Rodrigues), uma mulher transgênero que se encontra nos bastidores de um programa de televisão sensacionalista. Cristina (Adriana Nunes), uma mulher cisgênero simples e intimidada pelo ambiente, também espera para gravar no estúdio do programa. Ambas se encontram na espera das gravações.

“O espetáculo narra a encontro de duas mulheres que buscam desvendar situações conflitantes do passado. Tudo gira em torno das descobertas das diferenças e das frustrações das expectativas sociais que os pais impelem na formação de seus filhos. A peça discorre sobre a transgeneralidade e como o apoio, o amor, o acolhimento em seu primeiro e mais importante núcleo: o familiar, pode ser a base sólida de sustentação para a formação de um ser humano em liberdade e com valoração  de suas potências. A peça nos leva de maneira simples e contundente a perceber que o amor desfaz o medo e sisudez de uma sociedade arraigada na heterocisnormatividade”, adianta o diretor Alessandro Brandão.

Serviço

Espaço Cultural Renato Russo

(508 Sul, Bloco A)

Programação de 16 a 22 de maio

Nos sigam no instagram

@espacoculturalrenatorusso

Related posts
Teatro

Fenômeno infantil, Bolofofos se apresenta com show em Brasília

Teatro

Os Tapetes Contadores de Histórias abre Sessão extra na Caixa Cultural Brasília

Teatro

Espetáculo teatral Descaminho entra em cartaz em Brasília

Teatro

Espetáculo O Violinista Mosca Morta entra em cartaz na Casa do Quatro, na Asa Norte