Seguindo o projeto de valorização da cultura artística brasileira e de oferta de cursos gratuitos de qualidade, o Espaço Cultural Renato Russo abre atividades que começam já na tenra idade, incluindo bebês e crianças, até adolescentes de 16 anos de idade. As inscrições já estão abertas ( www.espacoculturalrenatorusso.com.br ) com vagas limitadas.
A artista e arte educadora Bella Rocha oferece dois cursos distintos para bebês e crianças e para adolescentes: Oficina de Dança – Ritmo Brasileiros, que acontecerão às terças-feiras e o curso Leiturinha com Bella Rocha, para bebês até seis anos de idade, aos domingos.
As aulas são gratuitas e oferecidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. As inscrições estão abertas, possuem vagas limitadas e podem ser feitas pelos canais digitais do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. Instagram @espacoculturalrenatorusso ou www.espaçoculturalrenatorusso.com.br.
Atividades gratuitas com inscrições abertas:
Atividade: Ritmos Brasileiros – Oficinas de Dança para Crianças e Adolescentes
Instrutor(a): Bella Rocha
Horário: 18 de abril a 4 de julho
Grupo 1 (crianças de 6 a 9 anos de idade ) – terças-feiras – 14:00 às 14:45
Grupo 2 (crianças de 10 a 16 anos de idade) – terças-feiras – 15:00 às 15:45
Resumo da atividade: A atividade tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a cultura brasileira por meio da dança. Com encontros temáticos, será abordada a construção dos movimentos pelos ritmos, a importância da dança na cultura e sua contribuição na sociedade. As oficinas visam ainda auxiliar as crianças e adolescentes no desenvolvimento do domínio de seus movimentos, expressões e comportamentos (motor, afetivo, social, físico, psicológico), de forma lúdica e harmoniosa, contribuindo com a formação de movimentos simples a complexos, associando gestos, expressões, sensações, respiração, concentração, pulsação, melodia e ritmo.
Atividade: Leiturinha com Bella Rocha
Instrutor(a): Bella Rocha
Horário: 16 de abril a 2 de julho
Grupo 1 (crianças até 3 anos de idade) – domingos – 09:15 às 10:15
Grupo 2 (crianças de 4 a 6 anos de idade) – domingos – 10:30 às 11:30
Resumo da atividade: A cada encontro será realizada a leitura dinâmica de uma obra infantil, com ilustrações palpáveis e roda de conversa pós leitura com a retomada do que foi lido (para ativar a memória) e desenho do que foi entendido para finalizar (nesta parte do encontro as crianças menores brincam brincam com as imagens enquanto os maiores desenham). A atividade e o ritual de sentar-se em roda para a leitura contribui para o desenvolvimento da socialização, da linguagem oral, da apreciação pelo descobrimento e estudo, da interpretação e crítica, da exploração das histórias e da criatividade. Os benefícios se estendem para o fortalecimento de vínculo afetivo e habilidades socioemocionais. Auxilia na concentração e foco, além de ser um excelente aliado para reduzir os efeitos negativos causados pelas telas nos cérebros das nossas crianças e estimular a troca, o contato visual e a compreensão.
Obs: Durante a atividade a criança deverá estar o tempo todo acompanhada da pessoa responsável. A metodologia da Leiturinhas contempla a participação da criança de da pessoa responsável.
Serviço
Novos cursos gratuitos no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul
Inscrições abertas pelo www.espacoculturalrenatorusso
ou link da bio no Instagram @espacoculturalrenatorusso
O “CONECTA TRIPÉ” conta com um guarda-chuva de ações artísticas e formativas. Além dois oito…
Projeto do DF segue ofertando oficinas artísticas gratuitas ao público. Neste mês, haverá oficinas com…
O projeto “CONECTA TRIPÉ: Histórias que Inspiram” convida figuras das Artes Cênicas do DF para…
A fim de preservar e difundir informações sobre a coleção reunida ao longo dos 40…
Projeto do DF oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Em setembro, Julia Henning e Maíra…
Lançamento de livro e oficina de aquarela botânica celebram as cores do Cerrado