Especial

Escolas públicas da Ceilândia recebem Festival de Rock – Ferrock

Pioneiro no Distrito Federal, o “Festival Revolução e Rock – FERROCK” lança a primeira ação da sua 37ª edição. O Ferrock Arte nas Escolas” acontece até 21 de maio, com atividades pedagógicas. Além de bandas de rock da capital, o Ferrock Arte nas Escolas leva oficinas de arte para os alunos da rede pública de Ceilândia.

A iniciativa possui, além do cunho sócio-educativo ambiental, um viés ligado ao patrimônio imaterial brasileiro, uma vez que os eventos utilizam expressões mais populares como chamariz para apresentações da nossa cultura tradicional, que se mesclam e interagem harmonicamente. Assim misturam o rock em suas várias vertentes com a cultura popular, trazendo riqueza e diversidade ao evento. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

Há quase 40 anos valorizando a cultura e o rock local, o Ferrock se mantém na trajetória ligada ao processo de organização cultural da cidade e as causas sociais. Ari de Barros, um dos fundadores do Ferrock, ressaltou que, durante o projeto, os alunos terão a chance de ampliar seu universo, indo além do cotidiano. “É muito importante manter o interesse dos jovens dentro da escola por mais tempo, através do contato com atividades culturais diversificadas, tendo acesso a uma formação mais completa.”

Para Ari de Barros, o maior desafio do projeto é mostrar que o lúdico é tão importante quanto os outros conteúdos para a formação completa de um cidadão com senso crítico e sensibilidade apurada dentro do contexto em que está inserido: 

“É muito gratificante perceber que esses jovens se superam a partir de um trabalho que crê que todos têm capacidades, e o Ferrock deseja retirar as barreiras existentes”.

Fernando Benicio, da segunda geração do Ferrock, lembra que o projeto dá sequência ao histórico do festival. Ele acredita que esses esforços têm mudado a configuração de Ceilândia. “Como morador da cidade, fico muito feliz de ver as escolas com as portas abertas, recebendo culturas populares, ampliando horizontes, mostrando e fazendo arte com os alunos. Ofertando a eles um leque de oportunidades para que talentos sejam descobertos. Ceilândia passa a ser vista como um local que desperta sonhos, concretiza ações e constrói uma identidade nova, despindo-se dos rótulos”, conclui.

FERROCK: TRADIÇÃO E PIONEIRISMO

Com a missão de oferecer ao público atividades sócio-culturais, lazer, diversão e informação, o Ferrock atribui seu sucesso por usar a música para abordar temas sociais que precisam ser debatidos e refletidos em conjunto.

Nomes consagrados como, Sepultura, Ira, Ratos de Porão, Made in Brazil, O Terço, sem deixar de mencionar as atrações internacionais como JJ Jackson (USA), Napalm Death (Inglaterra), Uriah Heep (Inglaterra), Suffocation (USA) e Johnny Winter (USA), são apenas algumas das atrações que já passaram pelos palcos do Ferrock.

Serviço:

37ª edição do Festival Ferrock – Arte nas Escolas

Quando? 1 abril até 21 de Maio

Onde? Escolas da Rede Públicas de Ceilândia

Ingresso: Gratuito

Confira a programação completa:

Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia

Apresentação de Bruno Z e Banda – 01 de abril às 15h;

Apresentação do grupo de Capoeira Ginga Ativa – 8 de Abril às 15h; e

Apresentação do Grupo Curumim – 14 de abril nos períodos matutino e vespertino.

Escola Classe 45

Apresentação do Grupo Curumim – 13 de maio nos períodos matutino e vespertino; e

Apresentação do grupo de Capoeira Ginga Ativa – 20 de maio às 15h.

Escola Técnica de Ceilândia

Apresentação de Marcos Gretta e Banda – 05 de maio às 15h;

Apresentação do Grupo Curumim – 21 de maio nos períodos matutino e vespertino;

Related posts
Especial

Próxima edição do Casamento Comunitário corre em abril

EspecialTeatro

Daniel Calvet chega ao DF com Performance e Dança

Especial

Feira Livre do Riacho Fundo II recebe show de forró

Especial

Especialistas da Lei Geral de Proteção de Dados participam da Campus Party Brasília