Gastronomia

Em novembro, Brasília recebe o Festival Fartura Gastronomia

O projeto Fartura – Gastronomia do Brasil apresenta, entre os dias 8 e 27 de novembro de 2022, a Temporada Fartura, com ações e eventos em todas as regiões do país e em Portugal. Representando o Centro-Oeste, Brasília recebe o Festival Fartura no dia 16 de novembro. As atrações envolvem um jantar especial com chefs convidados e roteiro gastronômico com pratos exclusivosOs festivais também acontecem em Belo Horizonte e Nova Lima (8 a 13/11), Lisboa – Portugal (16/11), Florianópolis (17/11), Belém (19/11), São Paulo (18 a 20/11) e Fortaleza (24 a 27/11).

Durante o evento, o chef Marcelo Petrarca recebe no restaurante Lago, um de seus estabelecimentos na cidade, o chef carioca Pedro Siqueira (Puro Restaurante, Massa Trattoria, Ella Pizzaria e Push Burger). Juntos, eles fazem um jantar inédito a quatro mãos no dia 16 de novembro.

Ao mesmo tempo, quem estiver na capital federal durante a Temporada Fartura, também pode aproveitar o Roteiro Gastronômico especialmente criado pelas curadoras do projeto, com pratos exclusivos de 10 a 20 de novembro. Ele começa no Café e um Chêro; passa pelo almoço no Aroma, do chef Ronny Peterson; a sobremesa fica por conta de Guto Jabour, no Sweet Cake; pausa para um petisco no Teta Bar; e finaliza com um drink no Bar do Lustre.

A Temporada Fartura é apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da Arte Projeto, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores.

Sobre a Temporada Fartura

Enquanto Belo Horizonte e Nova Lima recebem chefs internacionais e eventos de rua; Lisboa é a cidade da quarta edição do projeto em Portugal, com uma oportunidade única de falar da gastronomia brasileira; em BrasíliaFlorianópolis Belém, um chef local recebe um convidado de outro estado para jantares e almoços especiais e há, ainda, um roteiro gastronômico com pratos exclusivos em restaurantes das cidades. Em São Paulo, produtores premiados e chefs renomados de todos os estados brasileiros se reúnem com o público no Jockey Club; e em Fortaleza o Fartura encerra a temporada com gostinho de Nordeste pela sexta vez, no novo espaço da cidade, Estação das Artes. Os eventos têm curadoria de Carolina Daher, jornalista gastronômica de Minas Gerais e Morena Leite, chef do Instituto Capim Santo, de São Paulo.

“Com a realização da Temporada Fartura, vamos mostrar a variedade da nossa culinária e a gastronomia como uma verdadeira potência econômica, que reúne desde simples cozinheiros a grandes chefs em conjunto com produtores rurais, indústrias de alimento e comércio. A gastronomia é um grande patrimônio cultural e econômico brasileiro e é também a nossa causa, a nossa essência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia.

A forma de apresentar esse propósito, essa causa, é conectando a cadeia alimentar desde a sua origem, por meio das Expedições Fartura – viagens gastronômicas que rendem conteúdo, livros e filmes – até os pratos servidos para o público nos festivais em todas as regiões do Brasil e no exterior.

A Temporada Fartura – que acontece em seis capitais brasileiras, uma cidade do interior e uma capital europeia, em pouco mais de 20 dias – finaliza um grande ano para o projeto Fartura, que consolida-se como a maior plataforma de gastronomia do Brasil.

Em 2022 já foram realizadas Expedições Gastronômicas, além de festivais em Brumadinho (Inhotim), Tiradentes, Serro (MG) e Conceição do Mato Dentro (MG), somando 12 cidades em todas as regiões brasileiras e Portugal. Ao todo, serão mais de 200 chefs e 100 produtores participantes e a expectativa é que o público chegue a quase 100 mil pessoas.

SERVIÇO

Festival Fartura Gastronomia – Brasília

Jantar com Marcelo Petrarca e Pedro Siqueira

16 de novembro, às 20h

Lago Restaurante – St. de Habitações Individuais Sul QI 5 – Lago Sul, Brasília

Reservas: (61) 99862 5199

Roteiro Gastronômico – Temporada Fartura

10 a 20 de novembro

Café e um Chêro (109 Norte, Bloco C, loja 37 | 107 Sul, Bloco C, loja 2)

Aroma (CLS 407, BL A, LJ 34, SHCS CLS 407 – Asa Sul)

Sweet Cake (Asa Sul CLS 412 BL D Loja 23/27 – Asa Sul)

Teta Bar (Asa Sul CLS 103 BL B Loja 34 – Asa Sul)

Bar do Lustre (Asa Norte CLN 412 BL B loja 40)

Mais informações:

farturabrasil.com.br

Intagram.com/farturabrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL

A Plataforma Fartura tem a gastronomia como uma causa. O seu propósito é promover a transformação social e o desenvolvimento econômico, por meio de oportunidades para os integrantes dessa cadeia e compartilhamento de conhecimento gastronômico.

O projeto tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência/festivais – criando conexões entre os integrantes dessa cadeia.

Na prática, a Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens de pesquisa que já percorreram mais de 90 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

 Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em todas as regiões do Brasil e em Portugal, totalizando onze cidades: Belém, Brasília, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Tiradentes, Brumadinho (Inhotim), Conceição do Mato Dentro, Serro e Lisboa. Com mais de uma década de atuação, os Festivais Fartura reuniram mais de 900 mil pessoas. Em nossas plataformas digitais, já alcançamos mais de 22 milhões de usuários.

Related posts
EspecialGastronomia

Veja restaurantes em Brasília onde é possível assistir ao primeiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo

Gastronomia

Encontro para quem ama vinhos, Cerrado Wine ocorre neste fim de semana em Brasília

Gastronomia

Brasilia recebe Sparkling Festival, evento de espumantes e vinhos

GastronomiaNacional

Bacio di Latte oferece gelato em dobro na Black Friday