Kids

Dia das Crianças: saiba onde celebrar a data

Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília preparou uma programação especial para toda a família curtir o feriado prolongado e se divertir com os homenageados da vez: os pequeninos. Serão quatro dias de muita animação e brincadeiras em um dos locais mais queridos pelos brasilienses. De sábado até terça (09 a 12 de outubro), o espaço vai contar com várias opções de entretenimento e atrações culturais para as crianças: pista de skate, exposições, aulas de dança, espetáculo musical, cinema e teatro infantil. A data ainda marca o aniversário de 213 anos do Banco do Brasil e os 21 anos do CCBB Brasília.

Confira a programação completa!

Atrações de sábado a terça

Prepare o skate, o equipamento de segurança, as peças para customização e venha conhecer o Skatepark do Quintal CCBB com as crianças!

Aproveitando o grande sucesso que o skate está fazendo entre as crianças após as Olímpiadas, o CCBB montou uma mini ramp em seu jardim para os pequenos poderem praticar suas manobras, além de uma arena de skate de dedo (fingerboard). Ambas estarão abertas para as crianças das 9h às 17h.

A programação também vai contar oficinas de graffiti com a artista urbana Brixx Furtado, entre os horários de 10h, 12h, 14h e 15h30, e oficina de customização com a artista urbana Ju Borgê, que ensinará os pequenos a transformar aquele velho calçado, boné, mochila, jaqueta ou camiseta comum em uma peça cheia de vida e estilo por meio de pinturas, rasgos, bordados, tachas e alfinetes, entre os horários de 11h, 13h, 15h e 16h. Vale lembrar que todas as oficinas possuem uma hora de duração.

Diversão de várias gerações!

Após o sucesso das quatro edições do projeto “Qual sua coleção”, em 2019, o CCBB Brasília apresenta a edição de 2021 desta exposição. Para quem curte as décadas passadas, o evento terá muitas atrações, incluindo carrinhos de rolimã, perna de pau, jogo de bets, coleções de miniaturas de carros, bonecos de ação (action figures), camisas de times de futebol, camisetas temáticas, jogo de botão, videogames antigos, futebol de botão, discos de vinil, história em quadrinhos, coleções de cédulas e moedas, selos, antiguidades, livros raros e antigos, dentre outros. A exposição funciona das 11h às 18h, de 9 a 12 de outubro no primeiro andar do CCBB, com entrada gratuita (espaço sujeito à lotação).

Segundo o organizador da mostra, Rogério Siqueira, os itens expostos são colecionáveis “A maioria dos expositores são colecionadores e amantes da cultura retrô. Os objetos estão em excelente estado de conservação”, lembra Siqueira. “Nosso movimento, que é responsável por esse e por outros eventos, é formado por gente que quer resgatar os objetos e os valores das gerações passadas, mostrando que havia outras formas de diversão e entretenimento em família e com amigos antes da era digital”, completa o organizador.

A união de diversos colecionadores, somando diferentes coleções e hobbies, dá origem à mostra. “Visitando nosso evento, os pais e avós podem mostrar aos filhos e netos, jogos de rua antigos, brinquedos, hábitos e hobbies que certamente farão parte de uma educação mais completa e abrangente para essas crianças e jovens, fazendo um paralelo entre o analógico e o digital”, afirma Rogério Siqueira.

Teatro

O festival Movimento Internacional de Dança (MID) chega ao último final de semana de sua edição de 2021 com um espetáculo infantil “Iracema”, de Rosa Primo, parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar, para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. As sessões serão apresentadas nos dias 9, 10 e 12 de outubro, sempre às 16h, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), classificação indicativa livre.

Apresentações únicas no Quintal CCBB

No domingo (10), às 17h, o Movimento Internacional de Dança, MID, oferece um aulão de K-pop – Kai Hyden. Febre entre crianças, adolescentes e jovens, o K-POP surge da cultura popular coreana e deriva de variados estilos musicais ocidentais, dentre eles a black music, pop norte-americano, rock, jazz, R&B e country. O aulão é gratuito, livre para todas as idades e acontecerá no palco externo do Quintal CCBB.

Já no feriado, terça-feira (12), o palco externo do Quintal CCBB recebe uma atração preparada especialmente para as crianças. Os pequenos poderão assistir gratuitamente ao espetáculo musical “Os Saltimbancos” ao ar livre em montagem do grupo Mapati. A apresentação será às 17h e tem classificação livre.

Às 18h, o CCBB Educativo promove Sessão Miúda ao ar livre, uma exibição de curtas metragens produzidos coletivamente pelas próprias crianças que participaram das oficinas de arte, do Lugar de Criação, durante os meses de julho e agosto. Uma proposta de cineclube para toda gente miúda que gosta de cinema, arte, história, fantasias e imaginação. A classificação indicativa para a atividade é de 10 anos e é gratuita.

Apresentação da Orquestra

Para encerrar a programação do feriado em grande estilo e celebrar os 213 anos do Banco do Brasil e 21 do CCBB Brasília, a Orquestra de Câmara de Brasília fará uma apresentação especial no Quintal CCBB a partir das 19h. Sob regência do Maestro Cláudio Cohen, serão apresentados clássicos de trilhas sonoras do cinema e do rock brasileiro, entre eles os grandes sucessos da banda Legião Urbana. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todas as idades.

Arte e cultura para todas as idades

Além das atividades especiais de Dia das Crianças, a programação do CCBB Brasília no feriado continua com opções para todas as idades.

As exposições “Egito Antigo: do Cotidiano à eternidade”, “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” e “Hiato” podem ser visitadas de 09h às 21h gratuitamente. Já para os cinéfilos, “Encontros à deriva: Retrospectiva Hong Sang-soo” e a “Mostra de Documentários Coreanos” apresentam o cinema coreano ao público de Brasília em sessões gratuitas no Cinema do CCBB.

Confira mais informações e a programação completa do CCBB Brasília em www.bb.com.br/cultura

Serviço:
Dia das Crianças no Quintal CCBB

Quando: 9/10 a 12/10
Onde: Jardins, estacionamento e primeiro andar
Entrada gratuita – sujeita à lotação
Classificação Livre
Confira a programação completa em: www.bb.com.br/cultura
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES Trecho 2 Lt. 22 – Brasília/DF Tel.: (61) 3108-7600
E-mail: [email protected] | Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia | twitter.com/CCBB_DF | instagram.com/ccbbbrasilia
Site: www.bb.com.br/cultura

Related posts
Kids

Aloha Festas estreia no Natal FUNNtástico com sua brinquedoteca Faz de Conta

Kids

Peça "Os Pequenos Mundos" terá sessões gratuitas

KidsTeatro

Espetáculo "Os Pequenos Mundos" continua em cartaz no CCBB

Kids

Boulevard Shopping Brasília lança concurso para crianças que sonham em ser influencers