Especial

Dez dicas para organizar os estudos em casa e passar no Enem

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, muitos estudantes costumam ficar apreensivos, ainda mais agora que todos estão cumprindo o distanciamento social para conter a...

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, muitos estudantes costumam ficar apreensivos, ainda mais agora que todos estão cumprindo o distanciamento social para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia, Maria Cristina Borges, preparou algumas dicas essenciais para organizar os estudos em casa e obter um bom resultado em processos seletivos.

Elencar os conteúdos que irão cair na prova, programar os horários de estudos e cumprir o tempo estipulado, além de retomar o conteúdo das aulas online do dia, preferencialmente na mesma sequência, são essenciais. “Priorizar os conteúdos que o estudante considera mais difíceis, dedicando maior tempo a eles, buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar as matérias também é importante”, destaca a coordenadora. Maria Cristina lembra ainda que é fundamental praticar a escrita de redação em diferentes gêneros textuais pedidos nos vestibulares e Enem.

Mas de que forma organizar a rotina tendo tempo também para o descanso? A coordenadora explica que para isso é preciso planejar uma agenda de estudos com tempos definidos e ter disciplina para cumprir. “É essencial garantir momentos para o lazer, priorizando o bem-estar, cuidando da alimentação e praticando atividades físicas. É importante treinar a respiração, como forma de relaxamento. Assim, o estudante vai favorecer a assimilação de conhecimentos e o autocontrole”, diz.

Para diminuir a ansiedade nesta época, a coordenadora afirma que é essencial estudar com antecedência, encarar esse momento como um desafio, uma oportunidade, manter uma atitude positiva, confiante, reaprender e desenvolver novas habilidades. Durante a preparação para a prova, fazer exercícios físicos para melhorar o raciocínio e a memória, além de dormir cedo. Para a reta final, é imprescindível dar continuidade ao processo de organização dos estudos, cuidando da saúde e priorizando as revisões.

Confira os 10 passos sugeridos pela coordenadora para obter um bom resultado no Enem:

– Defina datas e horários para as revisões.

– Organize um cronograma que contemple todos os componentes curriculares.

– Reserve uma semana para cada área do conhecimento.

– Selecione o que vai estudar em cada componente curricular.

– Perceba como você aprende melhor, qual é o seu estilo de aprendizagem.

– Releia suas anotações, identificando as dúvidas.

– Busque as respostas no material didático e veja se compreendeu o assunto.

– Elabore perguntas, grave vídeos, explique o conteúdo para alguém e resolva provas de anos anteriores.

– Participe de aulões e tire dúvidas.

– Acompanhe as notícias e reportagens para ter mais repertório acadêmico.

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família