Variedades

Criatividade nua e crua. Artista visual desafia a relação entre fotografia e performance

As redes mudaram e o consumo do que é produzido nelas também. Arthur Scovino aposta na criatividade e na ousadia, conquistando públicos que também não aguentam mais a caretice dos tempos atuais.

As redes mudaram e o consumo do que é produzido nelas também. Criadores de conteúdo apostam na criatividade e na ousadia conquistando públicos que também não aguentam mais a caretice dos tempos atuais.

O que você consome para além do Instagram e do Facebook? É sabido que no instagram as tribos mais alternativas se encontram e que no face a tribo de nossos pais e mães se sentem mais acolhida, mas o que fazer quando essas duas redes mais “usuais” passam a dificultar o acesso ao conteúdo gerado por artistas e provocadores digitais?

Uns diriam para irmos buscar diversão no X (antigo Twitter), mas mesmo mudando o nome, o clima da rede ainda é o mesmo. Se há espaço para tal atividade e se há quem queira produzir conteúdo ou apenas consumir, maravilha. A questão é: muita gente inteligente e sensível deixa de postar suas rotinas e seus trabalhos no Instagram e no Facebook porque, ao menor sinal de pelinhos que escapolem de sungas e biquínis pequenos, o algoritmo identifica que tal postagem vai contra a política do aplicativo.

O que fazer então no caso de quem pratica naturismo ou produz trabalhos com nudez artística? A migração para o X Twitter não parece a melhor opção. Montar um site? Mas quem vai acessar? É aí que surgem plataformas novas onde alguém tem algo a oferecer e alguém se sente sensibilizado a consumir! Por isso o Privacy tem feito sucesso, pois até a operacionalização da coisa é mais facilitada do que no Onlyfans, por exemplo, onde é necessário um cadastro chato e demorado, sem contar na demora para a verba cair na conta dos donos dos perfis. Naturalmente, existem algumas regras meio chatinhas. Em algumas plataformas, não é possível postar fotos em locais públicos.

Por vivermos numa sociedade em que a nudez livre ou artística é sempre atacada, ver alguém que se revela, acompanhar seu dia-a-dia ou trabalho, observar a beleza e a diversidade do ser humano é sempre algo positivo. E nada de preconceito, viu?! A liberdade e o livre-arbítrio servem para todas, todes e todos. Quem não curte é só não consumir. E para quem curte… é possível consumir um bom conteúdo nessa seara nua da internet.

ARTHUR SCOVINOhttps://privacy.com.br/Checkout/arthurscovino/ https://www.instagram.com/arthurscovino/

Arthur Scovino sucesso já faz muito tempo! O artista visual trabalha com fotografia, desenho, performance e instalações. Investiga estética e pensamentos artísticos contemporâneos através de suas relações com outros artistas e com a vivência em seu ateliê. Atualmente é orientador e presta consultoria para artistas e criadores de conteúdo que querem ingressar no universo das “outras redes”, dando noções básicas para engajamento, regularidade de conteúdo e linguagem semiótica para aprimorar o processo criativo e projetos para demais artistas. Entenderam? O cara dá consultoria para quem quer usar o Privacy e Onlyfans com sabedoria.

Nos últimos 12 anos, tem realizado exposições no Brasil e no exterior desde que foi premiado no Salão de Artes Visuais da Bahia e indicado algumas vezes ao Prêmio PIPA. Participou da 3ª Bienal da Bahia e da 31ª Bienal de São Paulo e fez sua primeira exposição individual em Moscou. Pensa que acabou? Arthur é naturista assumido e conhece bem os espaços para prática no país. Promove também projetos curiosos como o Nudesafio, onde pessoas de diferentes partes do mundo revelam um pouco de suas intimidades para uma ilustração exclusiva do artista. Um desafio que requer desprendimento, coragem e leveza. As ilustrações são feitas em sessões ao vivo, por videochat ou por reprodução de fotos originais dos interessados. É comum ver nas redes diferentes pessoas que ostentam em suas casas uma obra assinada por Scovino.

“Alguns dos meus trabalhos, de uns anos pra cá, não podem ser postados nas redes sociais nem expostos em instituições de arte por uma recente onda de censura do nu artístico. Gosto de desenhar e fotografar pessoas. Já morei em várias cidades com praia, adoro a natureza e a filosofia naturista. Gosto de ter liberdade nas minhas criações. O privacy me inspira muito por poder compartilhar meu processo com a cumplicidade e apoio de quem acompanha meu trabalho. Recentemente passei a fazer consultoria para pessoas que me procuram com interesse em começar a criar conteúdos para o Privacy. Não acho que seja simples pois requer dedicação e muita criatividade, mas é muito bom ver a sagacidade que as pessoa que se dizem não artistas passam a ter em suas criações”, explica o profissional.

Ao acessar o perfil de Arthur, ficou claro que o espaço fala sim sobre a masculinidade e suas diferentes vertentes, dando vazão à sensibilidade do homem, à brincadeira e o deboche, a criticidade artística e à sensualidade explícita em seu conteúdo, que se fortalece por meio de sua trajetória respeitada no campo artístico e cultural.

É sempre o momento de abrir as asas, soltar as feras e desbravar novos nomes, novas propostas e novas formas de lidar com o corpo, com a nudez e com a própria narrativa. Divirtam-se e façam a economia girar de um jeito bem bacana!

Share

Recent Posts

Cia. Sagrado Riso promove formação de palhaços no DF

A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa…

14 horas ago

Ana Castela e Gustavo Mioto terminam namoro pela terceira vez

O namoro foi assumido oficialmente em junho de 2023

4 dias ago

Fogo de Chão Brasília oferece ceias de Natal e Ano Novo com vista privilegiada para o Lago

Com cardápios especiais para as ceias de Natal e Ano Novo, o restaurante aposta na…

2 semanas ago

Axé! Durval Lelys e Timbalada comandam a 2ª edição do Pranchão em Brasília

Os foliões irão curtir a festa até 03 da manhã no Expocenter, no Parque da…

2 semanas ago

O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar do DF

O projeto “Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar - 2ª edição”…

2 semanas ago

Bio Mundo celebra liderança no setor de produtos naturais na Convenção 2024 em Brasília

A Bio Mundo, maior rede de produtos naturais do Brasil, celebra um ano de conquistas…

4 semanas ago