Desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
A programação dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.
As atividades dialogam com os arredores do CCBB, com o Museu do Banco do Brasil e com a exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, em temporada de 05 de fevereiro até 28 de abril de 2019.
Para conhecer mais, veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com
Atividades
Destaques do mês // Especial Mês da Mulher
. Lugar de Criação – Sábados, domingos e feriados
. Atividade Extra: Dia Mundial da Água
. Atividade Extra: Dia da Saúde – Yoga com música para crianças e bebês
. Com a Palavra… com Clarice Gonçalves
. Curso: Transversalidades com Suzete Venturelli
. Múltiplo Ancestral com as Batuqueiras
. Espaço de Convivência
Visitas educativas agendadas
Ter, Qua, Qui, Sex
Duração: 1h30
E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com
Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.
No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.
Visitas mediadas
Ter, de 11h às 12h | 17h às 18h | 18h às 19h
Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16h às 17h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”.
Visitas mediadas em libras
Sex às 19h e sáb às 15h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.
Lugar de criação em libras
Sáb, às 16h
O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.
Lugar de Criação
De 2 a 31 de março
Sáb, dom e feriados, de 10h às 12h e de 14h às 16h
Lugar de criação
Dias 2 | 6*| 9 e 10 | 16 e 17 | 23 e 24 | 30 e 31
De 10h às 12h e das 14h às 16h.
No dia 6 de março o Lugar de Criação ocorrerá apenas das 14h às 16h
Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.
As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:
Dia 2 – Campo das maravilhas
Já pensou em construir um lugar que só existe na sua imaginação? E se nós reuníssemos todos esses lugares produzidos por várias pessoas em um só gramado? Esse é o nosso Campo das Maravilhas.
Dia 6* – Caleidoscópio
Há mais de 200 anos o caleidoscópio encanta o mundo. Mas como fazemos um? De quais materiais precisamos? Na oficina de caleidoscópio aprenderemos a fazer nosso próprio objeto, através da mixagem de cores e do jogo de espelhos.
Dias 9 e 10 – Câmara escura com celular
Câmara escura e celulares são ambos meios de ver imagens, um é usado desde o Renascimento, o outro está tão presente no nosso dia a dia, que muitos desconhecem a máquina fotográfica. Mas que imagens conseguimos produzir quando um celular é aliado a uma câmara escura? Isso é o que veremos nessa atividade.
Dias 16 e 17 – Monstros de argila
Monstro/mostrar_mostrar/monstro_mãos que mostram monstros.
Que corpos nossas mãos são capazes de produzir? Com argila e muito desapego vamos criar seres de outras realidades e de formas desconhecidas no nosso dia a dia. Onde habita esse monstro? Como ele vive? Estas e outras são inquietações indagadas nessa atividade.
Dia 23 e 24 – Fotocolagem
Uma foto é sempre um retrato da realidade? Utilizando revistas, jornais e fotografias, convidamos o público a criar suas próprias narrativas, com total liberdade para mudar significados, reorientar imagens e intervir na suposta realidade.
Dias 30 e 31 – As sombras enganam…
As sombras correspondem exatamente àquilo que as projetam? Nessa atividade iremos disponibilizar diferentes objetos que, quando combinados, poderão dar forma a outras coisas, algumas delas talvez desconhecidas. A partir da projeção das sombras na parede, iremos descobrir formas resultantes de combinações possíveis.
Atividade Extra – Dia Mundial da Água (LIBRAS)
23 de março, sáb, às 17h
Contação de histórias e oficina com Yana Marull
Yana Marull vai nos levar com ela para um sobrevoo na Amazônia: a partir das histórias que estão em seu livro “Os rios voadores”, viveremos uma aventura pela Amazônia em um intrépido avião nos leva a conhecer muitos segredos da incrível floresta, da água e como ela é importante para o mundo. Em seguida, a escritora realizará uma oficina com as crianças e suas famílias, a contação se complementa com a entretida construção de um livro a partir de simples folha de papel. Vamos colorir e construir!
Yana Marull é jornalista, escritora e ilustradora. Por quase 20 anos foi correspondente internacional na América do Sul. Se especializou na temática ambiental, sustentabilidade, biomas, mudança do clima. Desde 2012 escreve, ilustra livros e organiza oficinas para aproximar professores, jovens e crianças do meio ambiente, da ciência e da natureza, com muita arte. Mais em www.yanamarull.com
Atividade Extra – Dia da Saúde
31 de março, dom, às 16h
CantoAr: Yoga com Música para crianças e bebês com Nambir Kaur e Onkar Savitri Kaur
A partir dos ensinamentos do Kundalini Yoga, Nambir Kaur e Onkar Savitri Kaur propõem uma forma encantadora e musicada de proporcionar às crianças, bebês e suas famílias uma experiência de conexão e bem-estar a partir da prática do Yoga. Vamos juntos experimentar?
Sobre as convidadas: Onkar Savitri Kaur é musicista autodidata, estuda música desde os 14 anos e oferece aulas de musicalização, canto e violão. Ja integrou as bandas Canela de Ema, Jeca Total, Saci Weré e participou da companhia de arte negra Obará. E junto a Nambir Kaur ensina yoga para crianças na creche pública Olhos D’agua.
Nambir Kaur é professora de Kundalini Yoga para adultos, gestantes, puérperas, bebês e crianças pequenas. É também terapeuta ayurvédica e estudante de harpa na EMB. Dedica sua energia e missão em ensinar as técnicas e os ensinamentos do yoga desde a primeira infância. É autoria do “Pequeno CanGuru – manual de yoga para bebês e crianças pequenas”. Estuda yoga e ayurveda para bebês e crianças, realizou formações no Brasil e Estados Unidos.
Com a Palavra…
Dia 16 de março, sáb, 17h
Convidada: Clarice Gonçalves
Duração: 1h | Capacidade para até 30 pessoas
Visitas para o público espontâneo, realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos. Aborda a exposição “50 Anos de Realismo: do Fotorrealismo à Realidade Virtual” a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.