Conheça a programação de março do CCBB educativo

Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB
Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

Desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

As atividades dialogam com os arredores do CCBB, com o Museu do Banco do Brasil e com a exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, em temporada de 05 de fevereiro até 28 de abril de 2019.

Para conhecer mais, veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com

Atividades

Destaques do mês // Especial Mês da Mulher

. Lugar de Criação – Sábados, domingos e feriados

Atividade Extra: Dia Mundial da Água

. Atividade Extra: Dia da Saúde – Yoga com música para crianças e bebês

. Com a Palavra… com Clarice Gonçalves

. Curso: Transversalidades com Suzete Venturelli

. Múltiplo Ancestral com as Batuqueiras

. Espaço de Convivência

Visitas educativas agendadas

Ter, Qua, Qui, Sex   

Duração: 1h30

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Visitas mediadas

Ter, de 11h às 12h |  17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16h às 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”.

Visitas mediadas em libras

Sex às 19h e sáb às 15h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Lugar de criação em libras

Sáb, às 16h

O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Lugar de Criação

De 2 a 31 de março

Sáb, dom e feriados, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Lugar de criação

Dias 2 | 6*| 9 e 10 | 16 e 17 | 23 e 24 |  30 e 31

De 10h às 12h e das 14h às 16h.

No dia 6 de março o Lugar de Criação ocorrerá apenas das 14h às 16h

Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:

Dia 2 – Campo das maravilhas

Já pensou em construir um lugar que só existe na sua imaginação? E se nós reuníssemos todos esses lugares produzidos por várias pessoas em um só gramado? Esse é o nosso Campo das Maravilhas.

Dia 6* –  Caleidoscópio

Há mais de 200 anos o caleidoscópio encanta o mundo. Mas como fazemos um? De quais materiais precisamos? Na oficina de caleidoscópio aprenderemos a fazer nosso próprio objeto, através da mixagem de cores e do jogo de espelhos. 

Dias 9 e 10 – Câmara escura com celular

Câmara escura e celulares são ambos meios de ver imagens, um é usado desde o Renascimento, o outro está tão presente no nosso dia a dia, que muitos desconhecem a máquina fotográfica. Mas que imagens conseguimos produzir quando um celular é aliado a uma câmara escura? Isso é o que veremos nessa atividade.

Dias 16 e 17 – Monstros de argila

Monstro/mostrar_mostrar/monstro_mãos que mostram monstros.

Que corpos nossas mãos são capazes de produzir? Com argila e muito desapego vamos criar seres de outras realidades e de formas desconhecidas no nosso dia a dia. Onde habita esse monstro? Como ele vive? Estas e outras são inquietações indagadas nessa atividade.

Dia 23 e 24 – Fotocolagem

Uma foto é sempre um retrato da realidade? Utilizando revistas, jornais e fotografias, convidamos o público a criar suas próprias narrativas, com total liberdade para mudar significados, reorientar imagens e intervir na suposta realidade.

Dias 30 e 31 – As sombras enganam…

As sombras correspondem exatamente àquilo que as projetam? Nessa atividade iremos disponibilizar diferentes objetos que, quando combinados, poderão dar forma a outras coisas, algumas delas talvez desconhecidas. A partir da projeção das sombras na parede, iremos descobrir formas resultantes de combinações possíveis.

Atividade Extra – Dia Mundial da Água (LIBRAS)

23 de março, sáb, às 17h

Contação de histórias e oficina com Yana Marull

Yana Marull vai nos levar com ela para um sobrevoo na Amazônia: a partir das histórias que estão em seu livro “Os rios voadores”, viveremos uma aventura pela Amazônia em um intrépido avião nos leva a conhecer muitos segredos da incrível floresta, da água e como ela é importante para o mundo.  Em seguida, a escritora realizará uma oficina com as crianças e suas famílias, a contação se complementa com a entretida construção de um livro a partir de simples folha de papel. Vamos colorir e construir!

Yana Marull é jornalista, escritora e ilustradora. Por quase 20 anos foi correspondente internacional na América do Sul. Se especializou na temática ambiental, sustentabilidade, biomas, mudança do clima. Desde 2012 escreve, ilustra livros e organiza oficinas para aproximar professores, jovens e crianças do meio ambiente, da ciência e da natureza, com muita arte. Mais em www.yanamarull.com

Atividade Extra – Dia da Saúde

31 de março, dom, às 16h

CantoAr: Yoga com Música para crianças e bebês com Nambir Kaur e Onkar Savitri Kaur

A partir dos ensinamentos do Kundalini Yoga, Nambir Kaur e Onkar Savitri Kaur propõem uma forma encantadora e musicada de proporcionar às crianças, bebês e suas famílias uma experiência de conexão e bem-estar a partir da prática do Yoga. Vamos juntos experimentar?

Sobre as convidadas: Onkar Savitri Kaur é musicista autodidata, estuda música desde os 14 anos e oferece aulas de musicalização, canto e violão. Ja integrou as bandas Canela de Ema, Jeca Total, Saci Weré e participou da companhia de arte negra Obará. E junto a Nambir Kaur ensina yoga para crianças na creche pública Olhos D’agua.

Nambir Kaur é professora de Kundalini Yoga para adultos, gestantes, puérperas, bebês e crianças pequenas. É também terapeuta ayurvédica e estudante de harpa na EMB. Dedica sua energia e missão em ensinar as técnicas e os ensinamentos do yoga desde a primeira infância. É autoria do “Pequeno CanGuru – manual de yoga para bebês e crianças pequenas”. Estuda yoga e ayurveda para bebês e crianças, realizou formações no Brasil e Estados Unidos.

Com a Palavra…

Dia 16 de março, sáb, 17h

Convidada: Clarice Gonçalves

Duração: 1h  | Capacidade para até 30 pessoas

Visitas para o público espontâneo, realizadas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos.  Aborda a exposição “50 Anos de Realismo: do Fotorrealismo à Realidade Virtual” a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Add a comment

Deixe um comentário