Gratuito

Conheça a programação de fevereiro do CCBB educativo

Desenvolve ações experimentais de reflexão, através de processos pedagógicos e artísticos, que garantem amplitude, inclusão e diversidade. 

As atividades dialogam com o CCBB, com o Museu BB e com a exposição “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”, em temporada de 5 de fevereiro até 28 de abril de 2019.

O CCBB Educativo atende a todos os públicos com ações inclusivas, sociais e educacionais. 

Para conhecer mais, veja o programa completo no site: www.ccbbeducativo.com 

Atividades

Visitas educativas agendadas 

Ter, Qua, Qui, Sex

Duração: 1h30 

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

E-mail para agendamento: [email protected] 

Visitas mediadas 

Ter, de 11h às 12h |  17h às 18h | 18h às 19h 

Qua a sex, de 11h às 12h | 18h às 19h 

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h 

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 16h às 17h

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras”. 

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas mediadas em libras

Sex às 19h e sáb às 15h 

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento. 

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita. 

Lugar de criação em libras 

Sáb, às 16h 

O Lugar de Criação em Libras é um convite para você descobrir uma outra maneira de comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos! Nesta atividade são propostas formas de aprender a Língua Brasileira de Sinais através de jogos, imagens, histórias e do exercício da criatividade.

Destaques do mês

Lugar de Criação 

De 2 a 24 de fevereiro

Sáb e dom, de 10h às 12h e de 14h às 16h

Lugar de criação 

Dias 2 e 3 | 9 e 10 | 16 e 17 | 23 e 24  

De 10h às 12h e das 14h às 16h. 

Todos os fins de semana e feriados, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. Também é um espaço que recebe artistas e educadores residentes, para se juntam a nossa equipe no desenvolvimento de propostas específicas, para integrar adultos e crianças em processos de experiência com a arte.

As atividades são voltadas para crianças e famílias em quatro fins de semana:

Dias 2 e 3 – Árvore sensorial para bebês e crianças

Através da interação com uma árvore sensorial, o Programa CCBB Educativo propõe a bebês e suas famílias a exploração dos diversos sentidos. A árvore sensorial será composta por uma série de objetos que poderão despertar múltiplas experiências e o descobrimento de novas percepções sobre seus respectivos corpos e o espaço.

Dias 9 e 10 – Brincadeiras de rua 

A atividade propõe uma conexão com as brincadeiras de rua, estimulando o vínculo com as infâncias de outras gerações e a relação entre corpo e espaço resgatando brincadeiras tradicionais como: elástico, bolinha de gude, vai-vem, amarelinha, 3 cortes, corrida de saco, ovo na colher, teia de aranha, morto-vivo.

Dias 16 e 17 – Radionovela

A fim de comemorar o Dia Mundial do Rádio, propomos uma atividade divertida em que vamos aprender um pouco sobre esse meio de comunicação e contar histórias interpretando os nossos próprios personagens em uma radionovela. Vamos criar personagens, roteiro, gravar e disponibilizar os áudios para escutar juntos nossas próprias histórias. Quem vem?

Dia 23 e 24 – Karaokê

Vamos cantar juntos nossas músicas preferidas? Em clima de festival, esperamos vocês para brincar e treinar nossa voz da forma que ela quiser e puder se expressar. 

Atividade Extra – Dia da Amizade

23 de fevereiro, sáb, às 17h

Mural da Sinestesia

A fim de celebrar o Dia da Amizade, preparamos uma atividade para ser realizada em colaboração e estimular nossa percepção de todos os sentidos que nos constituem. O Programa CCBB Educativo propõe a elaboração coletiva de um painel tátil a ser realizado com materiais de diversas texturas, cores e cheiros para que possamos compartilhar nossas sensações e memórias a partir dele. Vamos experimentar construir histórias e ativar nossa memória a partir de possibilidades que vão além da fala e da visão? 

Atividade Extra – Dia Mundial do Rádio 

16 de fevereiro, sáb, às 17h

A fim de celebrar a importância do Rádio como meio de comunicação e expressão que já teve grande protagonismo na vida cotidiana, o Programa CCBB Educativo elaborou uma atividade especial para que possamos conhecer mais sobre suas possibilidades como linguagem e para produzir nossa própria rádio e seus conteúdos. Vamos?

Cursos:

Especial Volta às Aulas: Semana do Educador + Transversalidades – “50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual”

05.02, às 9h30

06.02, às 18h30

07.02 (Curso Transversalidades – com LIBRAS) às 19h

08.02 às 16h

Queremos que os professores sejam os primeiros a visitar nossas exposições! Por isso oferecemos visitas exclusivas para professores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes da comunidade escolar, logo na primeira semana após a abertura de cada mostra. Nesta edição, teremos uma edição especial do Transversalidades que acontecerá durante a Semana do Educador. Visitas com duração de até 2h. 30 vagas por dia. 

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Transversalidades (LIBRAS)

07 de fevereiro, qui, 19h às 21h

Convidado: Felipe Polydoro 

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Processos Compartilhados

Com Marcos Farinha e Valéria Prata

05 de fevereiro, ter, de 14h às 18h

O curso aborda  aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades de uma exposição. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural. Utilizará as montagens das exposições como potente espaço de formação profissional nos quais serão evidenciados  questões como: iluminação, sinalização, peças gráficas, concepção e atividades educativas.

Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Múltiplo ancestral – Especial Carnaval 

24 de fevereiro, dom, às 17h  

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio. 

Informações, dúvidas e agendamento: 

61 3108-7624 | [email protected]www.ccbbeducativo.com

Related posts
CausasGratuito

Projeto oferece oficinas de moda para mulheres

GratuitoShopping

Pátio Brasil anuncia programação especial de Páscoa

GratuitoTeatro

Conic recebe espetáculo gratuito Um Teto Todo Seu, comédia feminista

Gratuito

Livro sobre Sergio Rodrigues e o Mobiliário da UNB é lançado no Museu de Arte de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.