O projeto da Tríade Brinquedo circulou por diferentes escolas do DF e culminou num documentário afetivo que homenageia a infância em Brasília por meio de jogos teatrais.
Corpo, indivíduo, cidade, infâncias, coletivo, escola, espaço, memórias, invenção e cidadania – estas são as palavras que estruturaram a Expedição Brinquedo de Ler – um projeto artístico multilinguagem que reúne teatro, arte-educação e artes gráficas.
O projeto da Tríade Brinquedo circulou por diferentes escolas do DF e culminou num documentário afetivo que homenageia a infância em Brasília por meio de jogos teatrais. O vídeo resume a expedição gerada e serve de base para arte educadores de escolas públicas, estimulando a ludicidade e a criação artística livre
Tudo isso foi realizado por núcleo de arte-educadores que chegou pelas escolas com muita responsabilidade, oferecendo uma experiência divertida, instigante e cidadã com a apresentação do espetáculo “Brasília, Brinquedo de Ler”, mediação em arte-educação, vivências, criação de materialidades em artes gráficas e produção de um minidocumentário em audiovisual com as crianças participantes do projeto.
Utilizando a poética da expedição, que vai da preparação até a imersão em uma aventura, três trilhas contemplaram o público participante: a Trilha da Fruição, Trilha da Experienciação e a Trilha da Materialização.
A ressignificação da escola e seus locais também fazem parte da brincadeira: Locais como bibliotecas, salas de aula, auditório, quadras de esportes, cozinha e corredores foram utilizados para que a trilha fosse divertida e repleta de conhecimento.
O projeto “Expedição Brinquedo de Ler” é desenvolvido pela Tríade Brinquedo, uma parceria entre as artistas Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá, que criaram o coletivo a partir do encontro de suas investigações e interseções em diferentes linguagens, pelas quais compartilham desde 2016.
Realizado nas Escolas Classe 07 do Guará, 42 e 19 e Taguatinga, o projeto, que é patrocinado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, mobilizou 40 estudantes universitários participando do Seminário Criança Corpo Cidade no IDA – UnB, 4 pessoas monitoras em arte educação participando do projeto e 3 artistas convidados criando com a Tríade Brinquedo.
Cerca de 1000 estudantes assistiram ao espetáculo “Brasília, brinquedo de ler” e 210 crianças participaram da expedição, reconhecendo e inventando a escola dos sonhos.
Para assistir ao documentário, clique no link: https://youtu.be/b8k3wqTBgEo
FICHA TÉCNICA: Coordenadora artístico-pedagógica, atriz e arte-educadora: Ana Flavia Garcia / Atriz e arte-educadora: Elisa Carneiro / Arte-educador, dramaturgo, artista gráfico e gestor de mídias: Gabriel Guirá / Equipe de monitoria em arte-educação: Anna Lívia, Beatriz Barros, Diadorim Silva e Raiane Castro / Produtora: Ana Paula Martins / Gestora: Mariana Baeta / Assistente de gestão e produção: Fernando Franq / Assistente de projeto gráfico: Hugo Carvalho / Fotógrafa e cinegrafista: Nath Britto / Assessor de imprensa: Josuel Junior / Trilha sonora: Satanique Samba Trio / Artistas convidados: Anna Menezes, Guilherme Bitencourt e José Regino / Concepção e realização: Tríade Brinquedo
Acompanhe notícias do projeto pelo Instagram: https://instagram.com/triadebrinquedo / Conheça o site do projeto: https://www.triadebrinquedo.com
Projeto oferece oficinas artísticas gratuitas ao público. Nelas, a arte da capoeira, do samba de…
Nos dias 23 e 24 de agosto, Brasília será palco da 5ª edição do Cerrado…
O FNTB - Festival Nacional de Teatro de Bolso chega à sua quarta edição com…
O Anexo BZ, um novo espaço cultural em Brasília, está promovendo o projeto "Parada de…
As inscrições do 2º lote abrem nesta quinta-feira (7/8) no site Brasil Corrid
Em 11 de agosto, diversas opções gastronômicas aguardam as famílias de Brasília para celebrar o…