Especial

Confira a programação semanal do CCBB educativo

Oficina de brinquedos, performance poética e curso sobre recursos de acessibilidade comunicacional marcam a semana no CCBB
Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

Peça literária celebra centenário de Clarice Lispector no CCBB

O CCBB educativo movimenta a semana com três atividades especiais. Para as crianças e suas famílias, o Lugar de Criação- Eu faço o meu brinquedo, ensina a fazer mandalas de lã, num exercício de inventividade e beleza estética. A professores e educadores, o curso Transversalidades, ministrado pela atriz e audiodescritora Graciela Pozzobon, oferece a oportunidade de se conhecer, aprender ou aperfeiçoar técnicas da produção de recursos de acessibilidade comunicacional para melhor receber o público em eventos culturais, peças de teatro, exposições etc.  Já para o público em geral, a plataforma Múltiplo Ancestral traz performance poética com textos e canções do livro Dona dos Ventos e outras poéticas com a poeta, atriz e professora de teatro Cristiane Sobral.

           Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.

Confira a programação:

Transversalidades, com Graciela Pozzobon (LIBRAS)

21/11- das 19h às 21h

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Sinopse desta edição: Serão abordadas as técnicas da produção de recursos de acessibilidade comunicacional como a audiodescrição, a interpretação em LIBRAS e as Legendas LSE em eventos culturais, peças de teatro, exposições e grandes eventos e de que forma os usuários se beneficiam dessas técnicas. Serão exibidos vídeos de curta duração com exemplos de aplicação dos recursos de acessibilidade e opiniões dos usuários. Após os vídeos os participantes poderão fazer perguntas, formular colocações e relatar experiências.

Sobre Graciela PozzobonGraciela Pozzobon é atriz e audiodescritora e dedica-se desde 2003 à produção, pesquisa e ensino da atividade de criação de roteiro, gravação de narração da audiodescrição em produtos audiovisuais e em peças de teatro, exposições e produtos culturais. Dirige a Cinema Falado e a Lavoro Produções. Entre os principais projetos em que coordenou a aplicação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, estão: Festival Assim Vivemos de Filmes Sobre Deficiência, Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes, no Vivo Rio e Oi Futuro, Carnaval do Rio, Rio + 20 e Cerimônias de Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.

Lugar de criação

23 e 24/11 – Eu Faço Meu BrinquedoMandalas de lã

Nessa atividade, a geometria vai se encontrar com as mais variadas cores em forma de novelos de lã. Serão confeccionadas mandalas “desenovelando” e enrolando o comprido dessas linhas macias para que elas criem formas vibrantes que irão enfeitar os lugares favoritos de cada um. 

Múltiplo Ancestral, com Cristiane Sobral

24/11, às 17h

Sinopse: Performance poética com textos e canções do livro Dona dos Ventos e outras poéticas de Cristiane Sobral.Com poesias e canções, este espetáculo pretende produzir afetos e atravessamentos estéticos no espectador com uma linguagem poética e personagens que desafiam ficções e apresentam outros modelos de subjetividades negras e femininas, mesclando crítica e suavidade. São tecidos cênicos recheados de expressividade, “radiância”, agudeza e entrega.

Sobre Cristiane Sobral: Mãe, escritora, poeta, atriz e professora de teatro, Cristiane é mestre em Artes (UnB) e pesquisa as estéticas nos teatros e literaturas de matrizes africanas e indígenas; professora na Secretaria de Educação do DF – SEDF e escritora e palestrante com participação em eventos em diversos países. Em julho fez temporada em Maputo (Moçambique) com “Esperando Zumbi” e participou do Congresso Internacional de Teatro AFTA, em Angola. Tem nove livros publicados, o mais recente “Dona dos Ventos”, de poesia.  Alguns dos temas abordados: feminilidade, corpo, sexualidades, infância, masculinidades, maternidade, violência de gênero, religiosidades de matrizes africanas, afetos e diásporas.

Visitas educativas agendadas

Ter, Qua, Qui, Sex    

Duração: 1h30

Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30

Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Visitas mediadas

Ter, de 12h às 13h |  17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visitas ao acervo do Museu do Banco do Brasil e exposições em cartaz

Visitas mediadas em libras

Ter, às 18h, sex às 19h e sáb às 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Visita realizada em Libras com tradução em português ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou a exposições em cartaz1.

Mais Notícias
Especial

Brasília recebe treinamento imersivo de vendas com André Nunes

Especial

Ex-Casseta Maria Paula estreia programa sobre empreendedorismo

EspecialGratuito

Colégio Objetivo promove feira com o "Mundo em Transformação"

Especial

Complexo Cultural do Choro oferece programação diversa para toda família