Pouca gente sabe, mas no Brasil, comemora-se em 25 de maio o dia nacional da adoção. Para marcar a data, o Grupo Aconchego – organização brasiliense que trabalha há mais de 20 anos promovendo ações em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional –, em parceria com a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), preparou uma série de ações gratuitas para despertar, na sociedade, o interesse pela temática da adoção.

A programação começa com uma caminhada no dia 19 de maio, no Eixão do Lazer, a partir das 8h30. O ponto de encontro será na altura da 113 Sul. Ali mesmo, um pouco mais tarde, às 9h30, ocorre o Piquenique, com lanche coletivo trazido pelos participantes. Na sequência, no dia 25 de maio, será realizado o Cine Debate, no Espaço Itaú Cinemas, no CasaPark, com o filme “De repente uma família”, com direção de Sean Anders, apenas para convidados. No domingo, dia 26, a atração é a Dança Circular, que ocorrerá na Praça dos Três Poderes, a partir das 17h. E, por fim, o Grupo Aconchego traz a exposição “Famílias Aconchegantes” para o hall de entrada da nova sede do Banco do Brasil, na 201 Norte.

De acordo com Soraya Pereira, psicóloga e presidente do Grupo Aconchego, várias cidades brasileiras contarão com atividades alusivas à data. “A nossa ideia é sensibilizar a sociedade para um tema tão delicado e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco do nosso trabalho para quem se interessa pelo assunto”, afirma.

Como surgiu a data – A data foi criada em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Para celebrar, diversas atividades são realizadas em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a realidade de crianças e adolescentes que vivem ou que são assistidas em instituições de acolhimento. 

Soraya Pereira conta que o Distrito Federal é um dos melhores exemplos do país no que diz respeito à adoção, mas muito ainda pode ser feito. “Apesar dos avanços, ainda temos muitas crianças e adolescentes, entre 10 e 18 anos incompletos, à espera de um lar. É necessário despertar a atenção e conscientizar a população sobre esse dado, por isso a realização da Semana Nacional da Adoção é tão importante”, ressalta.

Todas atividades serão gratuitas. 

PROGRAMAÇÃO


Semana Nacional da Adoção 2019
 

Caminhada e Piquenique Aconchegante

Data: 19 de maio (domingo)

Caminhada

Horário: a partir das 8h30

Local de partida e chegada: Eixão Sul – altura da 113 Sul

Piquenique (lanche coletivo)

Horário: a partir das 9h30

Local: Lateral doEixão Sul – altura da 113 Sul

Cine Debate sobre adoção

Filme: De repente uma família

Data: 25 de maio (sábado)

Horário: a partir das 10h

Local: Espaço Itaú de Cinemas – Casa Park

(só para convidados)

 

Dança Circular

Data: 26 de maio (domingo)

Horário: 17h

Local: Praça dos Três Poderes

 
Exposição Famílias Aconchegantes

Data: 20 a 24 de maio

Horário: das 8h às 18h

Local: Hall de entrada da nova sede do Banco do Brasil, na 201 Norte

Informações: (61) 3963-5049
Juliana Dracz
Jornalista

    Na Funarte, o musical infantil “Tumba La Catumba e o Sumiço da Pandeirola!

    Previous article

    Museu Nacional recebe exposição Arte e Paz – Obras Contemporâneas Chinesas

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Gratuito