Teatro

Complexo Cultural Samambaia recebe o recital “O Negro e Sua Música” em julho

Idealizado por Aida Kellen em parceria com o produtor Josuel Junior, o projeto “O Negro e sua Música” surgiu da ideia de apresentação da música clássica para ao público do DF, em especial a população que tem pouca oferta de atrações do gênero.

Idealizado por Aida Kellen em parceria com o produtor Josuel Junior, o projeto “O Negro e sua Música” surgiu da ideia de apresentação da música clássica para ao público do DF, em especial a população que tem pouca oferta de atrações do gênero.

A obra do coletivo Mousikê Femme já virou um recital homônimo, numa proposta que visa uma nova forma de fruir a música do artista negro, proporcionando uma outra perspectiva, tendo como matriz o canto lírico.

A música brasileira está em constante evolução dentro de suas vertentes, seja para firmar as raízes de um povo, seja transitando outros estilos e entendendo que também faz parte da história do nosso país, da nossa cultura. Somente a partir de meados do século XX, as expressões culturais afro-brasileiras começaram a ser gradualmente mais aceitas e admiradas pelas elites brasileiras como expressões artísticas genuinamente nacionais. Sabe-se que hoje a cultura afro-brasileira se manifesta na diversidade cultural, musical e religiosa do nosso país. Por isso, ter a presença de artistas negros em obras de canto lírico é um exercício essencial para quebra de paradigmas engendrados na sociedade.

Música é um gosto adquirido, como a maioria, e apresentar mais uma opção para nossa população é um dos pilares desse projeto. Levar a música erudita brasileira para a população do Brasil é dar uma oportunidade de conhecer um pouco mais de sua história. O projeto “O Negro e sua música” vai de encontro à necessidade de investigações sobre o universo de artistas negros no cenário musical brasileiro e busca recordar, reafirmar e difundir a força que tantos outros e outras artistas tiveram e têm na música do país. O recital esteve em cartaz de forma independente em Brasília no ano de 2019, sempre com bom engajamento na mídia e veículos de imprensa local – o que pode ser comprovado no material enviado em anexo, lotando o Espaço Cultural Renato Russo e o Clube do Choro. Agora, o projeto do coletivo Mousikê Femme retorna aos palcos com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Realizar o projeto no Complexo Cultural Samambaia vai de encontro ao trabalho já desenvolvido por Aida Kellen, Josuel Junior e toda a equipe em projetos anteriores, sem contar que servirá de estímulo para promover, difundir e valorizar os equipamentos culturais da cidade, legitimando a força das artes nas periferias, valorizando a criação teatral do DF e alimentando o intercâmbio artístico, fazendo com que o público local tenha acesso gratuito aos mais diversos estilos conceituais e estéticos dos espetáculos produzidos no DF.

SERVIÇOO Negro e Sua Música

Temporada no Complexo Cultural Samambaia – Endereço: QS 301 de Samambaia Sul (Entre o Estádio Rorizão e os Correios)

1º Final de Semana: 01 e 02 de julho, às 19h / 2º Final de Semana: 09 de julho, com sessão dupla às 19h e às 21h / 3º Final de Semana: 15 e 16 de julho, às 19h

FICHA TÉCNICA

Coordenação Administrativa: Suene Karim / Produção Executiva: Josuel Junior / Coordenação Artística: Aida Kellen / Diretor Musical: André Vidal / Intérpretes Mousikê Femme: Piano: Duly Mittelsted / Bateria/Percussão: Luciana de Oliveira Carvalho /Flauta: Diana Mota / Assistente de Produção: Roberto Sá / Assessoria de Imprensa e Gestão de Mídias: Caio Almeida / Designer Gráfica: Karol Kanashiro (Dream Criatividade e Tecnologia) / Fotógrafo: Robson Cesco / Captação de vídeo: Lautaro Wlasenkov / Contrarregra: Tiago Sacfuto / Intérprete de Libras: Rodrigo Rodrigues / Iluminação Cênica: Manu Castelo Branco / Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Share

Recent Posts

Parada de Quinta: Anexo BZ inicia projeto musical com roda de samba e pagode

O Anexo BZ, um novo espaço cultural em Brasília, está promovendo o projeto "Parada de…

9 horas ago

Brasília recebe Corrida da Cidadania; saiba detalhes

As inscrições do 2º lote abrem nesta quinta-feira (7/8) no site Brasil Corrid

10 horas ago

Confira os melhores restaurantes em Brasília para celebrar o Dia dos Pais

Em 11 de agosto, diversas opções gastronômicas aguardam as famílias de Brasília para celebrar o…

11 horas ago

Boulevard Shopping Brasília celebra Dia dos Pais com eventos cervejeiros

O Boulevard Shopping Brasília preparou uma programação especial para o Dia dos Pais com a…

7 dias ago

Turismo de Brasília ao Quadrado lança projeto com influenciadores digitais

O Instituto Cerrado Livre está prestes a dar um novo impulso ao turismo na capital…

7 dias ago

ParkShopping recebe feira de adoção e atividades pets em agosto

Edição de agosto tem feirinha de adoção, encontro de Dachshunds e palestra com psiquiatra veterinário

1 semana ago